quinta-feira, 28 de março de 2013

Quais são os estágios da gengivite?

O que é gengivite?
A gengivite é uma inflamação da gengiva que pode progredir e atingir o osso alveolar. É este que envolve e segura os dentes. É causada pela placa bacteriana ou biofilme dental, uma película incolor e pegajosa que se forma continuamente nos dentes. Se não for removida diariamente por meio da escovação e do uso do fio dental, a placa bacteriana pode se formar e as bactérias nela contidas poderão infeccionar não apenas a gengiva e a região ao redor dos dentes, mas acabarão por atingir o tecido abaixo da gengiva e o osso que suporta os dentes. Isto pode fazer com que os dentes fiquem abalados, caiam ou tenham que ser removidos pelo dentista.
São três os estágios da gengivite:
  • Gengivite: este é o primeiro estágio da inflamação gengival causada pela placa bacteriana que se forma na margem da gengiva. Se a escovação e o uso do fio dental diariamente não forem suficientes para remover esta placa, ela produzirá toxinas (venenos) que podem irritar o tecido gengival, causando a gengivite. Você pode notar algum sangramento durante a escovação e o uso do fio dental. Neste primeiro estágio da doença, o dano pode ser revertido, desde que o osso e o tecido conjuntivo que seguram os dentes no lugar não tenham sido atingidos.
  • Periodontite: neste estágio, o osso e as fibras de sustentação que mantêm os dentes em posição são irreversivelmente danificados. Ao redor da sua gengiva pode começar a se formar uma bolsa que avança para baixo da gengiva e onde ficam armazenados os detritos e a placa bacteriana. O tratamento dentário adequado e a higiene bucal minuciosa em casa, em geral, podem ajudar a prevenir danos maiores.
  • Periodontite avançada: neste estágio final da doença, as fibras e os ossos de sustentação dos dentes estão destruídos, o que faz com que os dentes migrem ou mudem de lugar ou se tornem abalados ou móveis. Isto pode afetar sua mordida e, se o tratamento não for eficaz, você corre o risco de perder seus dentes.
Como saber se tenho gengivite?
A gengivite pode ocorrer em qualquer idade, mas é mais comum entre os adultos. Se for detectada no seu estágio inicial, a gengivite pode ser revertida - portanto, visite seu dentista se notar qualquer um dos seguintes sintomas:
  • Gengivas vermelhas, intumescidas ou inchadas, ou flácidas.
  • Gengivas que sangram durante a escovação ou o uso do fio dental.
  • Dentes que parecem mais longos devido à retração da gengiva.
  • Gengivas que se separam ou se afastam dos dentes, criando uma bolsa.
  • Mudanças na forma como seus dentes se encaixam quando você morde.
  • Secreção de pus ao redor dos dentes e na bolsa gengival.
  • Mau hálito constante ou gosto ruim na boca.
Como é tratada a gengivite?
  • Os primeiros estágios da gengivite, de modo geral, podem ser revertidos por meio da escovação e do uso de fio dental corretos. Uma boa saúde bucal ajudará a evitar que a placa se forme.
  • Uma limpeza profissional pelo seu dentista ou higienista é a única forma de remover a placa que se formou e endureceu, formando o tártaro. Seu dentista fará a limpeza ou raspagem de seus dentes para remover o tártaro acima e abaixo da linha da gengiva. Se o seu problema for muito sério, pode-se realizar um procedimento para aplainar a raiz nas suas partes mais profundas. Este procedimento ajuda a suavizar as irregularidades nas raízes dos dentes, dificultando o endurecimento da placa bacteriana.
Com consultas regulares, o estágio inicial da doença pode ser tratado antes que se torne um problema muito mais sério. Se seu problema for mais grave, será necessário fazer um tratamento no consultório dentário.
GumDiseaseHealthy
Gengiva saudável - Gengiva saudável é firme e não sangra. Ela se acomoda ou insere perfeitamente ao redor dos dentes.
Gingivitis
Gengivite - A gengiva levemente inflamada, pode parecer avermelhada ou inchada e pode sangrar durante a escovação.
Periodontis
Periodontite - A gengiva começa a se soltar e a se retrair dos dentes. Isto permite que a placa bacteriana se mova em direção às raízes, as fibras de sustentação e ao osso.
 AdvancedPeriodontis
Periodontite avançada - As fibras de sustentação e o osso estão destruídos. Os dentes se tornam móveis e abalados e podem ter que ser removidos.

