quinta-feira, 28 de maio de 2015

Laser




As aplicações de laser durante um tratamento geralmente são feitas a cada 30 ou 40 dias, em média. Porém o tempo que vai demorar para os pelos sumirem também é relativo, pois depende da região do corpo a ser depilada, do tipo de laser empregado, da produção de hormônios, da cor da pele e da cor dos pelos. Pode variar de 5 a 8 sessões, em média, para os pelos sumirem, mas pode ser necessário até 12 sessões. "Áreas como virilha e axila, que têm pelos mais grossos e escuros, respondem melhor ao método, o que pode abreviar o tempo de duração do tratamento para três sessões. Já pernas e face, regiões onde os pelos são mais claros, a previsão é de cinco sessões. Mas vale ressaltar que essa é uma estimativa, os resultados são individuais e em algumas pessoas esse número de sessões estimado pode ser menor e em outras, maior", destaca Sara Bragança. "Uma vez concluído o tratamento, a manutenção pode ocorrer a cada quatro ou seis meses", complementa Juliana Castro.No período pós-procedimento normalmente não há dor, mas é comum a pele ficar vermelha e em alguns casos, irritada, principalmente nas pessoas mais sensíveis. Mas essa sensação desaparece depois de algumas horas e pode ser amenizada com a aplicação de água termal e cremes à base de corticoides ou calamina na região tratada, para acalmar.  



Na hora do contato do laser com a pele o que se sente é uma leve queimação. "À medida que se aumenta a potência do laser fica mais dolorido. Não chega a ser insuportável, é um desconforto, como acontece com as depilações com cera quente e fria", relata o dermatologista Agnaldo Mirandez. "Os melhores equipamentos para depilação são os mais dolorosos. Para se obter uma depilação eficaz a raiz do pelo precisa ser aquecida a uma temperatura mínima de 60ºC e isso causa dor. Para minimizar esse desconforto alguns fabricantes desenvolveram soluções anestésicas como anestésicos tópicos, gelo em forma de rolos, criogênio em spray e equipamentos de crioterapia", justifica a especialista em medicina estética, Juliana Castro Moraes, da Clínica Vitalle. "O mais usado é o anestésico tópico, que deve ser aplicado 30 minutos antes da sessão", lembra a dermatologista Sara Bragança.

Fonte: http://mulher.uol.com.br


quarta-feira, 27 de maio de 2015

Flacidez


Quando o objetivo é deixar a pele mais firma de um jeito rápido e eficiente, os tratamentos estéticos podem dar aquela força. Vale lembrar que flacidez de pele e de músculo são diferentes: a primeira é caracterizada por uma frouxidão no tecido e surge por vários motivos, como excesso de sol, gravidez, efeito sanfona e o próprio envelhecimento natural, que geralmente começa após os 30 anos. Já a do músculo surge principalmente pela falta de atividade física, além da passagem do tempo.  "Os dois tipos podem ocorrer juntos ou separados", explica Jardis Volpe, dermatologista de São Paulo. Antes de iniciar um tratamento, é importante fazer uma avaliação médica para checar qual técnica é mais indicada para o seu caso. Confira, a seguir,cinco boas opções. 

Top de linha Equipamento de radiofrequência de última geração que tem tecnologia tripolar.  Como atua: no corpo, são utilizadas duas ponteiras (uma grande e uma média) que aquecem tanto a superfície quanto as camadas mais profundas da pele. O calor estimula a produção de colágeno, aumentando a firmeza, além de melhorar o aspecto da celulite.  Onde usar: bumbum, joelhos, braços, abdômen e coxas. “O Apollo funciona em todos os graus de flacidez”, diz Paula Mônaco, fisioterapeuta do Espaço N.O., em São Paulo.  Número de sessões: em média, são indicadas oito sessões, uma vez por semana. O resultado aparece após a quarta. Cada uma delas dura 30 minutos. Quando terminar, é preciso fazer uma sessão por mês para manter o resultado.  Contraindicação: uso de marca-passo ou prótese metálica e gravidez.

