terça-feira, 29 de setembro de 2015

A alimentação saudável

Alimentação Saudável
Alimentação Balanceada
A alimentação saudável é a ingestão de, principalmente, alimentos naturais em nossas refeições diárias. Nessa é necessário a absorção de açúcares, carnes, ovos, hortaliças, frutas, legumes, leite, óleos, massas, raízes e tubérculos. A quantidade necessária para a alimentação saudável varia para cada organismo já que é levado em consideração a altura, a idade, o peso, e a saúde de cada indivíduo, além das atividades físicas praticadas pelo mesmo.

Para que uma pessoa entenda como é a alimentação correta, foi criada a Pirâmide de Alimentação Equilibrada que divide cada tipo de alimento de acordo com a necessidade bruta de cada organismo. Nela, percebe-se que a quantidade de ingestão de cada alimento é diferente, como se pode ver abaixo:

Os carboidratos fornecem energia para o corpo,
As gorduras fornecem energia e auxilia no transporte de vitaminas,
As vitaminas exercem função auxiliar no bom funcionamento do organismo,
As fibras, em geral, normalizam o funcionamento do intestino, controlam a glicose e o colesterol do sangue e ainda dão a sensação de saciedade.
A água hidrata o organismo e auxilia no transporte dos nutrientes.
É importante lembrar que todos os itens que compõem a pirâmide são importantes para o organismo e devem participar da alimentação diária de cada indivíduo. É importante que nas refeições diárias contenha:
Uma porção de 150 Kcal de massa, raízes ou tubérculos,
Uma porção de 15 Kcal de verduras e legumes,
Uma porção de 70 Kcal de frutas,
Uma porção de 70 Kcal de leite ou derivados,
Uma porção de 70 Kcal de leguminosas,
Uma porção de 190 Kcal de carnes,
Uma porção de 70 Kcal de óleos e gorduras,
Uma porção de 110 Kcal de açúcares e doces.
Tais valores estão expostos em quantidade diária sendo que esses devem ser distribuídos no café da manhã, almoço e jantar.


Cada divisão da pirâmide compõe o nível de proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas, fibras, minerais e água que estamos ingerindo através dos alimentos. Esses possuem grande importância para o funcionamento do organismo, pois é um tipo de combustível para o corpo que faz com que exerça seus deveres de forma correta.

Fonte:http://www.mundoeducacao.com

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

A APARÊNCIA DOS ALIMENTOS É IGUAL AOS ÓRGÃOS QUE ELES CURAM

1. Tomate faz bem pro coração

Como esta fruta (sim, o tomate é considerado uma fruta) é rica em potássio e ferro, sua importância está especialmente ligada com o coração e o sangue.
tomate

2. Noz faz bem pro cérebro

As nozes são simétricas e possuem dobras iguaizinhas às do nosso cérebro. São ricas dos nutrientes que são mais importantes para o bom funcionamento cerebral.
cerebro-noz

3. Aipo faz bem pros ossos

O aipo (ou salsão) garante ossos mais fortes pois possui 23% de sódio de boa qualidade. Os ossos possuem também 23% de sódio. Quando a dieta é baixa em sódio de boa qualidade (entenda-se “boa qualidade” como sódio não proveniente de sal refinado), o organismo começa pegar sódio dos ossos, o que deixa eles fracos.
aipo-ossos

 4. Abacate faz bem pro útero

Se toda mulher comesse, ao menos, um abacate por semana poderiam evitar doenças sérias. O abacate protege e equilibra os hormônios, evitando as chances de câncer de útero ou ovário. Também ajuda a perder peso depois da gravidez. Outra “coincidencia”? Leva também 9 meses desde o florescer da árvore até um abacate virar fruto.
abacate-aipo

5. Batata-doce faz bem pro pâncreas

A batata-doce oferece benefícios ao pâncreas e equilibram o nível de açúcar no sangue.
batata-doces-pancreas

6. Cenoura faz bem pros olhos

A cenoura aumenta o fluxo sanguíneo em direção aos olhos e melhora o funcionamento dos mesmos.
cenoura-olhos

