terça-feira, 28 de maio de 2013

Confira 5 alimentos para melhorar a pele

Opções repletas de vitaminas e antioxidantes são ótimas para turbinar a beleza de dentro para fora

Crédito: Shutterstock
Se você está achando a sua pele opaca e sem vida, pode ser que isso seja resultado de uma alimentação pobre em fibras e vitaminas. Que tal prestar mais atenção no que você coloca no seu prato, escolhendo alimentos mais naturais, proteínas magras e opções com mais riqueza de nutrientes?
Leia também:
Um artigo do Huffington Post listou cinco alimentos importantes para a beleza da pele, que ajudam a reparar danos causados pelos raios UV, rejuvenescem e auxiliam na produção de colágeno. Vale destacar que, além dessas opções, é de suma importância hidratar bem o organismo com o mínimo de dois litros de água por dia para garantir uma pele mais bonita. Confira abaixo os alimentos indicados:
1. Morangos
Os morangos têm ainda mais vitamina C do que as laranjas. A vitamina C é essencial para uma pele mais firme, uma vez que contribui com a produção de colágeno.
2. Amêndoas
As amêndoas contêm vitamina E, que atua como um antioxidante que ajuda a limpar as toxinas e a proteger as células da pele contra os raios UV e outros fatores ambientais. Quer revitalizar a sua pele ainda mais? Faça uma máscara facial, usando uma mistura de mel, óleo de amêndoas e suco de limão. Confira outras receitas neste link.
3. Cenouras
As cenouras são normalmente associadas com melhor visão, mas elas também estão repletas de betacaroteno, um antioxidante que se transforma em vitamina A e ajuda a proteger contra os raios UV. Um fato interessante: cenouras cozidas oferecem mais betacaroteno do que as cruas.
4. Salmão
Salmão contém ácidos graxos saudáveis, como ômega-3, que trabalha para afastar as substâncias prejudiciais, permitindo que os nutrientes bons entrem nas células. Esses áciods também ajudam a diminuir as linhas finas e rugas, melhorando a elasticidade da sua pele e prevenindo poros obstruídos.
5. Kiwis
O kiwi é repleto de vitaminas antioxidantes C e E, que ajudam a proteger contra os danos dos raios UV e tem sido associadas com menor ressecamento da pele e rugas.