Accent XL com ponteira Unilarge  Aparelho que une duas tecnologias: radiofrequência e ultrassom. Além de cobrir uma área maior, a nova ponteira concentra mais energia, o que acaba potencializando o resultado.  Como atua: “Ele aquece a pele, ativando a produção de colágeno e compactando a camada de gordura”, conta Jardis Volpe. Também acelera o metabolismo e faz uma drenagem linfática, o que ajuda a combater a retenção de líquidos.  Onde usar: em todas as áreas do corpo, inclusive mãos, panturrilhas e colo. Número de sessões: são necessárias de seis a dez, feitas quinzenalmente. Cada uma dura 20 minutos. É importante fazer uma sessão a cada três meses.  Contraindicação: doenças do fígado, problemas de coagulação sanguínea, gravidez, uso de prótese metálica ou marca-passo.  

Thermacool - Aparelho de radiofrequência.  Como atua: a sessão começa com um resfriamento superficial. Em seguida, a radiofrequência aquece as camadas mais profundas da pele, ativando a produção de colágeno. “O tratamento tem uma ação continuada: mesmo após seis meses do término, o colágeno continua sendo ativado”, diz Flávia Martelli, dermatologista de São Paulo. "O aparelho tem uma ponteira vibratória que diminui o desconforto e uniformiza a distribuição do calor", conta Roberta Bibas, dermatologista do Rio de Janeiro.  Onde usar: a ponteira de 16 centímetros quadrados permite o tratamento em áreas maiores como abdômen, coxas e braços.  Número de sessões: uma - o resultado surge após dois meses. Se preciso, pode ser reaplicado seis meses depois. Contraindicação: gravidez, uso de prótese metálica ou marca-passo.  

Near Infra Red (NIR) - Equipamento de infravermelho fracionado.  Como atua: o tratamento se concentra na superfície da pele, por isso é mais indicado para as magras, que têm flacidez cutânea sem gordura localizada. “A luz retrai a pele e estimula a fabricação de elastina e de colágeno”, explica Jardis Volpe. A técnica não causa desconfortos.  Onde usar: as áreas que apresentam melhores resultados são braços, bumbum, abdômen e coxas. Número de sessões: de quatro a seis, realizadas quinzenal ou mensalmente. Depois disso, é preciso submeter-se a uma sessão a cada três meses como manutenção. O resultado é visível após a quarta sessão, cada uma tem duração de 30 minutos.  Contraindicação: gravidez, uso de prótese metálica ou marca-passo.

Power shape - Combina três tecnologias no mesmo aparelho: laser, sucção a vácuo e radiofrequência.  Como atua: a radiofrequência e a sucção a vácuo preparam a pele para o laser, que rompe as células de gordura. As tecnologias associadas estimulam a produção de colágeno, melhorando a firmeza e a qualidade da pele, além de tratar a celulite. Onde usar: braços, parte interna das coxas, panturrilhas e abdômen.  

FONTE:http://mdemulher.abril.com.br/

terça-feira, 26 de maio de 2015

Entenda a Celulite

A celulite, ou a famosa aparência de “casca de laranja” nas coxas, quadris, nádegas é causada quando a gordura se acumula entre os cordões conjuntivos fibrosos que “amarram” a pele ao músculo subjacente. Quando as células de gordura se acumulam, empurram a pele, que é puxada para baixo pelos cordões fibrosos, criando uma superfície irregular ou ondulações, os populares “furinhos.Nos casos leves a celulite pode ser vista apenas quando a pele é comprimida – o “furinho” aparece na pele apertada. Já nos casos mais severos a pele perde a aparência lisa e apresenta áreas de “picos” e “vales”. A celulite é mais comum em torno das coxas e nádegas, mas pode ser encontrada nos seios, abdômen e braços também.

