sexta-feira, 18 de julho de 2014

Falta de fio dental pode causar sangramentos e doenças na gengiva

Dentistas explicaram o que são gengivite, retração gengival e periodontite.
Boa escovação e higiene bucal garantem dentes mais bonitos e saudáveis.

Escovar os dentes após cada refeição é algo de que quase todo mundo lembra. Mas o fio dental muitas vezes é esquecido. É aí que começam a aparecer os sangramentos na gengiva e outros problemas, como a gengivite e a periodontite.
Além disso, usar muita força na escovação pode causar retração da gengiva, o que é capaz de expor a raiz dos dentes e aumentar a sensibilidade.
Com a gengiva mais retraída ou com sulcos, também podem entrar restos de comida que favorecem o mau hálito.
Segundo a cirurgiã-dentista e odontopediatra Helenice Biancalana e o doutor em periodontia Eduardo Saba-Chujfi, até o consumo de álcool e cigarro pode provocar doenças gengivais.
Mas todas elas têm tratamento e, principalmente, prevenção. Os cuidados geralmente se iniciam com uma raspagem do tártaro e com a correta higienização dos dentes.
Saba-Chujfi também destacou que as doenças periodontais são mais um fator de risco para acidente vascular cerebral (AVC) isquêmico e para problemas cardiovasculares como o infarto do miocárdio.
Nesses casos, os micro-organismos da boca entram na circulação, se instalam nas artérias coronárias ou cerebrais e interrompem a nutrição desses órgãos.

Passo a passo da escovação 
Antes ou depois de escovar os dentes, use fio dental, o que deve começar na infância, quando as crianças ganham os primeiros dentes de leite.
Passe o fio em todos os sulcos gengivais até o último dente. Para cada um deles, deve ser empregada uma parte nova do fio.
Prefira uma escova com cerdas macias e segure-a inclinada num ângulo de 45 graus. Faça movimentos curtos e leves de baixo para cima, a partir da linha da margem gengival.
Atrás dos dentes superiores, segure a ponta da escova e faça movimentos para cima e para baixo. O mesmo deve ocorrer atrás dos dentes inferiores. Enxágue a boca e em seguida limpe a língua.

Gengivite
A gengivite é uma inflamação inicial da gengiva e, portanto, mais fácil de ser tratada. A causa direta é a placa bacteriana (biofilme), uma película viscosa e sem cor que se forma constantemente nos dentes e na gengiva.
Os vasos que irrigam a gengiva ficam inchados (há uma vasodilatação) e levam o sangue para onde a bactéria está alojada, na tentativa de combatê-la. O sangramento ocorre durante a escovação ou com o uso do fio porque o contato com a gengiva inflamada provoca uma pequena lesão.

Quando a placa não é removida pela escovação e pelo uso diário de fio dental, as bactérias liberam toxinas que irritam a mucosa gengival.
Nesse estágio, os danos podem ser revertidos, porque o osso e o tecido que sustentam os dentes ainda não foram atingidos. Se não houver tratamento, porém, a gengivite pode evoluir para uma periodontite e causar prejuízos permanentes. Aí podem aparecer sintomas como dor na gengiva, mal-estar e febre.
A gengivite também pode surgir em razão de alterações hormonais, como na gravidez e na fase pré-menstrual. Mas, com escovação e fio dental, ela costuma desaparecer.
Além disso, a saliva ajuda a limpar as bactérias presentes na boca. É por essa razão que pessoas que tomam remédios para reduzir a produção salivar podem desenvolver gengivite.

Tratamento
É preciso consultar um dentista para fazer o diagnóstico correto. Se for mesmo gengivite, são necessárias uma limpeza e a raspagem do tártaro, se já houver a presença desses cálculos gengivais.
Depois do tratamento, o paciente deverá começar a fazer uma escovação correta associada ao fio dental. Nos casos mais graves, também é preciso investigar os fatores associados à presença das bactérias.

Com esses cuidados, é possível que a gengiva volte ao normal e se junte novamente ao osso. Porém, quando isso não ocorre, é possível fazer uma cirurgia para remover a pele solta.
Segundo os dentistas, um sulco gengival saudável tem entre 1,5 e 2 mm. Já com a presença de tártaro, fica com 4 mm ou mais.