Fonte: Toda Ela

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Saúde bucal das crianças


Como posso ajudar meu(s) filho(s) a cuidar dos dentes e evitar cáries?
Ensinar seu filho a cuidar dos dentes desde pequeno é um investimento que trará benefícios para o resto da vida dele. Comece dando o exemplo: cuide bem dos seus próprios dentes. Isto mostra a ele que a saúde bucal é importante. Atitudes que tornam o cuidado com os dentes algo interessante e divertido (como, por exemplo, escovar os dentes junto com ele ou deixá-lo escolher sua própria escova) incentivam a boa higiene bucal.
Para ajudar seu filho a proteger seus dentes e gengiva e para ajudá-lo a reduzir o risco de cáries, ensine-o a seguir os seguintes passos:
  • Escovar pelo menos três vezes ao dia com um creme dental que contém flúor para remover a placa bacteriana (aquela película pegajosa que se forma sobre os dentes e que é a principal causa das cáries).
  • Usar fio dental diariamente para remover a placa que se aloja entre os dentes e abaixo da gengiva, evitando que ela endureça e se transforme em cálculo dental. Depois que o cálculo se forma, só o dentista pode removê-lo.
  • Adotar uma alimentação equilibrada, com pouco açúcar e amido. Estes alimentos produzem os ácidos da placa que causam cáries.
  • Usar produtos que contêm flúor (inclusive o creme dental). Certifique-se de que a água que suas crianças bebem contém flúor. Se a água não contiver flúor, seu dentista ou pediatra poderá prescrever suplementos diários de flúor.
  • Ir ao dentista para exames regulares.
Que técnicas de escovação posso ensinar a meus filhos?
Observe seu filho escovar os dentes. Auxilie-o até que ele se habitue ao seguinte:
  • Use uma pequena quantidade de creme dental com flúor. Não deixe a criança engolir o creme dental.
  • Use uma escova de cerdas macias e escove primeiro a superfície interna de cada dente, onde o acúmulo de placa é geralmente maior. Escove suavemente.
  • Escove a superfície externa de cada dente. Posicione a escova em um ângulo de 45 graus ao longo da gengiva.
  • Escove com movimentos para frente e para trás.
  • Escove a superfície de cada dente usada para mastigar. Escove suavemente.
  • Use a ponta da escova para limpar atrás de cada dente frontal, na arcada superior e inferior.
Quando a criança deve começar a usar o fio dental?
O fio dental remove as partículas de alimentos e placa bacteriana que se instala entre os dentes e que a escova sozinha não consegue retirar. Por isso, comece a usá-lo quando a criança tiver quatro anos. Ao completar oito anos, as crianças já podem usar o fio dental sem auxílio dos pais.
O que é selante dental e como saber se meu filho precisa usá-lo?
O selante dental cria uma barreira altamente eficaz contra as cáries. O selante é uma película fina de plástico (resina) aplicada à superfície dos dentes permanentes posteriores, onde a maioria das cáries se forma. A aplicação do selante não dói e pode ser feita durante uma consulta ao dentista. O dentista poderá informar se é recomendável fazer esta aplicação nos dentes de seu filho.
O que é o flúor e como saber se meu filho está recebendo a quantia certa de flúor?
O flúor é uma das melhores maneiras de evitar as cáries. Trata-se de um mineral natural que se combina com o esmalte dos dentes, fortalecendo-os. Muitas empresas de distribuição de água adicionam a quantia de flúor adequada ao desenvolvimento dos dentes. Para saber se a água que você tem em casa contém flúor e qual a quantidade de flúor que apresenta, ligue para a empresa de distribuição de água no seu município. Se a água que você recebe não tem flúor (ou não contém a quantidade adequada), seu pediatra ou dentista poderá recomendar gotas de flúor ou um enxagüante bucal, além de um creme dental com flúor.
Qual é a importância da alimentação na saúde bucal da criança?
Para que seu filho desenvolva dentes resistentes, é necessário que ele tenha uma alimentação equilibrada. Sua alimentação deve conter uma ampla variedade de vitaminas e sais minerais, cálcio, fósforo e níveis adequados de flúor.
Assim como o flúor é o maior protetor dos dentes do seu filho, as guloseimas são seu maior inimigo. Os açúcares e amidos que fazem parte de vários tipos de alimentos e de bolachas, biscoitos, doces, frutas secas, refrigerantes e batata frita combinam-se com a placa bacteriana produzindo substâncias ácidas. Estas substâncias atacam o esmalte e podem formar cáries.
Cada "ataque" pode durar até 20 minutos, após o término da ingestão do alimento. Até as "beliscadas" podem criar ataques ácidos da placa. Portanto, é recomendável não comer entre as refeições.
O que fazer se meu filho quebrar um dente? 
Em qualquer caso de ferimento na boca, você deve comunicar-se imediatamente com o dentista. Ele fará um exame na área afetada e determinará o tratamento adequado. Você pode dar um analgésico para evitar que a criança sofra até chegar ao consultório.
Se possível, guarde a parte quebrada do dente e mostre-a ao dentista. No caso de cair o dente em razão de um acidente, leve-o ao dentista o mais rápido possível. Evite tocar muito no dente e procure não limpá-lo. Coloque-o em água ou leite até chegar ao consultório do dentista*. Em alguns casos é possível reimplantá-lo.
* Pode ser que seja possível recolocá-lo na boca de seu filho através do procedimento de reimplante.


Fonte: Colgate.com.br

terça-feira, 21 de maio de 2013

Goiaba: faz bem para a dieta e fortalece a imunidade

A fruta é fonte de vitaminas C e E, que ajudam a combater doenças e os sinais do envelhecimento
Crédito: Thinkstock
Apostar em frutas da estação é uma forma inteligente de adicionar mais nutrientes ao cardápio sem gastar muito, além de ser boa uma oportunidade de variar a alimentação. E nesse começo de outono, ainda é possível encontrar goiabas a um preço camarada para dar uma ajuda na dieta.
Para quem quer emagrecer, a fruta é aliada por ser rica em fibras que favorecem a saciedade, ou seja, você não vai sentir fome por um bom tempo. Além disso, cada 100 gramas da fruta tem em média apenas 54 calorias, independente se ela forma vermelha ou branca.
Segundo a nutricionista funcional da academia Mobi Dick, Amanda Nogarolli, a goiaba se destaca por ter um grande potencial antioxidante, já que a vermelha possui muito licopeno. Outra curiosidade é que ela é uma fonte rica em vitamina C, tendo cinco vezes mais desse nutriente do que a laranja. Por isso, o consumo contínuo auxilia no combate a gripes e resfriados. A fruta também fornece vitamina A.
Para aproveitar os benefícios, a especialista sugere consumir uma goiaba três vezes por semana e assim melhorar a imunidade. Vale consumir na forma de suco ou mesmo a fruta bem higienizada.
Porém, quem não estiver muito preocupada com as calorias pode experimentar também receitas mais criativas com a fruta, como a do pudim abaixo.