Os dermatologistas utilizam uma escala para avaliar o grau de gravidade das celulites. Nos últimos anos, uma nova escala para avaliar essa gravidade foi criada, chama-se Cellulite Severity Scale, e foi desenvolvida pelas Dras. Doris e Camile Hexsel e Taciana Dal Forno. Esta nova classificação avalia a celulite de forma mais objetiva, e já é reconhecida internacionalmente.

TRATAMENTO
  • Drenagem Linfática Manual – é uma técnica manual que restabelece a circulação da linfa e produz uma eliminação eficaz dos dejetos líquidos e toxinas.
  • Ultrassom – as ondas de ultrassom tem ação anti-inflamatória e podem romper a parede das células gordurosas.
  • Endermologia – este procedimento envolve o uso de um aparelho motorizado com dois rolos ajustáveis e uma sucção controlada. Como resultado desta ação, a circulação do sangue é aumentada e isso melhora a circulação e ao mesmo tempo ajuda na eliminação de toxinas e líquidos.
  • Intradermoterapia – essa técnica consiste em aplicar substâncias vasodilatadoras e enzimas em gotas nas regiões afetadas, para melhorar a função circulatória sanguínea e linfática.
  • Subcisão – é uma técnica cirúrgica empregada para descolamento de traves de fibrose da celulite e ajuda nas depressões fixas e mais profundas.

PREVENÇÃO

A celulite, ou a famosa aparência de “casca de laranja” nas coxas, quadris, nádegas é causada quando a gordura se acumula entre os cordões conjuntivos fibrosos que “amarram” a pele ao músculo subjacente. Quando as células de gordura se acumulam, empurram a pele, que é puxada para baixo pelos cordões fibrosos, criando uma superfície irregular ou ondulações, os populares “furinhos”.
A ocorrência da celulite é bem maior entre as mulheres do que entre os homens. De fato, oito em cada 10 mulheres têm algum grau de celulite. Isso ocorre porque a gordura se acumula nas coxas, quadris e nádegas – áreas comuns para a celulite. Também é mais frequente nas mulheres devido a estrutura das fibras do tecido conjuntivo da mulher, que é diferente da do homem, o que propicia o aparecimento da celulite.  Além disso, a celulite é mais comum com a idade, quando a pele perde parte de sua elasticidade.
O ganho de peso pode fazer com que a celulite fique mais visível, embora possa estar presente em indivíduos magros. A genética pode desempenhar um papel importante na tendência de se desenvolver celulite ou não.
A celulite não é uma condição médica grave, mas pode causar desconforto nas mulheres por causa da aparência que confere à pele. O problema fica mais evidente quando se usa roupa apertada, shorts curtos ou roupas de banho.

Nos casos leves a celulite pode ser vista apenas quando a pele é comprimida – o “furinho” aparece na pele apertada. Já nos casos mais severos a pele perde a aparência lisa e apresenta áreas de “picos” e “vales”. A celulite é mais comum em torno das coxas e nádegas, mas pode ser encontrada nos seios, abdômen e braços também.
Os dermatologistas utilizam uma escala para avaliar o grau de gravidade das celulites. Nos últimos anos, uma nova escala para avaliar essa gravidade foi criada, chama-se Cellulite Severity Scale, e foi desenvolvida pelas Dras. Doris e Camile Hexsel e Taciana Dal Forno. Esta nova classificação avalia a celulite de forma mais objetiva, e já é reconhecida internacionalmente.
A nova classificação avalia as principais características clínicas da celulite, sendo elas: A) número e profundidade de depressões; B) aspecto das áreas elevadas da celulite; C) Presença de lesões elevadas; D) Presença de flacidez; e E) graus da antiga classificação.
De acordo com a escala, cada um dos itens acima recebe uma pontuação de zero a três; e a soma total dos pontos, que pode chegar até 15, vai mostrar se a celulite é: leve (1 a 5 pontos), moderada (6 a 10 pontos); ou grave (11 ou mais pontos).
Além disso, de acordo com a nota de cada característica já é possível determinar como deve ser o tratamento mais eficaz. A utilização dessa nova escala define com maior precisão os graus de celulite, levando em consideração os detalhes clínicos mais relevantes para cada paciente.