7. Laranjas fazem bem pros seios

A laranja é capaz de prevenir o câncer e ajuda o movimento da linfa na mama.
laranja-seios

8. Gengibre faz bem pro estômago

O gengibre evita doenças no estômago e melhora a digestão graças às suas enzimas e evita câimbras fortes. Além disso, impede úlcera e mantém a mucosa em bom estado.
gengibre-estomago

9. Cogumelo faz bem pros ouvidos

O consumo de cogumelos pode prevenir a perda de audição, pois eles são um dos raros alimentos que contêm vitamina D, excelente para essa prevenção.
cogumuelos-ouvidos

10. Feijão faz bem pros rins

O feijão ajuda a manter as funções dos rins ativas e adequadas.
feijao-rins


Fonte: http://yogui.com

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Botox

As marcas de expressão aparecem na face, na forma de sulcos ou rugas. São provocadas pela ação dos músculos de expressão. O uso destes músculos varia de uma pessoa para a outra, algumas pessoas usam muito mais e outras, menos. O que acontece ao longo do tempo é que o músculo sendo contraído repetidas vezes fica hipertrofiado e com a tonicidade aumentada (tônus é o grau de contração que permanece mesmo no músculo em repouso). Tudo acontece como se o músculo da expressão houvesse sido submetido a um programa de musculação. Essa hipertrofia forma sulcos e rugas marcado mesmo quando não se está contraindo o músculo. Esses sulcos e rugas permanecem justamente pelo efeito da hipertrofia e do tônus muscular. Com o passar do tempo a pele se quebra e as rugas ficam mais acentuadas e marcadas. A ação da luz solar, provocando o fotoenvelhecimento, tira a elasticidade da pele, e todo esse processo se acentua dando um aspecto envelhecido na pele do rosto.
Botox e seus benefícios no tratamento das rugas de expressão
 O que é o Botox?
Botox é um medicamento indicado para o tratamento das rugas de expressão que aparecem na testa, entre as sobrancelhas, ao redor do lábio, no pescoço e os “pés-de-galinha”.
Como é o tratamento?
O medicamento é injetado com uma seringa especial com agulha muito fina e delicada nas áreas onde aparecem às rugas de expressão. Os resultados começam a aparecer em 2 dias, sendo que o resultado máximo ocorre  por volta do 14º dia.
 Quanto tempo demora o procedimento?
É um procedimento rápido, com duração em torno de 15 a 20 minutos.
Como age o Botox?
O Botox causa um relaxamento na musculatura onde aparecem as rugas, sua expressão fica suavizada e a sua aparência fica natural e mais jovem. Botox é um medicamento que só pode ser aplicado por médicos especialistas.

 Qual período de recuperação depois de aplicar o botox?
Não é necessário nenhum período de recuperação, portanto o paciente pode retornar as suas atividades diárias imediatamente.
 Botox vai deixar meu rosto congelado ou sem expressão?
Cada paciente tem uma indicação de tratamento, quando o tratamento é realizado de forma adequada e personalizado, o Botox vai simplesmente relaxar a musculatura que faz as rugas aparecerem. Você vai continuar a franzir, sorrir ou olhar com surpresa, mas não formará as rugas e vincos que existiam anteriormente.
O tratamento com Botox é dolorido?
O desconforto é mínimo, rápido e leve.
As minhas rugas vão piorar se eu parar de fazer o tratamento?
Não. Suas rugas retornaram gradualmente e naturalmente. Você passa a ter a aparência que tinha antes do tratamento.
 Botox vai mudar a minha fisionomia?
Botox não mudará radicalmente sua aparência, somente aliviará, naturalmente, suas linhas de expressão.
Quanto tempo dura o Botox?
Para a maioria das pessoas dura em média 4 a 6 meses.
Botox tem efeitos colaterais?
Botox é um tratamento extremamente seguro, com 15 anos de história no Brasil, na maioria das vezes não ocorre nenhum incomodo.

