terça-feira, 28 de outubro de 2014

Babosa: conheça seus inúmeros benefícios à saúde e à beleza da mulher

Ela está presente em fórmulas de xampus, condicionadores, loções, hidratantes corporais e pode ser usada ainda em receitas caseiras.
Provavelmente você já ouviu falar, algum dia, sobre babosa (também conhecida como Aloe vera). Ela está presente em fórmulas de xampus, condicionadores, loções pós-sol, hidratantes etc. Porém, a verdade é que a maioria das pessoas não sabe a forma correta de usar a babosa e nem quais benefícios ela, de fato, oferece. Abaixo você tira todas as suas dúvidas sobre o assunto:

O que é babosa e quais são seus benefícios?
A babosa é uma planta medicinal, também conhecida como Aloe vera, que cresce espontaneamente na região nordeste do Brasil e pode chegar a 1 metro de altura. “Ela é cultivada para fins medicinais, cosméticos e ornamentais”, destaca a profissional.
A hairstylist Ana Paula Nesi, do Studio de Beleza Sonia Nesi, comenta que a babosa é conhecida como “a planta da beleza”, pois é muito completa: “possui dezoito aminoácidos essenciais à formação da proteína. Além disso, é rica em vitamina A, C, E, B1, B2, B3, B6, B12 e B13. Possui propriedades hidratantes, com ação regeneradora, desintoxicante e revigorante”, diz.
As propriedades cicatrizantes e antimicrobianas da babosa. “Ela é muito conhecida por seus benefícios estéticos. O gel encontrado na parte interna das folhas tem poder acelerador e regenerativo das células da pele. Por isso, a planta é muito utilizada em cremes, loções e pomadas, já que seus ativos potencializam a hidratação e a cicatrização, atuando contra o envelhecimento precoce da pele”, explica.
Os nutrientes presentes no gel da babosa têm grande valor nutricional e, em sua composição, apresentam: manganês, magnésio, cálcio, ferro, zinco, selênio, vitaminas (complexo B, C e E) – com propriedades antioxidantes.




Abaixo você conhece ainda usos surpreendentes da Aloe vera e mais bons motivos para adorá-la:
1. Tratamento de queimaduras leves e queimaduras solares: como o gel tem efeito refrescante, hidratante e cicatrizante, você só precisa abrir uma folha e esfregar o interior sobre sua pele para encontrar alívio imediato. É realmente uma ótima loção pós-sol!
2. Alívio nas picadas de insetos: os efeitos anti-inflamatórios e refrescantes da babosa ajudam e muito a aliviar a coceira de picadas de insetos.
3. Massagem relaxante: presenteie-se com uma massagem corporal relaxante. Basta passar a parte interna da folha de babosa sobre o corpo antes do banho.
4. Esfoliação para os pés: misture meia xícara de farinha de aveia, meia xícara de farinha de milho, quatro colheres de sopa de gel de Aloe vera e meia xícara de loção corporal sem cheiro. Massageie seus pés com a mistura e depois enxague.
5. Alívio para bolhas: passe um pouco do gel de babosa sobre bolhas que se formam, por exemplo, nos pés, para um alívio e uma cicatrização mais rápidos.
6. Hidratação da pele: o gel da babosa pode ser uma excelente opção de hidratante natural para quem tem a pele seca.
7. Prevenção de cicatrizes e estrias: basta utilizar o gel de babosa em áreas do corpo mais propensas a isso, como pernas, barriga, glúteos.
8. Tratamento de verrugas: em alguns casos, aplicar gel de babosa pode ajudar a diminuir uma verruga.
9. Ajuda no crescimento dos cabelos: basta massagear o gel de babosa no couro cabeludo, deixando-o agir por 30 minutos e, depois, enxaguar.
10. Remoção de maquiagem: aplique um pouco do gel no rosto, tomando cuidado com os olhos e depois enxague.
11. Alívio nos sintomas da asma: ferva um pouco de água com o gel da babosa em uma panela e respire o vapor para aliviar os sintomas da asma.
Gostou das dicas? Agora você já conhece os inúmeros benefícios que a babosa pode oferecer. Mas lembre-se: se optar por consumi-la, o suco de Aloe vera deve ser adquirido em lojas especializadas e fabricantes confiáveis. Receitas caseiras neste sentido são totalmente contraindicadas já que a casca externa da babosa contém substâncias tóxicas.