Fonte: Bem Estar

quarta-feira, 16 de julho de 2014

Especialistas ensinam a manter a saúde bucal e evitar cáries nos dentes

O sorriso é o cartão de visitas de uma pessoa. E quem tem dentes bonitos tende a rir e se expor mais. Para manter uma boca bonita, porém, é preciso cuidar da saúde bucal e ficar atento a eventuais dores, que podem ser um sinal de cárie.
O açúcar é o alimento preferido da colônia de bactérias que cria placas e corrói os dentes. Se a escovação não for bem feita, o ácido produzido por esses micro-organismos aumenta e penetra no esmalte, até formar um buraco que pode chegar ao nervo. Quanto mais próximo do canal, maiores são a sensibilidade e a dor. Por isso, é importante procurar um dentista a cada seis meses e detectar o problema logo no início.
No Bem Estar, o dentista Fausto Medeiro Mendes e o infectologista Caio Rosenthal, que também é consultor do programa, tiraram dúvidas sobre escovação e higiene bucal.

Segundo Rosenthal, outras bactérias exigem atenção, como a Peptostreptococcus, que causa uma grave infecção na mandíbula, geralmente após cirurgias ou outros procedimentos. Já a Staphylococcus aureus pode levar a doenças cardíacas se cair na corrente sanguínea, enquanto o fungo Candida albicans desencadeia o chamado “sapinho”.
A quantidade de pasta ideal para uma criança menor de 3 anos deve ser o tamanho de um grão de ervilha e ocupar apenas a ponta da escova. Para os adultos, cubra o creme em uma das metades. Pelo menos uma escovação diária deve ser completa, ou seja, levar mais de 5 minutos e incluir o fio dental – as demais podem ser mais rápidas. A troca da escova precisa ocorrer, em geral, a cada três meses. O termômetro deve ser o estado das cerdas.
É recomendado evitar doces grudentos, como brigadeiro, e tomar bastante água. Comer maçã não ajuda na limpeza, mas a fruta contém pouco açúcar. Já mascar chiclete pode contribuir para a higienização, pois estimula a salivação.
Se não tratadas, as cáries podem levar à perda dos dentes e à colocação de próteses ou dentaduras. No Brasil, 7 milhões de idosos entre 65 e 74 anos usam essas peças artificiais. Entre os adolescentes, são 13%, e entre os adultos, 69%.
A prótese correta deve ser feita sob medida, compatível ao dente natural, e não atrapalhar em nada. Após a colocação, existe um período de adaptação, mas a peça não deve doer, raspar em nenhum lugar nem formar feridas.


Fonte: Bem Estar

terça-feira, 15 de julho de 2014

Conselhos rápidos sobre nutrição

Conselhos sobre nutrição

Consumir uma dieta adequada e nutritiva não só ajuda a manter o corpo saudável, mas também a boca. A nutrição desempenha um papel importante na saúde e na higiene dos dentes, das gengivas e da boca.

Restrinja os refrigerantes, o café e o álcool

Embora estas bebidas contenham elevada concentração de fósforo, que é um mineral necessário para a boca sadia, muito fósforo pode esgotar a concentração de cálcio do organismo. Isto gera problemas na higiene dental, tais como cárie e doença das gengivas. As bebidas que contêm aditivos tais como xarope de milho e corantes alimentícios, podem fazer aparecer os dentes brancos nacarados como opacos e descolorados. Portanto, é melhor escolher bebidas como o leite, que ajuda a fortalecer os dentes e a construir um esmalte mais forte, para dar um sorriso sadio e formoso.

Beba água corrente sempre que for possível

Se a água engarrafada é sua principal fonte para beber, você está perdendo os benefícios preventivos do fluoreto para as cáries.

Controle seu estilo de vida com baixo conteúdo em hidratos de carbono

Apesar de sua popularidade, as dietas com baixo conteúdo de hidratos de carbono podem causar mau hálito. Uma dieta equilibrada e saudável para os dentes pode ajudar a reduzir as cáries dentais.

Incremente a ingestão de cálcio

Depois dos 20 anos, as mulheres e os homens perdem mais massa óssea da que formam, por isso é importante restabelecer o cálcio perdido com um suplemento diário e o consumo de frutas e vegetais com alto conteúdo de cálcio, tais como os vegetais de folhas verde escuro. Estes alimentos também ajudam a reduzir a acumulação de ácido na saliva, que pode causar a degradação do esmalte dental.

Tome uma dose diária de vitaminas C e D

Estas vitaminas ajudam a sustentar a absorção dos minerais para a boca saudável, tais como o cálcio e o fósforo, que sustentam o tecido ósseo e das gengivas, e os mantém saudáveis. Esta é uma forma simples de manter a higiene dental e combater a doença das gengivas.

