terça-feira, 30 de julho de 2013

4 nutrientes que podem contribuir para uma boa noite de sono

Confira como a alimentação pode ajudar você a ter uma noite tranquila de descanso

Crédito: Shutterstock
Por mais que você procure relaxar antes de ir para cama, tenha uma alimentação mais leve no fim do dia e durma em um ambiente escuro e silencioso nem sempre esses fatores são suficientes para garantir uma boa noite de sono.
No entanto, você pode contar com a ajudinha da alimentação para ter o seu merecido descanso. Para ajudar nessa empreitada por um sono de qualidade, a Health Magazine selecionou 4 nutrientes importantes para equilibrar seu organismo e regular o sono, confira:
  • Licopeno – encontrado na toranja (também conhecida como grapefruit), tomate, mamão e melancia.
  • Selênio – está presente em mariscos, cevada, peru, castanhas e peixes, como halibute, atum e bacalhau.
  • Vitamina C – as principais fontes de vitamina C são abacaxi, morango, mamão, brócolis, couve, pimentão e frutas cítricas.
  • Carboidratos – um estudo publicado no periódico The American Journal of Clinical Nutrition mostrou que consumir carboidratos de fácil digestão quatro horas antes de dormir pode trazer o sono mais rapidamente. Por isso, invista em cereais, arroz, batatas ou pão branco.

Fonte: Toda Ela

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Aproveite os benefícios do mel para a beleza

Confira algumas dicas de uso do alimento que vão muito além do culinário

Crédito: Shutterstock
Você sabia que um item excelente para a sua saúde e para a beleza da sua pele e cabelos pode estar disponível no armário da cozinha? Sim, estamos falando do mel, este alimento repleto de nutrientes tem propriedades, hidratantes, antioxidantes e até cicatrizantes, que podem ser aproveitadas em diversos usos. O site The Huffington Post listou alguns deles. Confira abaixo:
Máscara de cabelo
No inverno, a exposição dos fios ao vento, ao frio e ao sol podem deixar os cabelos sem vida e ressecados. Já no verão, a água do mar ou o cloro das piscinas prejudicam ainda mais as cutículas dos fios.
Para recuperar as madeixas e devolver o brilho, uma boa ideia é fazer uma máscara com mel e aplicar nos fios. O alimento pode ser misturado com um condicionador para ficar mais fácil de espalhar ou com uma fruta para turbinar ainda mais o efeito benéfico.
Esfoliante facial
Você tem pele sensível? Em vez de usar produtos industrializados, você pode fazer uma máscara esfoliante com mel, açúcar mascavo, azeite de oliva e suco de limão. É menos abrasivo, mas remove as células mortas da pele de forma delicada e eficiente para deixá-la mais suave e radiante.
Cicatrizes
O mel tem alta capacidade cicatrizante e bactericida, agindo como um antibiótico natural. Por esses poderes, o alimento pode ser utilizado em curativos de feridas ou queimaduras. Uma forma de usar é fazer aplicar o mel na área atingida e cobrir com uma bandagem antes de dormir. No outro dia, basta retirá-la e limpar a pele, repetindo o processo até a total recuperação.
Crédito: Shutterstock
Espinhas e acne
As propriedades antifúngicas e bactericidas do mel removem as impurezas da pele, reduzindo a vermelhidão e acalmando a inflamação. Para essa finalidade, aplique o mel nas áreas afetadas de uma a duas vezes por semana, deixando ao menos durante 15 minutos sobre a pele.
Hidratante
O mel tem um excelente poder hidratante. Por isso é tão utilizado em fórmulas de produtos para os cabelos e para a pele. Para uma solução caseira, você misturar o mel com manteiga de karité pura derretida para criar um hidratante que pode ser usado no corpo inteiro. A manteiga de karité pode ser encontrada em algumas casas de produtos naturais.
Banho de rainha
Acredita-se que os banhos luxuosos de Cleópatra eram feitos com leite e mel. Você também pode ter esse mimo de vez em quando para deixar a sua pele mais bonita, mesmo sem ter banheira.
É só misturar os dois itens em um recipiente (baldinho ou jarra) e aplicar na pele durante o banho, deixando agir e massageando por alguns minutos. Depois, é só enxaguar normalmente. Os ácidos alfa-hidroxi do leite recuperam a pele seca e escamada, enquanto as enzimas do mel amaciam a epiderme.
Lábios rachados
Muito parecido com o esfoliante facial caseiro acima, você pode usar a mesma receita (menos o suco de limão) para lábios secos e rachados aplicando bem delicadamente. Os lábios ficam mais macios e bonitos.
Queimadura de sol
Apesar de estarmos no inverno, é bom ter essa dica para o próximo verão. O mel tem uma capacidade calmante também para queimaduras de sol, reduzindo a ardência e fazendo também com que a pele se recupere mais rápido.

