quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

'Primeiros dentes do bebê costumam aparecer aos 6 meses', diz dentista

Os dentes de leite começam a ser formados quando o bebê ainda está na barriga da mãe, mas só costumam aparecer quando ele completa 6 meses de vida.
No entanto, segundo a dentista Ana Paula Uzun, existem casos em que esses primeiros dentes aparecem quando a criança faz um ano ou até mais - porém, se passar de 1 ano e 2 meses e nada acontecer, é importante que a mãe procure um dentista para avaliar se há algo impedindo a saída do dente.
A dentista dá a dica para mães preocupadas com o surgimento dos primeiros dentes dos filhos - descascar uma laranja em gomos, colocar na geladeira e, quando estiver bem gelada, oferecer para o bebê morder. De acordo com a especialista, o frio deixa a gengiva menos sensível, o que faz o bebê morder com mais força, ajudando na erupção do dente. Confira abaixo outras dicas e dúvidas que a dentista tirou dos internautas:

"Meu filho tem um ano e ainda não nasceu nenhum dente. É normal? Ele saliva muito desde os 4 meses" - Elizabeth Andrade
É comum uma variação de 1 ano para a erupção dos dentes. Espere, pelo menos, mais 2 meses e se nada acontecer, procure um dentista para ver se há algo impedindo a saída do dente. A dica da laranja pode funcionar também. Muita saúde para vocês!

"Meu filho tem 4 anos e já caiu seu primeiro dente. É normal?" - Cilene Maciel
Parece um pouco cedo para iniciar a troca dos dentes de leite pelos permanentes, mas levando em conta que os processos de erupção dentária podem variar em até um ano, pode ser normal. Traumas, como bater a boca, podem ser uma causa da troca precoce dos dentes de leite. Procure um odontopediatra e faça uma radiografia para verificar se está tudo bem.

"Sempre nascem três bolhas com secreção na boca da minha filha. Ela diz que dói muito. Pode ser grave?" - Ana Paula
Essas bolhas podem ser muitas coisas. Você precisa procurar um dentista o mais rápido possível para verificar de onde elas vêm. Mesmo se for algo simples, pode complicar e, por isso, não adie. Crianças são nossos anjos e merecem todo o cuidado. Boa sorte!

"Tenho 20 anos e tenho perda óssea. Uso aparelho há 2 anos: pode ser uma das causas da perda? Ainda sou nova e só apareceu depois que coloquei o aparelho" - Magda Jesus
Quando se faz um tratamento ortodôntico, é muito comum que ocorram várias mudanças. O que você está percebendo pode ser uma perda óssea verdadeira ou não. Converse com seu dentista o quanto antes para que ele avalie o problema. Uma possibilidade é avaliar as suas radiografias iniciais e também as atuais e, a partir daí, definir como será a consequência do tratamento. Faça também uma avaliação com uma fonoaudióloga. E não se esqueça que, mesmo de aparelho, você precisa passar o fio dental nos dentes. Boa sorte!

"Passar toalha nos dentes logo após escová-los pode prejudicá-los?" - Danilo Macedo
Pelo jeito, você gosta de cuidar dos seus dentes! Mas não há necessidade de fazer isso. Usar o fio dental, escovar os dentes e passar um limpador de língua é mais do que suficiente para ter uma higiene adequada. Se você precisar de algum cuidado específico, um profissional poderá te orientar. Saúde para você!

"Queria saber sobre a cirurgia ortognática e a classe 3. Quais as causas, tratamentos e riscos de não cuidar? Agradeço!" - Kelvin Gilbert
A classe 3 geralmente é genética, mas em alguns casos, pode ser agravada por problemas de postura durante o crescimento. O tratamento geralmente é ortodôntico-cirúrgico. Hoje, as cirurgias ortognáticas são bem menos traumáticas, mas você precisa procurar um cirurgião bucomaxilofacial, especialista nesse tipo de cirurgia. Os riscos de se tratar ou não precisam ser avaliados e explicados para que você possa decidir se vale a pena fazer o tratamento. Uma equipe com um ortodontista e um cirurgião bucomaxilofacial poderá fazer o diagnóstico e te ajudar nessa decisão. Boa sorte!
"O que pode causar um tumor dentro do osso do maxilar?" - Edcléia Anjos
São muitas as causas. Genética, traumas, hábitos, dentes inclusos, por exemplo, podem ser algumas delas. Se você quiser saber mais sobre isso ou estiver precisando de ajuda, procure um cirurgião bucomaxilofacial, que poderá te ajudar. Saúde para você!