Apague o cigarro

O hábito de fumar cigarros é um dos maiores contribuintes ao envelhecimento da boca. De acordo com os Centro de Controle de Doenças, mais de 22 milhões de mulheres nos Estados Unidos fumam cigarros. Além de manchar os dentes, o hábito de fumar interrompe a absorção do cálcio no organismo e também pode causar doenças que podem colocar a vida em perigo, tais como câncer oral. Portanto, deixe de fumar e desfrute dos benefícios da saúde, além de um sorriso bonito e saudável.


Fonte: Oral B

segunda-feira, 14 de julho de 2014

A importância das consultas dentais regulares


Consulta dental – a cada seis meses

Alguma vez você se perguntou por que recomenda-se ir ao dentista cada seis meses? É porque as consultas dentais regulares são essenciais para a manutenção da saúde dos dentes e das gengivas. E entre esses controles, é importante que você mantenha seus dentes e gengivas higienizados e saudáveis. Se necessitar ajuda adicional, seu odontologista poderá sugerir consultas mais frequentes.

O que acontece durante uma consulta regular

O controle dos dentes para detectar cáries é somente uma parte de uma exaustiva revisão dental. Durante a consulta de controle, é possível que seu odontologista (ou higienista dental) avalie a saúde de suas gengivas, realize um exame de cabeça e pescoço (para detectar qualquer anomalia) e examine sua boca ante qualquer suspeita de câncer oral, diabete ou deficiência de vitaminas. Não se surpreenda se seu odontologista também examine seu rosto, a mordida, a saliva e o movimento das articulações do maxilar inferior. À continuação, seu odontologista ou higienista dental limpará os dentes e falará sobre a importância de que você mantenha uma boa higiene oral em sua casa, entre as consultas.
Muitos odontologistas vão prestar especial atenção na placa e no tártaro. Isto é porque a placa e o tártaro podem se acumular em muito pouco tempo, se não pratica uma boa higiene bucal entre as consultas. Além disso, os alimentos, as bebidas e o tabaco podem manchar os dentes. Se não for eliminada, a placa mole pode endurecer sobre os dentes e irritar o tecido gengival. Se não for tratada, a placa pode produzir enfermidade das gengivas.
Durante as consultas dentais programadas regularmente, é provável que seu odontologista revise as gengivas, a boca, a língua e a garganta. São várias partes de rotina de uma revisão dental.

Exame de cabeça e pescoço

Seu odontologista começará por:
  • Examinar seu rosto
  • Examinar seu pescoço
  • Controlar os gânglios linfáticos
  • Controlar as articulações do maxilar inferior

Exame clínico dental

À continuação, seu odontologista avaliará o estado dos dentes e das gengivas mediante:
  • Exame de gengiva
  • Procura de signos de enfermidade das gengivas
  • Controle de dentes moles
  • Exame dos tecidos interiores da boca
  • Exame da língua
  • Controle da mordida
  • Procura de evidência visual de cáries
  • Controle de dentes quebrados
  • Controle de amálgamas danificadas
  • Procura de mudanças nas gengivas que cobrem os dentes
  • Avaliação de qualquer aparelho dental que você use
  • Controle do contato entre os dentes
  • Obtenção de placa de raio X

Higiene dental

Durante a parte final da consulta dental, o odontologista limpará sua boca mediante o uso destes métodos:
  • Controla a higiene dos dentes e gengivas
  • Elimina qualquer presença de placa e tártaro
  • Poli os dentes
  • Passa fio dental entre os dentes
  • Revisa as técnicas recomendadas de escovação e uso do fio dental

Uma vez completados o exame e a higiene, lhe informará sobre o estado da saúde de seus dentes e gengivas, fará recomendações adicionais. É importante que consulte seu odontologista a cada seis meses e que realize um exame e uma higiene de rotina. Lembre-se que ao consultar seu odontologista de forma regular e continuar com as boas práticas de higiene bucal em sua casa, é mais provável que possa manter a saúde de seus dentes e gengivas.

Fonte: Oral B

sexta-feira, 11 de julho de 2014

Pasta de dente com flúor: Treinamento de força para os dentes

A pasta com flúor pode ser usada a partir dos seis anos de idade ou até mesmo por crianças menores que corram um risco maior de ter cárie.