Fonte: Toda Ela

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Lentes de contato dental: Conheça os benefícios deste tratamento

Dra. Sonia Lessio explica quais casos é indicado o uso da lente de contato dental e quais os benefícios que ela traz para o seu sorriso

Todos estamos em busca do sorriso perfeito. Hoje estamos muito próximos disso, raros os casos em que não conseguimos atingir o equilíbrio e perfeição. 

Para construir um sorriso perfeito temos que levar em conta o conjunto do rosto. Tudo fica mais fácil quando se percebe a importância de analisar a face como um todo. Formato do rosto, tom de pele, linha do sorriso, cor dos cabelos, olhos, proporção facial, terços da face e tantas outras características existentes. Um dos recursos utilizados atualmente são as LENTES DE CONTATO DENTAL. São finas lâminas ou fragmentos de cerâmica que completam, preenchem, aumentam, mudam o formato dos dentes dando harmonia, jovialidade e beleza ao sorriso. 

Abaixo temos um pequeno exemplo do que as Lentes de contato dental podem fazer:



Veja o que o Bem Estar do Portal G1 também fala sobre este procedimento: 

Dentistas têm usado "lentes de contato" superfinas feitas de porcelana para corrigir imperfeições, manchas leves, lascas e fraturas de pacientes. A principal vantagem desse método, que custa entre R$ 1.500 e 3.000 por dente e pode durar até 20 anos, é evitar o desgaste do esmalte natural da pessoa, ao contrário do que fazem as facetas comuns.
Segundo o especialista em dentística (estética) e próteses Mauro Piragibe Junior, consultor científico da Associação Brasileira de Odontologia, a técnica existe há alguns anos, mas agora virou moda.
A lente tem entre 0,2 mm e 0,4 mm de espessura, enquanto as facetas normais têm pelo menos 1 mm. Pode se beneficiar também quem quiser aumentar o tamanho dos dentes, se forem separados – o espaço entre eles é chamado de diastema.

Cada lente é colocada após a confecção de um molde e a aprovação do paciente. O material é aplicado em uma única sessão: o profissional primeiro passa um ácido no dente, para torná-lo poroso, depois põe um cimento adesivo e um produto químico chamado silano, composto de silício e hidrogênio, que cola esse cimento na porcelana."Se o dente for torto, dá para corrigir o posicionamento e alinhá-lo com o do lado. E é possível usar a lente em um dente só ou vários, mas em geral isso é feito aos pares, normalmente dos dentes da frente (incisivos) até no máximo o primeiro pré-molar", explica Piragibe Junior. Assim, de dois em dois, fica mais fácil obter um bom resultado de cor e aparência, sem diferenças entre um dente homólogo e outro.

Lente de contato para dentes (Foto: Divulgação)
Técnica é geralmente feita aos pares, para ter
melhor resultado de cor e visual (Foto: Divulgação)
O especialista em estética e implantes dentários Milton Raposo Junior, que trabalha com lentes de contato há quatro anos, destaca que, em uma raspagem convencional, ainda existe o risco de atingir a dentina, segunda camada do dente, onde há terminações nervosas que podem causar dor ou sensibilidade. Por essa razão, no método convencional, o paciente precisa ser anestesiado – o que não ocorre com a lente.
De acordo com os dentistas, esse método é contraindicado para quem range os dentes, tem o hábito de roer as unhas ou morder objetos como pontas de caneta. Nesses casos, as facetas mais grossas são melhores.
A manutenção da lente de contato é feita no próprio consultório, nas consultas de rotina. De acordo com Piragibe Junior, o ideal é voltar ao especialista a cada seis meses no começo, e depois aumentar esse intervalo para um ano.
"Além disso, não é necessário evitar o consumo de determinados alimentos ou bebidas. A porcelana tem propriedades muito parecidas com as do esmalte do dente, e pode ser até mais resistente que ele", diz o especialista.



quarta-feira, 24 de julho de 2013

Você sabe o que faz um Endocrinologista?

Conheça algumas áreas de atuação da nova especialidade oferecida pela Clínica Corpo e Sorriso: a Endocrinologia!

Endocrinologia é uma especialidade médica que trata de diversas doenças, dentre as quais destacamos: diabetes, dislipidemia (colesterol e triglicérides), obesidade, doenças da tireoide, distúrbios de crescimento,  puberdade, osteoporose, hirsutismo (excesso de pelos), doenças da glândula supra renal, doenças de hipófise, distúrbios da menopausa e terapia de reposição hormonal na menopausa. Na clínica Corpo e Sorriso, essa especialidade é atendida pela Dra. Priscila Priori. 