Pudim de geladeira sabor goiaba

Crédito: Reprodução - Tudo Gostoso
Ingredientes:
  • 2 latas de leite condensado (395 g cada)
  • 3 caixinhas de creme de leite (200 g cada)
  • 2 colheres rasas de sopa de leite em pó
  • 200 ou 250 mL de suco concentrado de goiaba
  • Goiaba em calda
  • 2 sachês de gelatina incolor sem sabor (ou 24 g)
  • Rodelas de goiaba para decorar
Modo de preparo:
Bata no liquidificador o leite condensado, o creme de leite, o leite em pó e o suco de goiaba. Depois que tudo estiver bem misturado, coloque três metades de goiaba em calda e bata só mais um pouco, deixando pedaços inteiros. Em seguida, prepare os dois sachês de gelatina em um papeiro com 10 colheres de sopa de água. Leve ao fogo baixo, misturando sempre a gelatina sem deixar ferver. Junte aos outros ingredientes com o auxílio de uma colher. Leve ao congelador por 2 a 3 horas em uma forma de plástico, vidro ou silicone, que tenha furo no meio e esteja levemente untada com margarina. Por fim, desenforme o prato, decore com tiras de goiaba em calda ou com as rodelas da fruta natural. É possível derramar também um pouco da calda da goiaba sobre o pudim. Então é só servir.
Fonte: TodaEla

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Café da manhã reduzido pode diminuir a fome durante o dia

Estudo revelou que esse hábito faz com que as pessoas não exagerem nas outras refeições, reduzindo a ingestão calórica diária


Crédito: Thinkstock
Você já ouviu que para se manter em forma o ideal é tomar um café da manhã de rainha, ter um almoço de princesa e jantar de plebeia? Pois uma nova pesquisa derruba esse conceito, afirmando que para uma dieta ser bem sucedida é necessário reduzir o consumo calórico no café da manhã.
Segundo o estudo britânico, realizado pelo Centro de Nutrição do Conselho de Pesquisa Médica, em Cambridge, ter um café da manhã reduzido faz com que as pessoas tenham menos fome durante o resto dia, sendo que elas não comem a mais nas outras refeições por conta de ter ingerido menos calorias de manhã.
Leia também:
Para chegar a esse resultado, os pesquisadores serviram três cafés da manhã para homens e mulheres com sobrepeso durante três dias. O primeiro café continha cerca de 700 calorias, o segundo tinha os mesmos alimentos, mas era 20% menor, e o último tinha quase metade do tamanho do primeiro.
Durante esses dias, foram oferecidos aos participantes biscoitos na parte da manhã e depois também foi observado como eles se serviram no almoço e nas outras refeições ao longo do dia. Os resultados mostraram que quando as pessoas comeram o café da manhã pequeno, elas não ficavam beliscando entre as refeições e consumiram quantidades menores também no almoço e jantar, reduzindo a ingestão total de calorias diárias.
Como resultado, ao cortar a quantidade de comida no café da manhã, os participantes reduziram a ingestão de cerca de 270 calorias por dia naturalmente, sem grandes restrições e sem passar fome. Os pesquisadores afirmam que esta é uma das formas adequadas de se fazer dieta, realizando pequenas mudanças e prestando atenção no tamanho das porções.
A pesquisadora Susan Jebb disse: "Isso sugere que pequenas reduções nos tamanhos das porções pode ser uma estratégia útil para controlar o peso. Não subestime o impacto de pequenas diferenças”.
A afirmação da pesquisadora vem junto com a campanha do World Cancer Research Fund que visa incentivar as pessoas a cortar 100 calorias por dia para reduzir as chances de câncer. A obesidade está ligada à sete tipos da doença, incluindo mama, intestino e pâncreas.