O melhor tratamento para a celulite é aquele que irá se adequar ao seu tipo de pele, ao tipo e ao grau de celulite, que irá considerar a presença de flacidez e gordura localizada. E irá combater os agentes que causam a celulite seja sobrepeso, retenção de líquidos ou questões hormonais. É importante associar os tratamentos a uma alimentação equilibrada e à prática de exercícios físicos regularmente.
Mas há uma variedade de procedimentos que podem ser prescritos pelo dermatologista para melhorar a aparência da pele com celulite. Veja alguns:

É preciso conhecer as causas da celulite para melhor preveni-la. Mas de maneira geral, é fundamental manter uma dieta equilibrada, rica em fibras e pobre em gorduras saturadas animais, açúcares e sal em excesso. Ingerir bastante líquido e evitar bebidas alcoólicas e refrigerantes com açúcares também ajudam a prevenir celulites.
Já a prática regular de atividade física regular é importante para melhorar a circulação sanguínea e tonificar a pele. Neste caso, exercícios aeróbicos e localizados são interessantes.

Fonte: http://www.sbd.org.br

terça-feira, 19 de maio de 2015

O uso diário de fio dental é um componente importante na remoção da placa, mas muitas pessoas o evitam, devido a que esse procedimento é doloroso para elas. Mas o uso correto de produtos para fio dental pode facilitar a tarefa e torná-lo indolor.
Muitas pessoas pensam que o fio dental padrão é o único produto efetivo para o uso de fio dental. Mas há muitos produtos que cumprem com as necessidades das pessoas de todas as idades, com qualquer tipo de condição dental. Se uma destas condições se aplica a você, considere algumas opções especializadas de uso de fio dental:

  • Você tem gengivas sensíveis. Si você tem dentes e gengivas sensíveis que sangram com facilidade, escolha um fio dental suave, como Satin Floss de Oral-B, que se desliza com facilidade e em forma cômoda entre os dentes
  • Você usa braquetes. Si você usa braquetes ou prótese, isso não significa que não possa usar fio dental.Prove com um fio dental especializado, tal como Super Floss de Oral-B, que tem um extremo rígido que você pode passar por debaixo do arame principal dos braquetes, e um componente esponjoso que se desliza com facilidade entre os dentes
  • Você tem um filho. Es importante ensinar às crianças os benefícios do uso de fio dental desde que elas são pequenas. Você pode começar a ensinar às crianças a usar fio dental aos 5-7 anos, mas muitas crianças não se entusiasmam com a idéia e se queixam de que o uso de fio dental os machuca ou é difícil. Prove uma ferramenta de uso de fio dental fácil de ser usada pelas crianças, por exemplo Oral-B Stages, desenhada para ser fácil de manejar pelos meninos e que apresenta personagens agradáveis para eles
  • É difícil para você o manuseio do fio dental. Prove com um aparelho elétrico de uso de fio dental, como Oral-B Hummingbird. O aparelho elétrico é limpo e simples, especialmente se lhe desagrada colocar os dedos até o fundo da boca. E o aparelho elétrico proporciona a quantidade adequada de pressão para deixar a suas gengivas com uma agradável sensação de estimulação.

fonte: OralB

sexta-feira, 15 de maio de 2015

A Boa Higiene Bucal Previne Muitos Problemas

Entre os efeitos da má higiene bucal estão as cáries, a gengivite, a periodontite e a perda dos dentes. Felizmente, com os cuidados apropriados – como a limpeza correta e regular dos dentes – podemos prevenir a maioria desses problemas.