Por:http://www.dicasdemulher.com.br

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Evite os oito maiores erros de beleza que detonam a pele no verão

Quem passa protetor solar antes de se expor ao sol, tem a depilação em dia e faz tratamentos estéticos está garantindo uma pele linda e saudável durante todo o verão, certo? Não é bem assim. Na falta de informação ou na pressa ao tomar os cuidados necessários, você pode cometer um deslize aqui ou ali que mal percebe, mas que deixa a pele com manchas, acne, irritações e outros incômodos. Mesmo o simples hábito de usar protetor solar precisa de mais atenção. Passe ileso de problemas de pele no verão eliminando da rotina oito erros apontados por dermatologistas. 

Erro: esquecer o filtro solar nos dias nublados

Ir à praia ou piscina sem passar protetor solar só porque o sol está escondido entre as nuvens é um perigo. Você não vê, mas a radiação UVA vinda do sol ataca a sua pele mesmo assim. "Tendo o cuidado de aplicar diariamente o protetor solar, mesmo em dias chuvosos e nublados, você evita manchas, vasinhos e rugas", afirma a dermatologista Carolina Marçon, da clínica DSkin, em São Paulo. Isso vale para quando estiver na cidade e, principalmente, na praia naqueles dias em que você acha que não tem sol, mas mesmo assim arrisca por o pé na areia ou dar um mergulho.

Erro: fazer peeling químico no verão

Você até pode fazer o procedimento, desde que passe os dias seguintes dentro de casa, sem poder sair nem por cinco minutinhos na varanda. Difícil, não é? Fugir do sol no verão é praticamente impossível. O peeling químico é o mais agressivo da modalidade, descamando a pele e a deixando sensível demais, sendo preciso evitar a exposição solar. "Esse tratamento também não é recomendando quando o paciente não pode ter suporte médico, o que acontece muito no verão por causa das viagens de férias", conta a dermatologista Erica Monteiro, da Unidade de Cosmiatria, Cirurgia e Oncologia (UNICCO) do Departamento de Dermatologia da Unifesp.

Erro: passar protetor do corpo no rosto

Esse mau hábito é grave, principalmente, se a sua pele for mista ou oleosa. "Filtros para o corpo são mais oleosos e engordurados, podendo provocar obstrução dos poros da pele", explica a dermatologista Erica. O resultado é o aparecimento de indesejáveis cravinhos e espinhas. A médica conta que filtros formulados para o rosto têm uma composição mais leve, livre de óleos. Prefira as fórmulas oil free, sérum (loção muito fluida e leve) ou gel.

Erro: passar a lâmina no dia de pôr o biquíni

Deixar para a última hora a preparação do corpo antes de curtir o sol, a piscina e a praia é um erro e tanto: ao passar a lâmina, você pode causar micro ferimentos que ardem e irritam com a água do cloro, água do mar e areia. Mesmo o atrito do biquíni na área depilada já pode causar irritação e coceira. "Esses ferimentos podem até facilitar a entrada de bactérias ou outros microrganismos que estejam no ambiente", alerta Erica Monteiro. Programe-se para usar a lâmina pelo menos um dia antes. No caso de uma emergência, é preferível apelar para o creme depilatório que, ao contrário da lâmina, não provoca micro cortes. Além disso, se a depilação for feita com cera, jamais esqueça de lavar muito bem o local. Mas, em todos os casos, o uso de filtro solar na região é indispensável para evitar as indesejáveis manchas do sol.

Erro: lavar o rosto várias vezes por dia

Procure outras formas de se refrescar no calor do que jogando água no rosto toda hora. A dermatologista Erica conta que esse hábito deixa a pele sem o manto de hidratação natural, ficando mais ressecada e sensível. "Lavar uma vez ao dia, com loção de limpeza suave, é o mais indicado para quem já tem a pele seca, diz a médica da Unifesp.

Quem tem pele oleosa também deve ter cuidado ao enxaguar demais o rosto. Segundo Erica, lavar duas vezes ao dia é suficiente: "Mais do que duas vezes fará com que a pele ?entenda? que a superfície está seca demais e produza muito mais oleosidade para compensar, provocando o efeito que chamamos de oleosidade rebote".

Erro: não repassar filtro solar no buço

A dermatologista Carolina explica que a pele na região do buço é mais sensível e reativa, ou seja, mais suscetível a manchas. "O suor é mais intenso nessa área do que no restante do rosto e o protetor apresenta menor fixação devido aos movimentos da boca, uso de guardanapo e contato com líquidos ingeridos", explica a médica. Por isso, é muito importante reaplicar mais vezes o protetor solar nessa área, evitando o escurecimento da pele. 

Erro: fazer tratamento a laser depois de tomar sol

Depilação a laser e lasers direcionados ao tratamento de manchas funcionam identificando a cor mais escura do pelo ou da mancha. Uma pele bronzeada tem mais quantidade de pigmento, chamado melanina. "Esse pigmento vira alvo do laser, aumentando o risco de queimaduras, manchas e cicatrizes", explica Carolina Marçon. Além disso, a dermatologista conta que a pele bronzeada tem muito mais tendência a ficar escura diante de uma reação inflamatória porque as células que produzem melanina ficam mais ativas, favorecendo ainda mais o aparecimento de manchas. 