Fonte: Toda Ela

terça-feira, 14 de maio de 2013

Problemas dentários podem causar rugas e flacidez no rosto

Especialista alerta para os riscos de beleza que podem ter origem no descuido com os dentes

                                                                      Crédito: Thinkstock

Em nossa rotina de beleza, investimos pesado em cremes e tratamentos estéticos para garantir uma pele bonita e renovada, livre de rugas e flacidez. No entanto, o que nem sempre nos ocorre é que alguns riscos de beleza podem ser causados por problemas dentários.
Nesses casos, preenchimentos, peelings, aplicações de botox e tratamentos a laser não podem recuperar a jovialidade do rosto. A melhor solução, então, é recorrer aos aparelhos dentários para corrigir a arcada e eliminar qualquer assimetria que o rosto possa apresentar.
Outra vantagem de corrigir o alinhamento dos dentes e poder receber a todos com um sorriso bonito, que certamente traz mais confiança e aumenta a autoestima. Mas como fazer para evitar usar aqueles aparelhos ortodônticos tradicionais que podem acabar pesando na aparência?


Crédito: Thinkstock
A ortodontia estética pode retardar os efeito do tempo no rosto com uma solução bastante simples. Por esse motivo, o ortodontista Sidney Gomes Medeiros, pós graduado em Disfunção Temporomandibular e membro do Premier Smile – um grupo especializado em tratamentos ortodônticos – recomenda o uso de aparelhos: “A melhor opção para corrigir os dentes tortos – que alteram a mastigação e aceleram o processo de flacidez na face – é o uso do aparelho ortodôntico”.
Além disso, o especialista indica um tratamento realizado com Invisalign, que são aparelhos transparentes. “Além de invisíveis, um benefício estético sem igual, Invisalign acaba de lançar no Brasil uma nova versão bem mais confortável graças à confecção de seus alinhadores (as placas de encaixe nos dentes) com um material bem mais maleável e flexível chamado SmartTrack. Pessoas que querem um sorriso jovem e bonito normalmente não querem usar aparelhos ortodônticos com bráquetes de ferro. Por isso, indicamos os aparelhos invisíveis”, explica Dr Sidney.
O profissional também ressalta que a correção dos problemas dentários com aparelhos ortodônticos pode “ajudar a suavizar vincos no rosto – como o bigode chinês –, melhorar o aspecto dos lábios murchos e retornar o queixo para sua posição original”. Dessa maneira, o Dr. Medeiros explica que as marcas causadas pelo tempo podem continuar, mas todos os problemas desencadeados pelos dentes serão corrigidos.

Fonte: Toda Ela

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Qual é a sua desculpa para furar a dieta?

Pesquisa reúne as principais desculpas que as mulheres dão para aquela escapadinha gastronômica



Crédito: Thinkstock


Toda mulher tem aquela desculpinha pra dar uma pausa em uma dieta de vez em quando. O dia do aniversário, não resistir a uma tentação ou dizer que está num dia ruim e estressada são algumas delas, como foi revelado em um estudo recente divulgado no Daily Mail.
Segundo a pesquisa britânica, encomendada pela empresa British Lion, dois terços das mulheres avaliadas admitem que procuram um motivo para desistir da dieta, mesmo que ele não tenha um fundamento real. O estudo foi realizado com duas mil mulheres e mostrou que as principais desculpas que elas citaram foram “eu tive um dia ruim” e “é meu aniversário”.
Leia também:
Além disso, a pesquisa mostrou ainda que a falta de força de vontade acomete a maioria, sendo que 84% das mulheres muitas vezes desistem de um regime muito mais cedo do que elas planejavam.
As avaliações revelaram que as mulheres admitem a utilização destas desculpas para desfrutar de alguma guloseima sem peso na consciência. Os pesquisadores também descobriram que o chocolate é o alimento mais provável a fazer as mulheres abandonarem a dieta, seguido de perto por bolos, pães e batatas fritas.
O estudo revelou ainda que 85% das entrevistadas disseram teriam tido mais sucesso na perda de peso se tivessem simplesmente incluído alimentos saudáveis nas refeições ao invés de cortar radicalmente do cardápio algumas opções. Outras desculpas favoritas incluem “a vida é curta demais" e "eu tenho fome o tempo todo", além de “é difícil fazer dieta quando o tempo está frio” e o famoso “eu mereço”. Você usa alguma dessas? Confira abaixo quais foram as dez desculpas mais comuns:
  • Eu tive um dia ruim
  • Era meu aniversário
  • Eu não pude resistir
  • Eu precisava me animar
  • É difícil comer de forma saudável, quando o tempo está frio e úmido
  • Eu estive bem e eu mereço
  • Eu não tenho nenhuma força de vontade
  • A vida é muito curta
  • Eu estava comendo fora de casa e não pude resistir
  • Eu estava entediada