Ela fortalece o esmalte e evita a deterioração do dente, além de reconstituir dentes que sofreram algum tipo de descalcificação mais leve (primeiro estágio da decomposição da superfície do dente). A água encanada em geral também contém flúor, mas muitos estudos científicos que vêm sendo realizados há muitas décadas mostram que o flúor na pasta de dente é mais eficaz, e que escovar os dentes regularmente com pasta fluoretada melhora o padrão de saúde da boca.
Uma coisa que devemos ter em mente: por melhor que seja o sabor da pasta de dente, não a engula. Nenhum tipo de pasta de dente, com flúor ou não, foi feito para ser engolido. Se a criança com dentes em formação (até mais ou menos os 8 anos de idade) engolir toda hora pasta com flúor, poderá desenvolver um distúrbio chamado fluorose, fruto do excesso de flúor, que acaba provocando o aparecimento de manchas brancas nos dentes, que com o tempo vão ficando escuras. É por isso que muitos dentistas recomendam que crianças com menos de 6 anos não usem pasta com flúor, ou que, se usarem, sejam supervisionadas por um adulto para não engolirem a pasta. Por esse motivo, todos os produtos que contêm flúor – pasta de dente e antissépticos – devem ser guardados fora do alcance das crianças. Crianças mais velhas, adolescentes e adultos cujos dentes já estão plenamente formados não correm risco de ter fluorose. Procure sempre comprar pasta com flúor que tenha sido aprovada pela Associação Americana de Odontologia ou de marca consagrada, como é o caso da Crest. Fora isso, existe um amplo leque de sabores e tipos de pasta de dente (em creme ou gel), sendo que algumas oferecem outros benefícios, como o clareamento dos dentes e o controle do tártaro. E para quem quer também um hálito mais refrescante, existem os dentifrícios em gel com flúor.



Fonte: Oral B

quinta-feira, 10 de julho de 2014

Soluções para o mistério dos dentes sensíveis

Conheça as causas de sensibilidade dental
A sensibilidade dental se conta entre as causas comuns de dor de dentes. A frase “sensibilidade dental” se refere a moléstias dentais ou sensação de dor dental em um ou mais dentes. A dor da sensibilidade dental costuma ser repentina e aguda. A sensibilidade dental ocorre quando a capa do dente por debaixo do esmalte (denominada dentina) ou a capa que recobre a raiz (denominada cimento) ficam expostas ao longo da linha da gengiva, devido a recesso das gengivas. As zonas expostas respondem ao calor e o frio, e em ocasiões a alimentos doces ou picantes, e ocorre a dor.
As causas de sensibilidade dental variam, e se você tiver dentes sensíveis, pode dever-se a vários destes fatores:
  • Escovação excessiva. Você pode ter muito do que é bom. A escovação dos dentes com muita força ou com uma escova de dente de cerdas duras pode desgastar o esmalte do dente, expor o cimento ou a dentina e causar sensibilidade dental.
  • Doença das gengivas. O tecido inflamado das gengivas se separa do dente e deixa as zonas vulneráveis expostas.
  • Ranger dos dentes. O ranger dos dentes pode causar o desgaste do esmalte, por isso a dentina fica exposta.
Se você tem dentes sensíveis, não descuide sua rotina diária de cuidado oral. Somente assegure-se de usar uma escova de dente macia e fio dental macio. Também pode provar com uma pasta dental desenhada para dentes sensíveis. Há várias marcas disponíveis e você deveria notar um pouco de melhora com o uso regular de qualquer uma delas. Além disso, prove dispersando um pouco de creme dental para dessensibilizante ao longo do cimento exposto, ou a zona da dentina antes de ir dormir, para ajudar a reduzir a sensibilidade. Somente use a ponta do dedo ou um cotonete de algodão, para esfregar o creme dental diretamente sobre o ponto exposto.

Fonte: Oral B

terça-feira, 8 de julho de 2014

Quando começar o uso do fio dental?


Quando as crianças deveriam começar a usar fio dental?
As crianças deveriam começar a usar o fio dental quando ainda têm os dentes de leite (primários). Uma vez que os dentes de uma criança começam a se fixar um junto do outro, em geral entre os dois e seis anos, os pais deveriam iniciar a criança no hábito do uso diário do fio dental. Na medida em que desenvolvem a destreza, você pode ajudá-los a aprender como usar o fio dental. As crianças começam a desenvolver a capacidade de usar fio dental por si mesmas ao redor dos 10 anos de idade.
Para destacar a importância do uso do fio dental, passe o fio regularmente até que possam fazer sozinhos. Isto os ajudará a desenvolver um bom hábito do uso do fio dental enquanto ainda têm seus dentes de leite, por isso quando aparecem os dentes permanentes, já incorporaram o uso do fio dental na rotina oral diária. Use fio dental suave e flexível, para que não danifique os dentes e seja cômodo para as gengivas.
Como posso ajudar meu filho a aprender a usar o fio dental?
Tente amarras as pontas do fio dental em pequenos círculos, para que os dedos da criança entrem com facilidade. Isto ajudará a segurar o fio dental nas etapas iniciais, antes de aprender a segurá-lo sozinho. Depois, faça que seu filho siga os seguintes passos básicos para o uso do fio dental:
1.     Pegue uns 45 centímetros de fio dental e envolva a maior parte de forma frouxa ao redor de cada dedo médio, deixando uns 3 centímetros no meio.
2.     Deslize o fio dental com suavidade entre os dentes, enquanto os dedos polegar e índice o mantém tenso. Tenha cuidado para não pressionar com força sobre a gengiva.
3.     Curve o fio dental ao redor de cada dente formando um “C” e mova-o com suavidade para cima e para baixo dos lados de cada dente, também embaixo da linha da gengiva. Desenrole uma nova seção do fio dental a medida que passa de um dente para outro.
Não se preocupe se as gengivas de seu filho sangrarem no começo, é bastante comum. Depois de uns dias de uso do fio dental, o sangrado deveria cessar, a medida que as gengivas ficam mais saudáveis. Mas se o sangrado persiste, consulte seu odontologista.
Fonte: Oral B