Se não limpamos bem nossos dentes todos os dias, corremos um grande risco de ter cárie. Seus sinais são aqueles furinhos visíveis nos dentes, dor ao mastigar e sensibilidade ou dor nos dentes.

Quando não retiramos regularmente os carboidratos da comida e da bebida que ingerimos, eles permanecem em contato com os dentes e servem de alimento para as bactérias responsáveis pela cárie. A placa começa a se formar sobre os dentes 20 minutos depois de comermos; portanto, quem gosta de beliscar toda hora precisa cuidar da limpeza dos dentes com mais freqüência, não apenas duas vezes por dia. Na verdade, essas bactérias estão praticamente sempre presentes na boca e a limpeza freqüente – além do baixo consumo de doces — acaba evitando a formação de cáries.
A Rotina Recomendada de Higiene Bucal


A boa limpeza dos dentes também evita que a cárie causada por bactérias progrida e se transforme em gengivite ou doença gengival.
Mantenha os dentes limpos e sem cáries seguindo uma rotina regular de escovação duas vezes por dia e uso diário do fio dental. Fora isso, vá ao dentista pelo menos uma vez por ano para fazer uma limpeza profissional e uma avaliação geral e assim detectar os problemas antes de eles se agravarem. Pode ser que o dentista recomende algum tipo especial de escova, fio dental ou antisséptico bucal para melhorar os resultados de sua rotina de higiene bucal diária.

Fonte: http://www.oralb.com

quinta-feira, 14 de maio de 2015

Cuide da pele na Primavera


Antes de tudo, é preciso entender que a pele é um órgão e não apenas um revestimento do corpo. Em função das temperaturas mais baixas e tempo seco do inverno, a tendência é que exista uma desidratação não habitual. Por isso, a primavera é o momento de reidratar a pele e cuidar de possíveis problemas advindos da estação anterior", explica a Dra. Anelisa Baungartner Lamberti, dermatologista membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia e American Academy of Dermatology.
A dermatologista diz que o processo para manter a pele bem cuidada, protegida e hidratada começa no banho. "O início é a limpeza do rosto. Quando feita incorretamente, pode causar alterações em toda proteção natural da pele. O ideal é utilizar sabonetes neutros, próprios para cada região. Nessa fase, o ideal é usar água morna, evitar esponjas e usar apenas a espuma do sabonete massageando levemente a região do rosto com as mãos".
A Dra. Anelisa recomenda que o banho adequado na primavera seja com o uso de água morna, rapidez e produtos apropriados para cada tipo e região da pele. Após esse procedimento é hora de hidratar a pele. "O recomendado é que se use hidratante no corpo inteiro. Isso vale para todas as idades, inclusive crianças", afirma.
Porém, os cuidados não acabam aí. Na primavera, o sol aparece com mais frequência e o protetor solar é indispensável. "Embora mais fraco do que no verão, o sol é sempre um risco. Independentemente da época, continua existindo radiação ultravioleta que é muito prejudicial. Por isso, o uso do protetor solar é indispensável. Também vale reforçar que o pólen das flores pode sensibilizar a pele que estando bem cuidada, hidratada e protegida fica menos vulnerável", diz a dermatologista.
E como lidar com os cravos e espinhas na estação das flores?
Na realidade, o cuidado com os cravos e espinhas não muda de estação para estação. A diferença é que o aparecimento deste problema pode acontecer mais na primavera e verão por causa do aumento da temperatura. "O calor faz o indivíduo transpirar, provocando mais oleosidade na pele. Esse contexto é favorável para o aparecimento de cravos e espinhas na região do rosto.
Já no inverno, é mais frequente no tronco, ombros e costas que ficam quentes e abafados por roupas mais pesadas e casacos", explica a dermatologista.
Nos passeios ao ar livre a pele pode sofrer alguns ferimentos, cortes e arranhões. Os cravos e espinhas ‘cutucados’ podem inflamar. Nesses casos, é indicado o uso de pomadas antibióticas, como Nebacetin, do laboratório Takeda, para cuidar de possíveis infecções na pele.