Fonte: Toda Ela

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Conheça os benefícios da reflexologia para a saúde

Técnica oriental de massagem nos pés e mãos reduz o stress, combate dores, ansiedade e pode também contribuir para o emagrecimento

Crédito: Thinkstock
Você conhece a reflexologia? Essa técnica oriental de massagem consiste na aplicação de pressão em pontos e áreas específicas dos pés, mãos ou orelhas. As regiões exigem variadas intensidades de pressão para serem ativadas, a fim de aliviar dores e beneficiar diferentes órgãos e partes do corpo, que são representadas por pontos correspondentes.
No caso da reflexologia podal (nos pés), que é a mais difundida e também mais efetiva, todos os órgãos e sistemas do corpo estão espalhados como zonas reflexas pela planta, dorso e laterais dos pés (locais que contém milhares de terminações nervosas e refletem diretamente no funcionamento do organismo). Todos esses pontos podem ser localizados por um mapeamento baseado nas técnicas da medicina tradicional chinesa (MTC), que também abrange a acupuntura e outros tratamentos.
O pé esquerdo corresponde à parte esquerda do corpo e todos os órgãos contidos nesse lado. Da mesma forma é tratado o pé direito. Por exemplo, a técnica defende que um local específico no alto do arco do pé direito corresponde ao ponto do fígado, pois é o lado em que ele é localizado no organismo. Ao pressionar de forma adequada essa região com os polegares, o funcionamento desse órgão é beneficiado.
Os benefícios da reflexologia para a saúde são tantos que uma recente pesquisa divulgada no Daily Mailmostrou que a terapia pode ainda ser tão eficaz quanto analgésicos para condições como dores nas costas e artrite. Esse foi o primeiro teste científico sobre a reflexologia como um tratamento para a dor aguda.
Relaxamento e saúde
Embora a reflexologia não seja utilizada para ser a cura de problemas graves de saúde, milhares de pessoas a usam para complementar os tratamentos convencionais de condições como a insônia, stress, asma, câncer, problemas cardiovasculares, diabetes, dores de cabeça, função renal, TPM, sinusite, além de ajudar a eliminar as toxinas do corpo e promover o bem-estar geral.
Como a técnica também trabalha com a redução da ansiedade, ela também pode ser de grande importância para o emagrecimento, fazendo com que haja um reequilíbrio da energia corporal e consequente combate da compulsão alimentar, redução do inchaço e aceleração do metabolismo.
Na primeira consulta de reflexologia, o terapeuta quer conhecer melhor o histórico médico do paciente, seus problemas de saúde, estilo de vida e alimentação. Feito isso, o especialista irá avaliar e identificar quais áreas do seu corpo não estão funcionando corretamente, usando a técnica da pressão nos pontos dos pés. As sessões duram de 30 minutos a uma hora e podem ser realizadas uma vez por semana.
Para esclarecer mais profundamente sobre essa técnica que está sendo cada vez mais procurada, oTodaEla conversou com Andrea Maciel Arantes — terapeuta da Zhih Terapias Chinesas e pós-graduanda em Teorias e Técnicas para Cuidados Integrativos pela Unifesp. Confira abaixo.

Como a reflexologia funciona e quais os princípios?

Andrea Maciel Arantes: A medicina tradicional chinesa entende que os pés e as mãos são microssistemas, ou seja, regiões que representam o corpo humano dentro de uma pequena parte deste mesmo corpo. Dessa forma, os pés, as mãos e até mesmo as orelhas, são utilizados dentro da terapêutica chinesa. E a reflexologia é um dos recursos utilizados para intensificar o tratamento em medicina tradicional chinesa (MTC), que deve ser associado a demais terapias para que se chegue a um resultado efetivo.
A Medicina Chinesa entende o corpo como resultado da interação de energia e matéria, estrutura e função, yin e yang. Enquanto o yang impulsiona o corpo e rege as funções dos órgãos o yin representa a estrutura e a nutrição. A MTC acredita que ao longo do corpo também existem canais que levam a energia de zonas superficiais do corpo, como a pele, para zonas profundas, e os órgãos internos. O estímulo intenso das zonas reflexas fortalece este fluxo de energia, o que facilita a circulação do sangue e dos líquidos corporais.
Crédito: Thinkstock

Quais os principais benefícios da reflexologia?