Fonte: Colgate.com.br

terça-feira, 26 de março de 2013

Incluir café e chá verde no cardápio pode prevenir doenças


Pesquisa recomenda combinar as bebidas com a alimentação para afastar o risco de infartoPOR LEDIANE FILUS EM 21/03/2013 11:19, EM BEM-ESTARCrédito: Thinkstock
Não é segredo que o chá verde traz inúmeros benefícios para saúde, além de auxiliar na perda de peso. Porém, uma pesquisa divulgada na última semana ressalta que quando combinado com o café, ele pode ser um poderoso aliado contra os infartos.
O estudo realizado pelo Japan’s National Cerebral and Cardiovascular Centre recomenda o consumo de uma xícara de café e quatro de chá verde ao longo do dia para afastar o risco de doenças cardiovasculares. De acordo com o Daily Mail, os cientistas descobriram que as pessoas que optam apenas pelo café já possuem 20% menos chance de ter um infarto, mas quando a bebida é combinada com chá verde, esse índice aumenta ainda mais.
Leia também:
O resultado surgiu da análise dos hábitos de 84 mil adultos japoneses com idade entre 45 e 74 anos, que foram acompanhados pelos pesquisadores nos últimos 13 anos. Assim, foi possível perceber que quanto mais café e chá verde o indivíduo ingere, menor será o risco de um infarto, principalmente quando eles são combinados.
Os voluntários não possuíam câncer ou doenças do coração e toda a pesquisa se ajustou a diferenças de idade, sexo, peso e estilo de vida, incluindo consumo de álcool e cigarros. Nesse contexto, foi possível identificar ainda outras relações. Aqueles que bebiam mais chá verde, por exemplo, eram mais propensos a praticar exercícios físicos. Já os que preferiam café em geral eram mais novos e propensos a fumar.
Além de diminuir o risco de um ataque do coração, os especialistas japoneses defendem que o chá verde e o café também afastam as doenças cardiovasculares, os problemas respiratórios, a diabetes e alguns tipos de infecção.
Fonte: TodaEla

terça-feira, 19 de março de 2013

O que é uma boa higiene bucal?


Hálito puro e sorriso saudável são o resultado de uma boa higiene bucal. Isso significa que, com uma higiene bucal adequada:
  • Seus dentes ficam limpos e livres de resíduos alimentares;
  • A gengiva não sangra nem dói durante a escovação e o uso do fio dental;
  • O mau hálito deixa de ser um problema permanente.
Consulte o seu dentista caso as suas gengivas doam ou sangrem quando você escova os dentes ou usa fio dental, e principalmente se estiver experimentando um problema de mau hálito. Essas manifestações podem ser a indicação da existência de um problema mais grave.
Seu dentista pode ensiná-lo a usar técnicas corretas de higiene bucal e indicar as áreas que exigem atenção extra durante a escovação e o uso do fio dental.
Como garantir uma boa higiene bucal?
Uma boa higiene bucal é uma das medidas mais importantes que você pode adotar para manter de seus dentes e gengivas em ordem. Dentes saudáveis não só contribuem para que você tenha uma boa aparência, mas são também importantes para que você possa falar bem e mastigar corretamente os alimentos. Manter uma boca saudável é importante para o bem-estar geral das pessoas. Os cuidados diários preventivos, tais como uma boa escovação e o uso correto do fio dental, ajudam a evitar que os problemas dentários se tornem mais graves. Devemos ter em mente que a prevenção é a maneira mais econômica, menos dolorida e menos preocupante de se cuidar da saúde bucal e que ao se fazer prevenção estamos evitando o tratamento de problemas que se tornariam graves. Existem algumas medidas muito simples que cada um de nós pode tomar para diminuir significativamente o risco do desenvolvimento de cáries, gengivite e outros problemas bucais.
  • Escovar bem os dentes e usar o fio dental diariamente.
  • Ingerir alimentos balanceados e evitar comer entre as principais refeições.
  • Usar produtos de higiene bucal, inclusive creme dental, que contenham flúor.
  • Usar enxagüante bucal com flúor, se seu dentista recomendar.
  • Garantir que as crianças abaixo de 12 anos tomem água potável fluoretada ou suplementos de flúor, se habitarem regiões onde não haja flúor na água.
Técnicas corretas de escovação:
brush1brush2brush3
Coloque a escova em um ângulo de 45 graus em relação à gengiva. Movimente a escova, afastando-a da gengiva.
Escove delicadamente as partes internas, externas e de mastigação de cada dente com movimentos curtos de trás para frente.
Com cuidado, escove a língua para remover bactérias e purificar o hálito.
Uso correto do fio dental:
floss1floss2floss3
Use aproxima- damente 40 centímetros de fio, deixando um pedaço livre entre os dedos.
Siga, com cuidado, as curvas dos dentes.
Assegure-se de limpar além da linha da gengiva, mas não force demasiado o fio contra a gengiva.
Fonte: Colgate.com.br