segunda-feira, 7 de julho de 2014

De que maneira o uso de fio dental pode ajudar a reduzir o risco de complicações derivadas de ranger os dentes



A verdade sobre ranger os dentes
O ranger grave e prolongado dos dentes (denominado bruxismo) pode desgastar o esmalte dos dentes até o grau em que sejam necessárias coroas ou outras reparações dentais. É possível que você não ranja os dentes com força suficiente para causar o desgaste dos dentes, mas a escovação e o uso diário de fio dental ajudam a reduzir o risco de complicações derivadas.
Os signos de bruxismo incluem dor maxilar, cefaléias e dor de ouvidos. O ranger dos dentes freqüentemente se associa com ansiedade, estresse e um tipo de personalidade competitivo em adultos, especialmente se isto ocorrer à noite. Mas também pode ocorrer como complicação de outro problema médico, ou como efeito secundário de alguns medicamentos psiquiátricos (especialmente antidepressivos).
Para o manejo do bruxismo, trate de reduzir o estresse em sua vida (mais fácil dizer que fazer) e peça ao seu dentista uma placa de descanso para usar durante a noite e evitar o dano de seus dentes. Podem-se comprar protetores bucais de venda livre em negócios de produtos de esporte ou farmácias, mas estes protetores podem não se ajustar corretamente, e é provável que caiam durante a noite. Se seu dentista recomendar uma placa de descanso personalizada que se ajuste aos seus dentes, assegure-se de verificar seu plano de seguro. Seu seguro dental pode cobrir a placa de descanso, ou você pode usar dinheiro de uma conta de despesas flexível para cobrir o custo.
Se você usa ou não uma placa de descanso durante a noite, é importante prestar atenção à higiene oral adequada com escovação e uso diário de fio dental, para ajudar a reduzir o risco de complicações ao ranger os dentes. Se você usa uma placa de descanso, assegure-se de escovar os dentes e usar fio dental à noite, antes de colocar a placa.

E obviamente, assegure-se de consultar com o seu dentista com regularidade, para que possa controlar seus dentes com relação aos signos de desgaste.