Erro: deixar de lado o protetor solar na cidade

O protetor deve ser passado mesmo que você só vá ao trabalho ou dê um passeio de carro. Os poucos minutos que seus braços, pescoço e rosto ficam expostos ao ar livre já são suficientes para serem atingidos por raios UVA, por mais que você não sinta a sua pele queimando como nos dias de sol escaldante na praia. "Vale lembrar que o uso diário de protetor pode reduzir em até 85% as chances de desenvolver câncer de pele", diz Carolina Marçon. Para garantir a proteção, passe de manhã antes de sair de casa e reaplique na hora do almoço - a radiação solar desestabiliza e inativa diversos componentes do fotoprotetor, sendo preciso passá-lo novamente. 
Por: http://www.minhavida.com.br/beleza

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Laser CO2 fracionado: prós e contras do tratamento que elimina rugas e manchas da pele

Além de ser usado com essas finalidades, ele também auxilia em cirurgias como a ninfoplastia e blefaroplastia

O que é laser CO2 fracionado

O laser CO2 é um ablasivo, ou seja, que provoca uma queimadura na pele, que ao cicatrizar, estimula a produção de colágeno e também uma retração da pele, causando esticamento e melhora das rugas finas. Porém, como seu alvo é a água, não há tanto risco que ele atinja a derme, se concentrando na epiderme (camada mais superficial da pele). Resumindo, ele remove camadas inteiras da pele, em uma profundida programada por quem o está operando. 
Porém, como sua recuperação é muito lenta, afinal uma área grande de pele é lesionada, e a chance de causar manchas é muito maior, criaram a tecnologia dolaser CO2 fracionado, em que o raio único é dividido em diversos microrraios, atingindo a pele mais profundamente e em regiões menores. Dessa forma, ele faz pequenas lesões, deixando microáreas de pele intactas misturadas com áreas em que o laser atuou, causando menos agressão à pele e trazendo uma recuperação muito mais rápida. 

Indicações do laser CO2 fracionado

O laser CO2 fracionado é indicado para pessoas que buscam rejuvenescimento da pele, remoção de cicatrizes em geral (como de acne) e estrias, ou o fim daflacidez. Ele é excelente para rugas, pois consegue atingir diversas superfícies da pele, nivelando sua estrutura. Além disso, como o laser CO2 total, ele estimula a produção de colágeno nas áreas em que agride a pele, dando a elas uma aparência mais jovem. 

Como o laser CO2 fracionado é usado

O tratamento é necessariamente em consultório. Algumas vezes usam-se cremes anestésicos na região que será tratado trinta minutos antes, para que façam efeito até o momento da aplicação do laser. Os olhos do paciente são protegidos e a sessão começa. Trata-se a pele de forma completa, não deixando nenhuma área sem tratar. 

Sessões

O número de sessões varia de acordo com os objetivos do paciente, e podem ser de duas até cinco sessões. A periodicidade também varia de acordo com a indicação, e vai de 45 dias até três meses, de acordo com a orientação do médico. 
No geral, a melhoria na pele causada pelo laser CO2 é duradoura, mas como o envelhecimento é um processo constante, no geral é necessária a reavaliação com o médico anualmente ou mesmo a cada seis meses, para verificar a necessidade de reaplicação desse laser. 
Cada sessão dura de 20 a 30 minutos, e se for contato o tempo de aplicação dos cremes anestésicos, leva-se uma hora no total. 

Profissionais que podem fazer

Por se tratar de um laser ablasivo, ou seja, que pode provocar danos na pele, o ideal é que o procedimento seja feito por um médico dermatologista ou cirurgião plástico, que saberão manejar melhor essa tecnologia. 

Cuidados antes do laser CO2 fracionado

Algumas vezes é necessário fazer um tratamento preventivo com seu dermatologista para herpes e bactérias sete dias antes da aplicação do laser. Antes da sessão, a pele precisa estar complete limpa e desengordurada. Também é importante que a pele não esteja bronzeada. Já o uso de ácidos e cremes é permitido até 2 dias antes do procedimento. 

Cuidados após o uso do laser CO2 fracionado

É muito comum o paciente apresentar eritema (ou seja, vermelhidão) e inchaço na pele após o uso do laser CO2 fracionado. O edema pode durar até 15 dias, enquanto a cor vermelha pode durar até 45 dias. Por isso mesmo, pode-se fazer o uso de LED para melhor cicatrização e mais rápida recuperação. É comum também o uso de cremes prescritos pelo médico. 
Como a pele está mais sensível, não se deve esquecer o uso do protetor solar rotineiramente, com fator mínimo de proteção 30 que deve ser reaplicado a cada 3 horas. 