quinta-feira, 14 de março de 2013

Beterraba pode ajudar a baixar a pressão arterial


Além desse benefício, o alimento traz muito mais vantagens à saúde como aumentar a imunidade e combater o câncerCrédito: Thinkstock
Você gosta de beterraba? Seja na salada ou em um bom suco, essa raíz de coloração vermelha tem um sabor adocicado e muito agradável ao paladar. Além disso, ela possui diversos nutrientes e fibras que são excelentes para a saúde. Tanto que, em um estudo recente, foi revelado que esse alimento também ajuda no combate ao câncer, no fortalecimento da imunidade e ainda reduz a pressão arterial.
Para aproveitar esses benefícios, os especialistas recomendam que as pessoas consumam a beterraba em forma de suco, sendo suficiente um copo por dia. De acordo com o Daily Mail, a maioria dos benefícios da beterraba deriva dos níveis muito elevados de nitratos que ele contém.
Há algum tempo, os nitratos não eram bem aceitos por causa de seu uso como aditivo alimentar. No entanto, os estudos recentes demonstraram que os nitratos presentes na beterraba ajudam a baixar a pressão sanguínea. Uma ótima notícia para os hipertensos.
Leia também:
Um estudo de 2010 realizado pela Queen Mary University, em Londres, já havia revelado que beber apenas um copo de 250ml de suco de beterraba por dia reduzia drasticamente a pressão arterial por várias horas. Agora, o estudo mais recente realizado pelo Baker Heart and Diabetes Institute em Melbourne, na Austrália, mostrou que um copo de 500 ml de suco conduziu a uma diminuição significativa da pressão arterial ao fim de seis horas.
Crédito: Thinkstock
Isso acontece porque as bactérias na boca e no intestino convertem os nitratos para o gás de óxido nítrico, que relaxa e dilata os vasos sanguíneos, permitindo que o sangue circule mais livremente. Além desse benefício, outra pesquisa realizada pela Universidade de Exeter, na Inglaterra, mostrou que os nitratos também melhoraram a resistência do corpo.
"Os nitratos trabalham em sinergia com outros antioxidantes contidos na beterraba para reduzir o oxigênio necessário por músculos. Isto permite que eles funcionem de forma mais eficiente, retardando a fadiga", diz Stephen Bailey, que trabalhou no estudo.
As pesquisas também revelaram que uma porção (de duas a três beterrabas pequenas) pode conter até 75% da dose diária recomendada de ácido fólico, que é excelente para as gestantes, pois previne as más formações do feto.
Além disso, o alimento possui o pigmento betacianina, que é um poderoso antioxidante que tem demonstrado propriedades anticancerígenas e pode bloquear o crescimento de tumores.


Fonte: TodaEla