Fonte: Oral B

quinta-feira, 3 de julho de 2014

Cuidado dental para os idosos

Nunca é tarde demais
Inclusive se você não foi constante no uso de fio dental durante os anos de sua infância ou adolescência (ou inclusive quando tinha vinte ou trinta anos), nunca é tarde demais para obter os benefícios do uso diário de fio dental.
Fatores de risco
O cuidado bucal em geral e o uso de fio dental em particular têm especial importância para os adultos idosos, dado que estão em situação de risco aumentado de doença das gengivas devido a diversos fatores:
  • •Envelhecimento geral. Inclusive se você tem uma boa saúde geral, à medida que envelhece começará o recesso de suas gengivas. O uso diário de fio dental contribui para promover a saúde de suas gengivas e freará este recesso.
  • Osteoporose. A osteoporose é comum em adultos de idade média e em idosos. As investigações demonstram que a saúde oral pode estar relacionada com osteoporose de várias formas. Os estudos demonstraram que a doença periodontal pode ser um indicador de osteoporose subjacente, e os estudos em mulheres com osteoporose demonstraram que elas apresentam maior risco de doenças nas gengivas.
  • Boca seca. A boca seca, ou xerostomia é um problema do cuidado dental que pode passar sem ser detectada em adultos idosos, porque eles não observam esse fato por si mesmos e não o mencionam aos seus médicos ou dentistas. A boca seca pode incrementar o risco de doença das gengivas porque não existe suficiente saliva para eliminar por lavagem as bactérias e partículas de alimento que podem provocar a doença das gengivas, se permitida sua acumulação. Certos tipos de medicamentos, inclusive os antidepressivos e alguns anticonvulsivantes, podem contribuir para causar boca seca. Leia os possíveis efeitos secundários de todos os medicamentos que você toma, e se a boca seca estiver na lista, seja cuidadoso com a escovação dos dentes e com o uso de fio dental.
  • Síndrome de Sjögren. Este transtorno autoinmune pode acontecer em qualquer idade, mas é mais freqüente em mulheres menores de 40 anos. Os dois sintomas mais comuns são olhos e boca extremamente secos. Se você tiver síndrome de Sjögren, a falta de saliva incrementa o risco de cárie, e é importante escovar os dentes depois de cada comida, e usar fio dental pelo menos uma vez ao dia. O profissional dentista também pode sugerir um enxágue antimicrobiano para ajudar a manter as bactérias afastadas.
Não viva no passado
Alguns adultos podem estar preocupados com o perigo de perder os dentes porque não prestaram atenção à higiene oral no passado. Embora os antecedentes de higiene oral inadequada incrementem o risco de perda de dentes, o cuidado preventivo da saúde oral pode reduzir esse risco. Os resultados de um estudo de 736 homens adultos demonstraram que os que tinham hábitos de cuidado oral saudáveis, inclusive uma combinação de escovação de dentes, uso de fio dental e consultas regulares ao dentista, tinham maior probabilidade de manter seus dentes à medida que envelheciam, em relação aos que não seguiam tais hábitos. Os homens com antecedentes mais prolongados de saúde oral adequada tinham maior probabilidade de manter os dentes, mas inclusive os que seguiam uma rotina constante de saúde oral durante um período mais curto tinham menos probabilidade de perder dentes, em relação aos que não seguiam uma rotina constante de cuidado bucal.
A tecnologia facilita o uso de fio dental
Para os adultos idosos pode ser mais difícil o uso diário de fio dental. Se você ou algum conhecido idoso tem problemas para usar fio dental padrão, prove com um aparelho elétrico que limpa entre os dentes e estimula as gengivas, e facilita o uso feito por mãos instáveis ou fracas.
Inclusive se você não tem todos os seus dentes, o cuidado oral é importante. Para os adultos idosos que preferem o uso de um fio dental em lugar de um aparelho elétrico, o fio dental esponjoso pode ser uma boa escolha, pois está fabricado em fibra de náilon que se estira e ocupa os espaços entre os dentes. Desta maneira, pode limpar as partículas de alimento destes espaços melhor que o fio dental padrão. O fio dental esponjoso também pode ser uma boa opção para adultos que têm pontes, ou outros tipos de dispositivos dentais.
Envelhecer com confiança
A saúde oral é um fator importante no envelhecimento saudável. A manutenção da saúde dos dentes e das gengivas significa impedir que as bactérias encontrem uma via para ingressar na corrente sangüínea para causar infecções. O uso diário de fio dental fornece a você (ou a quem cuida de uma pessoa idosa que requer ajuda) uma oportunidade de examinar os lábios, as gengivas, os dentes e a língua com relação a qualquer problema, por exemplo aftas, gengivas sangrantes ou dentes soltos ou danificados. A detecção precoce de problemas é chave para reduzir o risco de sofrer transtornos graves tais como gengivite, que poderiam conduzir à perda de dentes, se não forem tratados.

Fonte: Oral B

quarta-feira, 2 de julho de 2014

Como manter a saúde bucal de seus filhos em cada estágio: dicas e orientações da Dra. Salzer