Fonte: http://www.vilamulher.com.br/

quinta-feira, 7 de maio de 2015

Depilação a laser: mitos e verdades

No ocidente, inicialmente as mulheres eram as grandes adeptas às rotinas de tortura para a remoção de pelos faciais, das axilas e dos membros inferiores. A fobia evoluiu e exportamos o Brazilian Waxing, forma de depilação quase completa da região do púbis, o que garante a utilização segura de biquínis arrojados.

Mas não são apenas as mulheres que travam batalhas com seus pelos. Nos últimos tempos, cada vez mais os homens decidem ter tórax e pernas sempre lisinhos. A pele coberta de pelos, antes sinal de masculinidade, começa a dar lugar ao ideal de pele lisa, deixando à mostra e emoldurando os músculos definidos.
A depilação a laser é definitiva?
Quanto tempo leva o tratamento?
O tratamento é doloroso?
Homens podem fazer depilação a laser?
Como fica a pele depois da sessão?
Algumas dicas:

  • pedir sempre indicação a alguém que já fez a depilação a laser, por exemplo, é uma forma um pouco mais segura de escolher a clínica ou o profissional que irá tratá-lo.
  • conversar com o profissional escolhido para saber sua formação na área e a experiência com o equipamento que está utilizando.
  • fazer todas as perguntas que considerar necessárias sobre a técnica e os efeitos colaterais, para que você se submeta ao procedimento de forma tranquila.
  • lembre-se que proteção ocular deve ser usada durante o tratamento (não tente “espiar” o profissional em ação, porque a luz é realmente muito forte).
  • evite a exposição solar antes e, pelo menos, uma semana após as sessões. O ideal é caprichar na proteção solar durante todo o tratamento (aliás, mesmo quando não estiver em tratamento... mas essa já é uma outra história).

Felizmente, a tecnologia tem acompanhado essa tendência e, hoje, as dolorosas sessões de depilação com cera e a velha lâmina de barbear podem ser substituídas pela depilação a laser (ou “epilação” a laser, no termo médico). O mais animador é que as sessões, que antes exigiam planejamento financeiro, estão sendo oferecidas a preços cada vez mais atraentes, o que aumenta muito o número de adeptos.
Mas antes de se decidir pelo método, é importante conhecer alguns mitos e verdades muito comuns, e tomar algumas precauções para evitar desastres.
O resultado das sessões depende do tipo de pele de cada pessoa, sendo a cor do pelo e o tom da pele duas importantes características. Isso acontece porque o tipo de luz utilizado nos lasers é absorvido pelo pigmento marrom encontrado nos pelos. O calor gerado pela luz “torra” o folículo, causando grande dano (que pode ser permanente ou não, dependendo da intensidade da energia que atinge o pelo).
Pessoas de pele clara e pelos escuros costumam ter os melhores resultados, já que a luz tende a ser absorvida preferencialmente nos pelos. Em indivíduos com pele escura, o tratamento deve ser mais cuidadoso, porque a pele ao redor do pelo também apresenta pigmento marrom e pode absorver a luz – o como resultado, uma menor quantidade de energia atinge o pelo, a pele vizinha pode sofrer queimaduras e, em alguns casos, o aparecimento de manchas residuais na pele tratada.
As manchas escuras felizmente tendem a clarear com o tempo, enquanto as mais claras são mais difíceis de desaparecer. Pelos claros, loiros ou grisalhos, tendem a apresentar resultados muito pobres.
Normalmente, são necessárias, pelo menos, cinco sessões para que os resultados sejam significativos, mas a quantidade total pode variar de pessoa para pessoa.
Nem todos os casos adquirem o efeito “definitivo”, mas de forma geral há uma boa diminuição dos pelos tratados quando a indicação do procedimento é bem feita. E muitas vezes são necessárias sessões extras – em intervalos de oito a 12 meses – para manter o resultado.
A dor tende a ser de característica muito individual. Algumas pessoas dizem não suportar sessões de depilação a laser, enquanto outras passam por elas sem grande trauma. Outra coisa: a mesma pessoa pode ter percepções diferentes de dor em diferentes áreas do corpo.
A região da virilha e áreas com a pele mais escurecida são normalmente as mais sensíveis. A utilização de anestésicos locais e equipamentos que liberam jatos gelados junto com o laser tende a resolver a maior parte dos problemas. Além disso, o processo costuma ser rápido.
Inicialmente, a depilação era coisa de mulher e os homens tinham vergonha de optar pelo procedimento. Porém, a técnica pode ser uma ótima solução para homens com foliculite da barba – inflamação dos pelos devido à utilização da lâmina de barbear.
Para evitar o visual “pele de bebê”, pode se optar por depilar apenas a área do pescoço e manter os pelos faciais. Não há contraindicação para a depilação a laser no sexo masculino.
A pele tratada pode ficar vermelha e sensível logo após a sessão. Portanto é importante saber que se você utilizar o horário de almoço para depilar a área do lábio superior, talvez volte ao trabalho com um sinal evidente de que fez algum tratamento na região.
Para aliviar este sintoma, é importante utilizar apenas o que for recomendado pelo médico que está acompanhando o tratamento e ter paciência, que sua pele voltará ao normal. Em alguns casos, pode haver até a formação de crostinhas nas áreas atingidas pelo laser.
Vale ressaltar também que os pelos não desaparecem logo que são tratados, ocorrendo a queda nos dias subsequentes à sessão de laser.
Para que não ocorram queimaduras, até mesmo com formação de bolhas, é importante que todo o procedimento seja feito por profissionais especializados que fazer uso de técnica adequada ao tipo de pele do paciente.