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Criolipólise

Desenvolvida por pesquisadores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, a criolipólise usa baixas temperaturas para acabar com a gordura localizada. O aparelho é colocado na superfície da pele, fazendo as células de gordura serem congeladas a temperaturas negativas para serem destruídas. O dermatologista Cláudio Mutti, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, explica que, em contato com a baixa temperatura, as células de gordura - chamadas de adipócitos - se rompem totalmente. Em consequência, o corpo entende que elas não fazem mais parte do organismo e as expele naturalmente. O tratamento vem fazendo tanto sucesso que está chamado de "a nova lipoaspiração", com a diferença de que diferentemente desse método, a criolipólise não é um procedimento cirúrgico. 
A criolipólise é feita com a ajuda de um aparelho específico cujos aplicadores acoplam-se perfeitamente às diferentes áreas do corpo. O endocrinologista Danilo Hofling, da Sociedade Brasileira de Medicina Estética, conta que a ponteira do aparelho realiza um poderoso vácuo que promove a sucção da pele e da porção de gordura localizada. Ao mesmo tempo, o resfriamento intenso e controlado da gordura destrói as células de gordura. O resfriamento controlado age danificando seletivamente as células adiposas, que são mais sensíveis ao frio, sem causar qualquer dano a nervos, músculos e outras estruturas próxima. "Na prática o que acontece é a morte da célula de gordura", explica. 

O aparelho da criolipólise é adaptado para cada área do corpo. "Para a região da barriga existe uma ponteira grande, já para as costas e pneuzinhos laterais utiliza-se a ponteira menor", explica a dermatologista Mariana Barbato, da Sociedade Brasileira de Dermatologia. 
A eliminação das estruturas dos adipócitos destruídas com a baixa temperatura é feita pelo sistema imune e a gordura no interior das células é conduzida ao fígado pelo sistema linfático para sua metabolização. Uma vez que o sistema linfático leva apenas uma pequena quantidade diária de gordura para ser metabolizada, não há perigo de sobrecarga do fígado nesse processouma ou duas sessões já são suficientes para trazer resultados. Mas há casos em que são necessárias mais sessões. A partir do décimo dia a quebra de gordura já pode ser visível, mas o efeito máximo acontece de dois a três meses após a sessão. "É possível medir a diferença na fita métrica, mas a melhor maneira de fazer a comparação de fotografias de antes e depois, na mesma posição", explica a especialista. Em uma única sessão, estudos científicos em Harvard apontam redução de 20% a 25% da gordura localizada na região tratada. Mas claro, os resultados variam de pessoa para pessoa. 


Não existem sessões de manutenção, para manter o resultado obtido deve-se evitar o ganho de peso, através de hábitos saudáveis: dieta balanceada e pratica de atividade física.




Fonte: http://www.minhavida.com.br

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Sorriso Saudável

O dia mal começou e já é aquela correria, não é mesmo? Tomar banho, arrumar a mesa do café da manhã, levar os filhos para a escola e tudo mais. Porém, não se esqueça de dedicar poucos minutos para cuidar da saúde bucal. Como a escovação adequada você pode se livrar de muitas doenças.
De acordo com a dentista Adriana Rodrigues, da clínica Living Odontoestética, a correta higiene bucal deve fazer parte da rotina, assim como tomar banho.
— Não se gasta muito tempo para escovar os dentes após comer, o indicado são dois minutos apenas. O uso do fio dental e do limpador de língua completa a limpeza ideal diária.
Falta de higiene bucal pode piorar o diabetes
Veja dicas e conserve sorriso saudável:
— Alimentos “autolimpantes”: se não puder proceder a limpeza logo depois da refeição, consuma alimentos como cenoura e maçã, que ajudam a remover resíduos dos dentes;
— Cuidado com o que coloca na boca: cigarro, excesso de café, refrigerantes à base de cola e vinho tinto podem provocar manchas nos dentes
— Tenha um kit escovação sempre com você: o mercado oferece escovas de dente portáteis, pequenas e fáceis de carregar. Assim como pastas de dentes e fio dental de tamanho reduzido
— Beba muita água, pois a bebida previne mau hálito e doenças como cárie;
—  Escove sempre a língua, pois o mau hálito pode de ser causado por acúmulo de bactérias nessa região.