Dicas e Recursos da dentista Dra. Jennifer Salzer
Muito prazer. Sou a Dra. Jennifer Salzer, da Faculdade de Odontologia da Universidade de Nova York, e com consultório particular em Manhattan. As férias estão chegando e sabemos muito bem o que vem com elas – muito sorriso em toda parte, mas também muita bala, sorvete... enfim, muito doce. A cárie é a doença crônica infantil mais comum e por isso é muito importante ensinar às crianças desde cedo a manter uma boa saúde bucal, principalmente durante as férias e datas associadas ao consumo de doces, como é o caso do dia das Bruxas e da Páscoa. As crianças passam por diferentes fases durante a infância, cada qual com necessidades específicas no que se refere à saúde bucal, e os pais devem incentivar os bons hábitos desde que os filhos são pequenos. Vou dar a seguir orientações e dicas para conservar o bom estado de saúde bucal em todos os estágios do desenvolvimento da criança.
Dicas para higiene bucal - 1º Estágio (4 a 24 meses)
• Para evitar a formação de placa, que é uma massinha branca cheia de bactérias que se deposita nos dentes e provoca cárie, os pais devem começar a limpar regularmente a gengiva do bebê recém-nascido com um paninho úmido depois de todas as mamadas (no peito ou na mamadeira).
• Quando aparece o primeiro dentinho, os pais devem escová-lo durante dois minutos duas vezes ao dia com uma escova de dentes infantil de cerdas bem macias e cabeça emborrachada, e com uma quantidade mínima de pasta de dente sem flúor.
o A escova Oral-B 1º Estágio possui cerdas próprias para bebê e cabeça larga, para massagear a gengiva de forma bem suave.
• Os pais devem perguntar ao pediatra quando devem levar o filho ao dentista, mas a regra geral é: “Primeira consulta no primeiro aniversário.” Depois, a cada seis meses, para acompanhamento do desenvolvimento dos dentes.
Dicas para higiene bucal - 2º Estágio (2 a 4 anos)
  • A partir dos dois anos a criança deve usar pasta de dente com flúor para evitar as cáries durante o desenvolvimento dos dentes.
  • A pasta Oral-B Estágios protege contra as cáries de modo eficaz com sua fórmula em gel suave e com diversos sabores que agradam as crianças.
  • Supervisione a escovação da criança até ela aprender a escovar corretamente. O recomendado é gastar dois minutos escovando os dentes, prestando bastante atenção naqueles que são os principais responsáveis pela mastigação e nos dentes de trás, que é onde as cáries começam a se formar. Sei que a limpeza dos dentes aborrece as crianças, então deixo aqui algumas idéias para tornar a tarefa um pouco mais divertida:
    • Use escova do tipo da Oral-B 2º Estágio, que é própria para a criança pequena que está aprendendo a escovar e cujos dentinhos estão ainda em crescimento. Seu desenho permite alcançar efetivamente todos os dentes, com sua cabeça estreita e cerdas de padrão simples e um grupo de cerdas mais compridas na extremidade (“Power Tip”).
    • Escove seus dentes ao mesmo tempo, para dar o exemplo. Assim seu filho vai aprender observando e imitando o que você faz.
    • Cante ou coloque para tocar uma musiquinha que ele goste durante os dois minutos de duração da escovação, ou então recite versinhos para distraí-lo.
    • Quando a criança já tem dois anos, os pais precisam começar a pensar muito no impacto dos hábitos de alimentação/nutrição não só sobre a saúde bucal e como sobre sua saúde de modo geral. Para criar bons hábitos, é preciso restringir o consumo de bebidas doces, incentivar o abandono da mamadeira e do copinho com bico e oferecer sempre à criança comida saudável, tanto nas refeições principais quanto nas intermediárias.
Dicas para higiene bucal - 3º Estágio (5 a 7 anos)
• A partir dos 5 anos começam a nascer os dentes molares permanentes da criança e é importante o uso da escova e pasta de dente com flúor.
o A escova Oral-B 3º Estágio é própria para escovar esses molares permanentes e para as áreas mais sensíveis dos dentes de leite que caíram. Suas cerdas têm formato côncavo que envolve cada dente, com um grupo de cerdas mais compridas na extremidade (“Power Tip”) que alcança facilmente as laterais e a parte de trás dos dentes do fundo.
o A partir dos 5 anos começam a nascer os dentes molares permanentes da criança e é importante o uso da escova e pasta de dente com flúor.
o A escova Oral-B 3º Estágio é própria para escovar esses molares permanentes e para as áreas mais sensíveis de dentes de leite que caíram. Suas cerdas têm formato côncavo que envolve cada dente, com um grupo de cerdas mais compridas na extremidade (“Power Tip”) que alcança facilmente as laterais e a parte de trás dos dentes do fundo.
Dicas para higiene bucal - 4º Estágio (acima de 8 anos)
• Crianças a partir dos oito anos de idade usam pasta de dente com flúor e escova projetada para uma mistura complexa de tamanhos de dentes – permanentes e de leite.
• A escova Oral-B 4º Estágio alia cerdas cruzadas, para limpeza, cerdas massageadoras para os espaços sem dente e extremidade com cerdas mais alongadas (Power Tip) para alcançar e limpar os dentes de trás.