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Pele hidratada funciona como uma proteção contra micro-organismos

Hidratar a pele pode parecer apenas uma preocupação estética a princípio, mas na verdade, a hidratação é importante também para a saúde - se bem hidratada, a pele exerce sua função de proteção e evita a entrada de micro-organismos que podem causar infecções.
Porém, além dos cuidados habituais, com o uso de cremes e a ingestão de 2 litros de água por dia, alguns hábitos também ajudam a evitar que o corpo fique ressecado, como mostraram a dermatologista Márcia Purceli e a cosmetóloga e engenheira química Sônia Corazza no Bem Estar desta terça-feira (19).
Por exemplo, ao tomar banho, a dica é evitar ficar muito tempo debaixo do chuveiro, evitar água muito quente e também o uso da bucha ou sabonete em excesso, que pode tirar a gordura que protege a pele. Tudo isso causa ressecamento e pode criar fissuras e escamas imperceptíveis, que favorecem a entrada de pequenos organismos que podem fazer mal à saúde, como mostrou a dermatologista Márcia Purceli - por isso, é extremamente importante evitar esses hábitos e também usar alguns cosméticos que ajudam a manter essa proteção.
Como explicou a médica, vale ressaltar que, além dos cremes hidratantes, existem produtos que hidratam a pele apesar de essa não ser a função principal, como por exemplo, maquiagens cremosas, filtro solar, desodorantes (roll-on e stick), cera de depilação e até a loção pós-barba sem álcool usada pelos homens.
De acordo com a dermatologista Márcia Purceli, existem diferenças ainda nas regiões do corpo que precisam de mais hidratação.
Áreas com mais pelos, como por exemplo, o rosto, braços e o couro cabeludo, geralmente são mais oleosas - mas por outro lado, áreas mais enrugadas como joelhos e cotovelos são costumam ser mais ressecadas, como mostrou a reportagem do Rafael Castro. Nesses casos, a pessoa pode recorrer a hidratantes, vaselina ou até manteiga corporal, mas sempre de acordo com sua pele e situação, como recomendou a farmacêutica Vânia Leite.
Na hora de comprar o cosmético para hidratar, no entanto, é importante prestar atenção no que diz o rótulo. Segundo a cosmetóloga Sônia Corazza, os produtos que hidratam são aqueles que têm óleos vegetais, manteigas vegetais, ácido hialurônico, ceramidas e ureia - substâncias que impedem a perda excessiva de água através da pele, deixando-a sempre hidratada. No caso dos cremes com ureia, no entanto, a dermatologista Márcia Purceli alerta que eles não podem ser usados no rosto e durante a gravidez.
Além da pele, é importante ainda se preocupar em hidratar outras partes do corpo, como por exemplo, as unhas.
Removedores com óleo, cera e cremes com ureia são boas opções para isso, como mostrou a dermatologista Márcia Purceli. De acordo com a médica, os esmaltes ressecam as unhas e, por isso, o ideal é que elas fiquem sem eles pelo menos um dia durante a semana.
No caso dos cabelos, é importante procurar se há arginina, cistina e prolina na composição dos produtos. Segundo as especialistas, vale lembrar que o shampoo não hidrata os fios, apenas os condicionadores, máscaras ou leave-in. O shampoo limpa o cabelo, do mesmo jeito que o sabonete, que também tem essa função, mas ao contrário do shampoo, ele resseca e tira a proteção do cabelo e por isso não deve ser usado na hora de lavar.
As especialistas alertaram ainda para a importância de proteger os lábios, seja com o uso de batons ou protetores labiais, no caso dos homens.

Alguns produtos têm no rótulo a função de hidratante, como mostrou a reportagem do Rafael Castro, mas mesmo se não tiver, vale lembrar que todos os batons hidratam, uns com mais intensidade do que outros. De acordo com a cosmetóloga Sônia Corazza, os homens também devem proteger os lábios para evitar ressecamento e até câncer nessa região.