O Portal Endocrino dá mais informações sobre essa área médica:

Todos sabem que o cardiologista cuida do coração, o gastroenterologista cuida do aparelho digestivo e o pediatra cuida de crianças. Mas, o que faz um endocrinologista?
A Endocrinologia é uma área da Medicina um pouco mais recente, e, apesar de tratar-se de uma especialidade em franca ascensão, não é raro encontrar pessoas que não sabem qual o seu campo de atuação.


A Endocrinologia é o ramo da Medicina que cuida dos transtornos das glândulas endócrinas. Glândulas são órgãos que produzem substâncias as mais diversas, que vão auxiliar em várias funções do organismo. O organismo possui dois tipos de glândulas, as endócrinas (que secretam substâncias no sangue, substâncias essas conhecidas como hormônios) e as exócrinas (que secretam substâncias em cavidades internas ou no exterior do corpo). Hormônios são as substâncias que, secretadas no sangue, regulam o funcionamento de um ou mais órgãos do corpo, geralmente à distância da glândula que os produziu. Os hormônios controlam a reprodução, o metabolismo (“queima” dos alimentos e eliminação de resíduos), o crescimento e o desenvolvimento. Os hormônios também controlam a maneira pela qual você responde ao meio ambiente, e ajudam a regular a quantidade exata de energia e nutrientes que o seu corpo precisa para funcionar.

O nome (Endocrinologia) é derivado do grego, endo = interno, e krino = separar, secretar, ou seja, "secreção interna", referindo-se aos hormônios.

Ligue e agende um horário! Central de atendimento: (11) 4993-9992


terça-feira, 23 de julho de 2013

O que é restauração?

O que é Restauração?
A restauração é uma forma de fazer com que o dente afetado pela cárie volte à sua forma e sua função normal. Quando o dentista faz uma restauração, ele primeiro remove a parte do dente que esta deteriorada, limpa a área atingida e então preenche a cavidade limpa com um material de restauração.
Ao fechar os espaços onde as bactérias podem se infiltrar, a restauração também ajuda a prevenir uma deterioração posterior. Os materiais utilizados para as restaurações podem ser ouro, porcelana, uma resina composta (restauração da cor do dente) e amálgama (uma liga de mercúrio, prata, cobre, estanho e algumas vezes zinco).
Qual o melhor tipo de restauração?
Não existe um único tipo ideal para todas as pessoas. O que é melhor para cada um será determinado pela extensão do preparo, a possível alergia a certos materiais, o local da boca que precisa ser restaurado e o custo. Algumas considerações a respeito de cada material:
  • Restaurações de Ouro são feitas sob encomenda em um laboratório de prótese e cimentadas no dente em questão. As incrustações de ouro são bem aceitas pelos tecidos gengivais e podem durar mais de 20 anos. Por esta razão, muitos autores consideram o ouro o melhor material de restauração. No entanto, é geralmente a opção mais cara e requer múltiplas visitas ao dentista.
  • Restaurações de amálgama (prata) são resistentes e relativamente baratas. Entretanto, devido à sua cor escura, são mais aparentes que a porcelana ou o composto de resina, e não são utilizadas em áreas muito visíveis, como os dentes anteriores.
  • Resinas compostas (plástico) combinam com a cor dos seus dentes e, portanto, são utilizadas quando se deseja uma aparência mais natural. Os ingredientes são misturados e colocados diretamente na cavidade, onde endurecem. As resinas compostas não são o material ideal para grandes restaurações, pois podem lascar ou se desgastar com o tempo. Também podem manchar com pigmentos como o café, chá ou tabaco, e não duram tanto quanto outros tipos de restaurações - em geral de três a 10 anos.
  • Restaurações de porcelana são chamadas de incrustações ou facetas. São feitas sob medida por um laboratório de prótese e, em seguida, cimentadas no dente. Podem combinar com a cor do dente e resistir à manchas. A restauração de porcelana geralmente cobre a maior parte do dente. Seu custo é similar ao do ouro.
Se a cárie ou fratura tiver danificado grande parte do dente, pode-se recomendar uma coroa ou um outro tipo de recobrimento. A cárie que atingiu o nervo ou polpa pode ser tratada de duas formas: através do tratamento de canal (em que o nervo danificado é removido) ou através de um procedimento chamado capeamento pulpar, que é o recobrimento da polpa, e tenta manter o nervo vivo.
O que acontece quando se faz uma restauração?
Quando seu dentista decide restaurar um dente cariado, ele primeiramente remove a parte deteriorada e limpa a área atingida. Depois de limpa a cavidade, a restauração é feita com um dos materiais descritos acima.
Como saber se preciso de uma restauração?
Apenas seu dentista poderá determinar se você tem uma cárie que precisa ser tratada. Durante uma avaliação, seu dentista utilizará um pequeno espelho para examinar as superfícies de cada dente. Qualquer aspecto que pareça anormal será, então, minuciosamente examinado com instrumentos especiais. Seu dentista poderá também fazer uma tomada radiográfica completa da boca ou apenas parte dela. O tipo de tratamento que seu dentista irá escolher depende da extensão do dano causado pela cárie.
Silver
Amálgama prateado
Gold
Restauração de ouro
White
Restauração branca
(resina composta)