Fonte: http://noticias.r7.com

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Peeling

Você sabia que o Brasil é um dos países campeões em procedimentos estéticos? São várias as clínicas de estética e de cirurgia plástica que se propõem a deixar as mulheres cada vez mais jovens e belas. O procedimento mais procurado é o chamado peeling.

Qual mulher que em sã consciência não deseja obter uma pele lisinha, sem manchas e sem rugas, uma perfeita boneca de porcelana? Atingir tal objetivo, entretanto, não é tão simples, mas também não é coisa do outro mundo. Basta fazer um pouco de esforço e procurar por um bom especialista na área. Assim, você terá a recomendação exata para o seu tipo de pele e saberá seu tratamento ideal.

Rugas na testa - Foto Getty Images
Rugas na testa

O procedimento do peeling é muito comum e quase não oferece risco. As únicas recomendações são em relação a evitar o sol e procurar clínicas e profissionais especializados que possam atender o paciente sem que leve a problemas maiores de saúde, como infecções na pele.

Os especialistas estão cada vez mais utilizando protocolos não invasivos para tratar os efeitos do tempo na pele, retardando uma futura cirurgia plástica, por exemplo. Esses tratamentos variam de acordo com o tipo de pele e de acordo com o que se deseja melhorar. Alguns peelings não podem ser realizados em peles claras e outros não têm efeito sobre peles escuras.

Por meio da utilização de substâncias químicas (abrasivas ou laser sobre a pele), o médico consegue reverter quadros de manchas, perda de elasticidade e envelhecimento precoce.
Acne - Foto Getty Images
No entanto, para minimizar os sinais provocados pelo sol, pelo estresse, pelo trabalho, pelo fumo, pela bebida, entre outros fatores, um dos recursos para melhorar a qualidade da pele são os peelings químicos, utilizando várias substâncias ativas, como ácido glicólico, retinóico, tricloroacético e o fenol, que proporcionam a esfoliação cutânea e posterior renovação celular.

Para obter uma pele renovada, os especialistas advertem que os peelings estão liberados, desde que sejam superficiais e descamem pouco. Eu aconselho duas ou três sessões semanais do peeling de cristal ou uma única do Dermamelan (peeling combinado de ácido retinóico e outras substâncias, excelente para clareamento), que provoca descamação depois de uns dois dias. Em seguida, há a necessidade de uma semana para cicatrização completa. O ideal é fazer uma hidratação logo depois para restabelecer o pH e o viço do rosto.

Acne

Vale ressaltar que os peelings não são mágicos. Todos eles demandam algumas sessões para que seja vista uma alteração na pele. Porém, já na primeira sessão percebe-se uma melhora no que diz respeito à textura e ao brilho.

Os peelings podem ser classificados como: muito superficiais, superficiais, médios e profundos, dependendo da região que atinge na pele.

Peeling Nivel 1
Muito superficial: é indicado para peles sem brilho, secas, cansadas e maltratadas.

Peeling Nivel 2
Superficial: é indicado para peles com manchas superficiais, ásperas, rugas e acne ativa.

Peeling Nivel 3
Médio: é indicado para peles com rugas, manchas, cicatrizes de acne, sulcos e marcas de expressão.

Peeling Nivel 4

Profundo: é indicado para peles muito envelhecidas e com cicatrizes de acne muito profundas.

Para que o leitor possa entender melhor, vale especificar os diferentes tipos de peeling existentes:

Peeling Físico
Um ato mecânico (lixa ou cristais) é usado para lixar as células das camadas superficiais e até médias da pele.

Peeling Biológico ou Enzimático
Peeling feito com ácidos de frutas (enzimas) que geram descolamento da camada mais superficial da pele.

Peeling Vegetal (Gommage)
Imita um ato mecânico de esfoliação.
Manchas na pele - Foto Getty Images
Peeling Químico

Muito parecido com o enzimático, no qual também são usadas substancias químicas, mas com o intuito de agredir e destacar qualquer das camadas da pele, dependendo da substância e do número de camadas usadas.