Fonte: Dra. Cristiane Benvenuto – dermatologista

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Sorriso Contagia

Anos atrás uma pesquisa na área de psicologia realizada com milhares de pessoas, revelou que o aspecto da aparência pessoal que elas mais desejavam melhorar era o sorriso. Quantas pessoas, sabem hoje em dia o quanto um sorriso pode ser melhorado graças ao desenvolvimento das várias especialidades da odontologia?. É importante que as pessoas saibam que não é necessário passar a vida toda com um sorriso inadequado e com a desagradável sensação de não estar com uma boa saúde bucal. Talvez fosse oportuno, investigar qual a verdadeira causa da nossa insatisfação com a região da boca. Seriam gengivas inflamadas e com sangramentos freqüentes, dentes tortos, escurecidos ou até mesmo a ausência deles ?. É possível sentir-se melhor em relação ao nosso sorriso e com nós mesmos também, independente da idade, sexo condição econômica e extensão do problema.

O desejo de parecer bonito, bem apresentável e saudável, não é mais considerado apenas um sinal de vaidade. Vivemos numa sociedade consciente da importância da saúde e da beleza, em que pessoas procuram se cuidar mais, têm uma auto-estima acentuada e buscam independente da idade ou sexo, uma melhor qualidade de vida. Dentro deste conceito, diariamente sofremos algum julgamento em relação ao nosso aspecto facial, nas nossas atividades sociais e profissionais e a boca (lábios, dentes, e gengivas) representa no segmento da face, um dos principais focos de atenção, sendo um componente vital na primeira impressão que deixamos nas outras pessoas. Dentes ou gengivas mal-formados ou maltratados podem sugerir uma forma negativa de apresentação, além de estarem certamente contribuindo para uma má saúde geral do organismo.
O modo como nos vemos e imaginamos que os outros nos vêem, exerce grande influência em relação a nós mesmos. Se nos sentimos bem com nosso sorriso nos comunicamos mais prazerosamente e mais intensamente com as demais pessoas . Um sorriso charmoso e saudável pode abrir caminhos e derrubar barreiras que se encontram entre você e uma vida mais feliz e bem sucedida. A moderna odontologia, seja ela preventiva, restauradora, estética, reposicionadora ou reconstrutora, pode hoje com toda certeza promover níveis excelentes de restabelecimento da saúde bucal. Podemos atualmente melhorar muito a aparência dos nossos sorrisos, a mastigação dos alimentos e até mesmo a nossa capacidade de fonação das palavras. Juntando- se portanto, o valor atribuído a qualidade dos alimentos que ingerimos e a importância da saúde bucal, podemos afirmar que literalmente, uma boa saúde começa pela boca. 
Fonte: Dr. Marcus Werneck