Fonte: Oral B

terça-feira, 1 de julho de 2014

Escassez de saliva? Preste especial atenção à eliminação da placa

woman drinking water
A saliva cumpre uma importante função na boca. Para começar, ajuda a eliminar as partículas de alimento. Mas também ajuda a prevenir as cárie dental e a infecção, ao eliminar a placa por lavagem e impedir que as bactérias causadoras de doença se acumulem nos dentes e nas gengivas. Mas a saliva sozinha não pode fazer todo esse trabalho. Portanto, é importante que você elimine a placa mediante a prática de uma higiene oral adequada, que implica o uso diário correto de fio dental e a escovação dos dentes duas vezes por dia.
A maioria de nós não pensa na umidade da boca até que ela fica seca. Diversas condições patológicas podem causar boca seca, também denominada xerostomia, inclusive as seguintes:
  • Tratamentos de câncer. SE você tem qualquer tipo de câncer na cabeça ou no pescoço e recebe radioterapia, a boca seca é um efeito secundário comum, dado que a radiação danifica as glândulas salivais, além de destruir o câncer. Alguns medicamentos usados para tratar câncer de qualquer parte do organismo também podem causar boca seca.
  • Medicamentos sob prescrição. Centos de medicamentos de uso comum, inclusive muitos agentes antidepressivos e medicamentos anti-hipertensivos, podem contribuir para o aparecimento da secura de boca. Se você tomar medicamentos que parecem lhe fazer sentir a boca seca, seja especialmente cuidadoso com a escovação dos dentes e o uso adequado de fio dental.
  • Dano nos nervos. Alguns tipos de lesões na cabeça ou no pescoço podem danificar os nervos específicos que estimulam a produção de saliva pelas glândulas salivais.
  • Doença crônica. A diabetes, HIV/AIDS e a doença de Parkinson estão entre as doenças que podem contribuir à secura de boca crônica.
  • Uso de fármacos. As metanfetaminas foram associadas à boca seca.
Os sintomas de secura de boca crônica incluem lábios partidos, língua seca, sensação ardente ou pegajosa na boca, lesões ou infecções da boca, e dificuldade para sentir o sabor das comidas, mastigar, tragar ou falar.
A boca seca é comum em adultos idosos, e as investigações demonstraram que tem um impacto negativo sobre a qualidade de vida, devido às moléstias associadas com os sintomas. Os achados de uma revisão de dez anos publicada no Journal of the American Dental Association em 2007 sugerem que a detecção precoce dos signos de boca seca em pessoas idosas pode ajudar a prevenir a acumulação de placa e as possíveis cáries dentais, e inclusive a doença grave das gengivas que pode surgir, se a condição fica sem tratar. Pergunte aos seus amigos e familiares de idade avançada se experimentaram sintomas de boca seca e ajude-os a seguir uma rotina constante de cuidado oral, ou assegure-se de que quem os cuida os ajudem no cuidado oral, se for necessário.
Algumas pessoas idosas sofrem a síndrome de Sjögren, uma doença autoimune caracterizada por extrema secura dos olhos e da boca. A síndrome de Sjögren aparece em adultos idosos e é mais comum em mulheres que em homens. Ainda se desconhece a causa exata, mas se você ou alguém que conhece desenvolve síndrome de Sjögren, é extremamente importante que preste atenção à secura de boca. Inclusive aqueles que têm extensos antecedentes de higiene dental podem desenvolver cárie dental devido à excessiva falta de saliva que acompanha esta condição patológica.
Uma revisão do Journal of Dental Research em 2008 achou que os adultos com síndrome do Sjögren têm maior risco de cárie dental e perda de dentes, em parte devido à falta de saliva e em parte devido a mudanças na composição da saliva, que resulta menos capaz de combater as bactérias causadoras de placa.
Não há uma estratégia comum a todos para tratar a síndrome de Sjögren ou a secura de boca, embora a investigação preliminar sugere que no futuro poderia ser possível algum tipo de terapia gênica.
A melhor forma de tratar a boca seca implica o manejo dos sintomas e a prática adequada da higiene oral. Se você padece síndrome de Sjögren ou de secura de boca causada por doença, medicamentos ou outros fatores, pode aliviar os sintomas bebendo água freqüentemente durante o dia, ou chupando caramelos duros sem açúcar ou mascando balas de goma sem açúcar, para estimular o fluxo de saliva. Também evite o tabaco e o álcool, que podem contribuir ao aparecimento da boca seca e piorar a secura de boca crônica.
Mas lembre que nenhuma destas estratégias é um substituto de uma exaustiva rotina de cuidado oral. Isto implica a escovação de dentes três vezes por dia (ou com maior freqüência se comer petiscos pegajosos ou açucarados) e as consultas regulares a um dentista ou higienista dental para efetuar uma limpeza profissional.

Fonte: Oral B