Andrea: O resultado desta estimulação é a eliminação de dores agudas, melhora da circulação de sangue, alívio do estresse, fadiga e demais tensões. Além disso, por conta dos pés serem a região mais distante do coração eles tem a circulação mais lenta, estão propensos ao frio e a formação de edemas. A reflexologia melhora este processo além de estimular as zonas reflexas que facilitam o trabalho de órgãos como o coração e os rins.

É possível sentir algum efeito imediato?

Andrea: O estímulo da reflexologia é forte, dessa forma ela pode proporcionar melhora nas dores agudas, melhora na disposição, na circulação do sangue, na redução de edemas e relaxamento em geral. A reflexologia pode ser aplicada a cada dois dias quando houver necessidade ou semanalmente para auxiliar na manutenção da saúde.

Além da podal, existe outro tipo de reflexologia?

Andrea: Sim, a reflexologia pode ser feita nas mãos também, que também são zonas reflexas, além de estimular o fluxo de energia que lá existe, mas o melhor efeito é nos pés. Os chineses dizem que a cabeça deve ser fria (para facilitar os processos cognitivos e racionais) e que os pés devem ser quentes, a reflexologia atua promovendo este equilíbrio.

É possível usar a reflexologia como aliada a um tratamento convencional de algumas doenças?

Andrea: É perfeitamente possível associa-la a tratamentos convencionais, porém quando ela é utilizada de forma isolada seus resultados são menores e indicados apenas para casos agudos. E, fazer uma única sessão pouco irá ajudar o cliente em casos crônicos. Nesses casos, ela deve ser associada a outras técnicas da MTC como a massagem tui na ou mesmo a acupuntura. Como todas estas técnicas tem os mesmos princípios, sendo associadas elas têm excelentes resultados.
É importante ressaltar e entender que existem grandes diferenças entre medicina convencional e medicina chinesa. Ao entender a reflexologia sob o olhar científico podemos não encontrar justificativas racionais, pois o pensamento chinês se baseia em aspectos energéticos e os resultados são graduais. Por isso, deve haver a necessidade de compreender este raciocínio e utilizar tratamentos regulares e comumente semanais.
Antes de cada sessão, é necessário um escalda-pés para deixar a pele mais sensível ao toqueCrédito: Thinkstock

Quais os benefícios da reflexologia para as gestantes?

Andrea: Segundo a visão da Medicina Tradicional Chinesa, a reflexologia, com estimulação forte e intensa deve ser evitada por gestantes. O que é possível fazer ao longo da gestação é massagem nos pés em caráter mais leve e relaxante.
O estímulo forte da reflexologia de origem chinesa atua diretamente na circulação de sangue, o que pode acelerar o trabalho de parto. Por esse motivo, nas gestantes, ela pode ser aplicada dentro dos hospitais justamente com esta finalidade, no momento oportuno para auxiliar a saída do bebê. Alguns pontos dos pés, por exemplo, são utilizados para melhorar a dor que a mãe sente neste momento.

Crianças e adolescentes também podem ser beneficiados com esta terapia?

Andrea: Sim, com certeza. A criança tem os órgãos em formação, portanto o estímulo vai promover as funções energéticas dos órgãos, estimulando sua formação. Nos adolescentes, a reflexologia pode auxiliar reduzindo o estresse. Através dos estímulos nervosos a reflexologia pode, inclusive, estimular a melhora na capacidade de pensar, muito importante em períodos de pré-vestibular por exemplo.

Existem contra-indicações?

Andrea: Sim, existem. É importante lembrar que a reflexologia deve ser feita por um profissional que conheça a atuação da Medicina Tradicional Chinesa, para tanto ele deve sim, passar por uma avaliação, para que sejam averiguados os riscos ou contra-indicações. Se ela tem efeitos terapêuticos é porque funciona, logo ela pode ser contra-indicada em alguns momentos como hemorragia, nos dias do período menstrual, na gestação, em pacientes com osteoporose e em doenças graves do coração por conta do forte estímulo da circulação de sangue.
Curiosidades:
  • Antes de iniciar a sessão de reflexologia é aplicado escalda pés para deixar os pés sensíveis ao toque.
  • Na reflexologia a pressão do toque é forte e intensa em adultos e moderada em crianças e idosos.
Fonte: TodaEla