segunda-feira, 4 de maio de 2015

Garanta que seu organismo absorva todo o cálcio necessário para prevenir e controlar a doença. Café, chocolate e outros alimentos quase passam por vilões quando o assunto é garantir ossos fortes e saudáveis: diminuem a capacidade do organismo de absorver cálcio. A solução, entretanto, não é bani-los da dieta, já que muitos deles - como os grãos integrais - possuem outros nutrientes essenciais à saúde. Segundo a nutricionista Juliana Stein, é preciso saber balancear bem: "Para quem já tem doenças nos ossos, como osteoporose, pedimos para não misturar os alimentos fontes de cálcio com os que atrapalham a sua absorção". A clássica combinação de café com leite, por exemplo, deve ser evitada. Conheça esses alimentos e saiba como consumi-los com segurança para os ossos. 

Sal

Encontrado no sal, o sódio aumenta a excreção de cálcio pela urina. A nutricionista Juliana Stein, de São Paulo, recomenda que pessoas com osteopenia ou osteoporose eliminem o chamado sal de adição, aquele que acrescentamos à salada e a outros alimentos. Dica: use como tempero limão, azeite e especiarias. 

Café

Misturar essa bebida com leite pode não ser tão indicado, dependendo das proporções de café e leite em sua xícara. "A cafeína, presente no café, tem efeito diurético, o que faz com que o cálcio seja eliminado pela urina", justifica Juliana Stein. Mas a nutricionista lembra que, para chegar a prejudicar a absorção, a quantidade de café ingerida ao dia deve ser superior a 300mg, o que equivale a três xícaras médias da bebida, aproximadamente. 

Alimentos com ácido oxálico e fitatos

O ácido oxálico - encontrado em gérmen de trigo, nozes, feijão, espinafre, tomate e acelga -aumenta a eliminação de cálcio pelas fezes. O fitato age da mesma forma. Um exemplo de alimento com essas duas substâncias são os cereais integrais. No entanto, isso não significa que eles devem deixar de ser ingeridos, já que são ricos em fibras necessárias para o bom funcionamento do intestino. "Em casos de pessoas que já tenham doenças nos ossos, uma boa alternativa é ter uma alimentação com bastante frutas, vegetais e legumes, o que garantirá o pH ácido ao estômago - condição necessária para a boa absorção do cálcio", diz Sandra, que justifica: "Quanto maior a ingestão desses alimentos, maiores as chances de você consumir zinco, mineral que equilibra o pH do estômago".

Chocolate

Além de ter cafeína, o chocolate conta com o ácido oxálico que, como dito anteriormente, aumenta a eliminação de cálcio pelas fezes. "A quantidade de cafeína é a mesma, independente da quantidade de cacau", garante Sandra. Ela também alerta que o chocolate ou achocolatado em pó adicionado ao leite tem o mesmo efeito. Para comer essa delícia com menos culpa, a nutricionista aconselha o consumo de chocolates com maior teor de cacau, pois, apesar de prejudicar a absorção de cálcio, há, ao menos, maior ação antioxidante - o que não acontece com chocolates com menos cacau em sua composição.  
FONTE : http://www.minhavida.com.br