Contraindicações

O laser CO2 fracionado é contraindicado em pacientes com pele negra ou tendência a cicatrizes queloides, pessoas com vitiligo, lúpus e outras doenças fotossensíveis, herpes em atividade ou outras infecções na pele. Além disso, ele não deve ser feito em pessoas que usam medicamentos fotosensibilizantes, anticoagulantes orais e a isotretinoína para tratamento da acne. Pacientes com problema de cicatrização hipercrômica (cicatrizes escuras) ou hipocrômicas (cicatrizes claras) também devem ser avaliados.

Grávida pode fazer?

O procedimento não é indicado para grávidas, já que não há estudos que comprovem a segurança para elas. 

Possíveis complicações

Como a pele fica sensível com esse tipo de tratamento, há o risco de infecções. Além disso, o processo pode muitas vezes gerar cicatriz, queloides ou mesmo manchas - como a pele do brasileiro é uma mistura do europeu com o africano e o índio, mesmo quando ela é branca, tem uma grande capacidade de pigmentação, o que torna esse último problema mais comum. Além disso, outra complicação possível é vermelhão (eritema) persistente na pele. 

Antes e depois do laser CO2 fracionado

É possível notar que a pele fica com mais viço, reduzindo os poros e melhorando a textura. Com o tempo, percebe-se melhora nas rugas e manchas da pele, mas a melhora não é tão visível quanto a causa pela laser CO2 total. 
Por: http://www.minhavida.com.br 

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Power Shape e seus benefícios

Celulte, gordura localizada e flacidez da pele são, sem dúvida, os grandes vilões da beleza feminina. Qual é a mulher que não sonha em acabar com estes problemas estéticos de uma só vez? Por incrível que pareça, isso já é possível. Depois da famosa tecnologia que utiliza infravermelho, radiofrequência e sucção, a nova arma a favor das mulheres é o Power Shape Platform, que associa seis diferentes tecnologias em um único aparelho, como ultrassom cavitacional, quatro sistemas de pulso para o sistema de vácuo (endermologia) e radiofrequência multipolar e tripolar. Dessa forma, ativa a circulação sanguínea, estimula a produção de colágeno e fibras elásticas e dá efeito tensor na pele, diminuindo as células de gordura e promovendo a redução de até 3 cm numa única sessão.
Power Shape - Vitaclin Estética e Bem-EstarA grande novidade é que a nova tecnologia do Power Shape Platform permite que se tenha uma maior potência e diferentes pulsações, possibilitando um tratamento com vários efeitos e resultados mais precisos. “A radiofrequência combinada com a sucção a vácuo (endermologia) prepara a pele, deixando-a mais lisa e uniforme, o que facilita a penetração do laser até a camada de gordura. O tratamento reduz medidas da cintura, coxas, flancos e abdome. As células de gordura se dissolvem, enquanto as fibras de colágeno, que são responsáveis pela sustentação da pele, se multiplicam”, explica a fisioterapeuta Dra. Ana Paula Longo Torres, da Clínica Vitaclin.
Para a  flacidez, o Power Shape Platform é muito eficaz nas laterais das costas, nos flancos, no abdome, glúteos, nas partes internas dos braços e das coxas, ele é muito utilizado também para melhorar o contorno do rosto e diminuir as ‘papadinhas’.  “O tratamento com esta nova tecnologia favorece os glúteos, que ficam mais firmes e elevados”, acentua a fisioterapeuta.
A nutricionista Giliane Nassif, de 23 anos, ficou surpresa com os resultados do Power Shape Platform já na primeira sessão. “Perdi 2cm de abdome, fiquei com mais cintura e a pele da barriga está mais lisa e uniforme”, conta. Segundo a jovem, o aparelho dá a sensação de uma massagem mais forte, porém, é indolor. “O vácuo pressiona a pele, mas a sensação é gostosa”, acentua.
Como funciona o POWER SHAPE Platform

A radiofrequência combinada com o laser de baixa energia aquece o tecido numa profundidade de 5 a 10 mm com o objetivo de aumentar o metabolismo da gordura e estimular o colágeno, melhorando assim a aparência da pele e o contorno corporal. O sistema de sucção associado à drenagem por roletes tornam a pele lisa para maior penetração da energia do laser e aumento da circulação sanguínea. Isso permite a redução do volume da célula de gordura na hipoderme (camada de gordura) e deixa a pele mais uniforme.

Por: http://revistacorpore.com.br