Fonte: Colgate

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Como você encara seu corpo na hora de vestir um biquíni?

Pesquisa revela que apenas 1 em cada 5 mulheres se sente confortável com as roupas de banho


Crédito: Shutterstock
Quando os dias de verão se aproximam, você começa a se preocupar com o seu corpo e como será a sua aparência de biquíni? Pois saiba que você não é a única e tudo indica que essa preocupação deve durar alguns anos.
Uma nova pesquisa revelou que as mulheres se sentem confiantes para vestir biquínis aos 59 anos. Os números indicam que 6 em cada 10 mulheres assumem que ao chegar ao 59 anos se sentem muito bem ao vestir roupas de verão, incluindo o polêmico biquíni.
O estudo, que contou com a participação de 2 mil britânicas, acaba com aquelas ilusão de que as mulheres mais jovens gostam de desfilar e exibir seus corpos na areia. De acordo com o jornal The Daily Mail, os pesquisadores descobriram que apenas uma em cada cinco mulheres se sente confiante em trajes de banho na faixa dos 18 aos 34 anos.


Crédito: Reprodução/dailymail.com
Entre os 35 e 44 anos, uma em cada quatro mulheres se sente segura, enquanto na faixa dos 45 aos 54, essa diferença passa para uma em cada três. Mas o ápice da autoestima foi registrado entre as voluntárias com mais de 55 anos – quatro em cada dez mulheres acertam no look e se sentem bem com seu corpo, como nos mostrou recentemente a atriz Helen Mirren, de 62 anos.
Isso prova que o sentimento de segurança com o próprio corpo aumenta com o passar dos anos. As mulheres mais velhas que participaram do estudo afirmaram que a idade fez com que elas se importassem menos com o que as pessoas pensam sobre o que elas vestem. As voluntárias mais experientes também revelaram que aprenderam com seus erros e passaram a comprar roupas clássicas que vão além das tendências e permanecem por mais de uma estação.
“É interessante ver que com o passar dos anos, nos tornamos mais confiantes com nosso estilo. Passamos a não dar tanta importância para o que os outros pensam e valorizar o que funciona para nós como indivíduos. Quando for fazer compras para as férias, é importante escolher roupas em que você se sinta confortável. Tente comprar peças clássicas de qualidade que durarão mais do que uma única estação”, explica Helen Gunter, da TK Maxx, empresa responsável pela pesquisa.












Fonte: Toda Ela

terça-feira, 16 de julho de 2013

Estudo revela que alimentos processados podem causar vício

Pesquisadores alertam para as opções que podem ter efeitos indesejados no organismo

Crédito: Shutterstock
O que você come pode ter um efeito semelhante ao de drogas como heroína ou nicotina, é o revela um estudo recente divulgado pelo jornal britânico The Daily Mail. Os pesquisadores descobriram que alguns exageros e o consumo de alimentos com alto índice glicêmico – como pão branco e batata, por exemplo – podem desencadear no cérebro mecanismos que estão relacionados ao vício.
De acordo com o novo estudo, que foi publicado no periódico American Journal of Clinical Nutrition, consumir carboidratos altamente processados pode causar em fome excessiva e estimular regiões do cérebro que estão ligadas à recompensa e à fissura.
“Além da recompensa e da fissura, essa parte do cérebro também está relacionada ao abuso e dependência, o que nos faz pensar que alguns alimentos podem ser viciantes”, explica Dr. David Ludwig, médico do Boston Children’s Hospital, nos Estados Unidos, e líder da pesquisa.
Os resultados sugerem que o controle da ingestão desse tipo de alimento pode ajudar pessoas obesas a não comer mais do que o necessário. Para verificar a relação entre os alimentos e o cérebro, os pesquisadores conduziram testes com 12 homens obesos ou com sobrepeso, avaliando a fome e medindo a taxa de glicose no sangue de cada um dos voluntários.
Crédito: Shutterstock
Os participantes receberam milk-shakes com a mesma quantidade de calorias, o mesmo sabor e a mesma doçura. A única diferença era que uma parte das bebidas continha carboidratos de alto índice glicêmico (ou seja, de rápida absorção pelo organismo) e a outra parte continha carboidratos de baixo índice glicêmico (que são lentamente digeridos pelo organismo).
Entre os voluntários que consumiram o milk-shake de alto índice glicêmico, foi possível notar que eles apresentaram um aumento significativo no nível de açúcar no sangue, seguido por uma queda abrupta após quatro horas. Essa diminuição da glicose no sangue foi associada à fome excessiva e à ativação de uma área do cérebro que é responsável pelo comportamento viciante.
O Dr. Ludwig acredita que seja necessário realizar novas pesquisas sobre os riscos do vício alimentar para que, no futuro, eles possam tratar pacientes obesos adequadamente e regular seu peso.




Fonte: Toda Ela

quarta-feira, 10 de julho de 2013

A Escovação Correta Aumenta a Eficácia do Aparelho

three smiling girls

Quem faz tratamento ortodôntico precisa ir ao ortodontista praticamente todo mês. Ele verifica a situação do
aparelho e confere se a pressão exercida sobre os dentes está adequada para a obtenção do efeito desejado.

A regularidade das consultas também é muito importante para detectar possíveis problemas. Se a pessoa está
com dificuldade de manter os dentes limpos, o dentista/ortodontista deve mostrar a técnica correta de
escovação e uso do fio dental para quem usa aparelho. Muitos dentistas/ortodontistas recomendam
que toda pessoa que usa aparelho deve limpar os dentes depois de cada refeição ou sempre que
come, sendo que alguns recomendam ainda bochechar com flúor para evitar a formação de placa nos 
lugares mais difíceis de ser alcançados pela escova de dentes.

Toda pessoa que usa aparelho deve adotar um sistema de limpeza em duas etapas: escovar de cima 
para baixo e depois de baixo para cima – para deslocar melhor eventuais partículas de comida presas 
nos bráquetes. Há também escovas projetadas especialmente para limpar entre os bráquetes. Ao passar o 
fio dental, use um passa-fio ou fio com ponta rígida para passar o fio por baixo do arcometálico, entre os
dentes e depois sob os dentes, tomando cuidado para não fazer pressão sobre o arco. E caso o ortodontista
não mencione, é bom lembrar que o tempo gasto na limpeza de dentes com aparelho é três vezes
maior, portanto planeje-se para isso.
Fonte: Oral B

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Dicas para manter a rotina de exercícios durante o inverno

Especialista explica a melhor maneira de não ceder às tentações dos dias frios

Crédito: Shutterstock
O clima esfriou e você já faltou à academia esta semana? Deixou de fazer sua corrida matinal? Abusou um pouquinho dos alimentos calóricos? Pois esses são alguns dos indícios de que o inverno está se aproximando e com ele vem a preguiça de seguir com a saudável rotina de exercícios físicos.
No entanto, para garantir sua saúde e boa forma no verão, o importante é não se desanimar durante os dias mais frios. Por isso, Guilherme Lacerda, professor e coordenador de academia, dá dicas de como estimular o corpo para garantir energia e vitalidade durante o ano todo.
Leia também:
“Pessoas que praticam atividades físicas nessa época têm vantagens únicas, como a melhora do apetite e do sono, além de manter uma rotina saudável”, explica o especialista. Por esse motivo, quando a temperatura cai é hora de espantar a preguiça e não ceder à tentação de trocar seus exercícios físicos por alguns minutinhos a mais na cama.
Crédito: Shutterstock
O profissional recomenda que todo treino comece com um aquecimento para espantar o frio. Dessa maneira, a temperatura corporal aumenta, assim como ocorre a liberação de vários hormônios – a adrenalina e a noradrenalina, por exemplo – que são importantes para aumentar a sua disposição durante o treino.
Quando for hora de começar a se exercitar, Guilherme Lacerda ressalta que o ideal é manter os batimentos cardíacos elevados e evitar pausas longas ou intervalos excessivos, já que isso pode fazer com que o corpo esfrie e fique mais suscetível a lesões e contraturas musculares.
Ao finalizar seus exercícios, o profissional também aconselha um aquecimento pós-treino. “É fundamental se agasalhar antes de sair na rua, pois o corpo está muito quente e a temperatura externa bem baixa. Esse choque térmico pode baixar a imunidade e provocar uma gripe inesperada”, recomenda o professor.




Fonte: Toda Ela