No verão, os peelings superficiais são os mais indicados, como os enzimáticos e derivados de ácidos de frutas como o AFA's e Peeling da Casca da Laranja (orange peel). Podemos usar ainda as clássicas e bastante conhecidas substâncias como ácido salicílico e suas modificações como biomedic peeling. Os peelings de cristal também são uma ótima opção.

Hoje o que há de mais moderno são as associações de técnicas como o peeling de coral do mar morto (mecânico) com outro de ácido de frutas, como o peeling de maçã ou ácido glicórico. Cada ácido tem uma ação específica que estimula mais ou menos intensamente a formação de colágeno. De qualquer maneira, todos renovam a pele.


Fonte: http://www.minhavida.com.br

terça-feira, 8 de setembro de 2015

Reeducação Alimentar: o primeiro passo para uma vida saudável

 A reeducação é a mudança dos hábitos alimentares com a conscientização daquilo que faz bem ao seu corpo. A dieta é uma modificação alimentar temporária que visa à estética. Já a reeducação é uma mudança definitiva que visa à saúde e ao bem estar.
A reeducação busca modificar de forma estável os hábitos insalubres adquiridos na rotina do dia. O objetivo é a redução da gordura corporal para o alcance do peso ideal e a obtenção de uma vida mais saudável, em que não seja necessário passar fome ou fazer os sacrifícios alimentares das dietas.A reeducação não restringe a alimentação. Ela apenas recomenda que você ingira com moderação alimentos que se adaptam ao seu estilo de vida e ao gasto de energia que realiza. “Não é preciso abandonar o chocolate ou a pizza, por exemplo. Basta apenas aprender a equilibrar corretamente esses alimentos no dia a dia.”

A busca pelo “corpo perfeito” nos dias atuais é crescente. Para perceber isso, não é difícil. Vá a algumas academias e clínicas de estética e veja o quanto elas estão trazendo benefícios e especialidades.
Qualquer pessoa pode se reeducar para obter uma alimentação nutricionalmente adequada 

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Alimentos ricos em Fibras

Os alimentos ricos em fibras são, essencialmente, os alimentos de origem vegetal, como cereais, frutas, vegetais, leguminosas e frutas secas.
As fibras são constituintes naturais encontradas nos alimentos, que facilitam o funcionamento do intestino combatendo a prisão de ventre e ajudando a diminuir a fome. Além disso, também diminuem a absorção de açúcares e gorduras, ajudando no combate à diabetes e colesterol alto.
Ao consumir bastante alimentos ricos em fibras é importante beber bastante água para mobilizar o bolo fecal, facilitando sua saída. Se não consegue beber 2 litros de água, veja que alimentos pode comer para ajudar: Alimentos ricos em água

Além do maracujá, outras frutas ricas em fibra podem ser sapoti, jenipapo, pupunha, cambucá, bacuri, pera com casca, uvas, maçã, tangerina, morango e pêssego, por exemplo.
A ingestão diária de fibras deve ser entre 20 e 40 g por dia. Uma dica para comer mais fibras nos alimentos é ingerir mais alimentos crus e pouco elaborados, que são aqueles que possuem maior quantidade de fibras, em comparação com os alimentos mais cozidos e triturados.

Tipos de fibras alimentares 

As fibras alimentares podem ser solúveis ou insolúveis e estão presente principalmente em frutas, verduras, legumes e cereais, sendo que a principal diferença entre elas é que a fibra solúvel se dissolve em água, enquanto que a fibra insolúvel não se dissolve na água. 
As fibras solúveis como se dissolvem na água formam um gel e permanecem mais tempo no estômago dando assim uma maior sensação de saciedade. Estas fibras também se ligam à gordura e ao açúcar que depois são eliminadas pelas fezes e ajudam a reduzir o colesterol e a controlar a diabetes. 
As fibras insolúveis aceleram o trânsito intestinal e aumentam o volume de fezes pois permanecem intactas por todo o trânsito intestinal melhorando a prisão de ventre, e ajudando a diminuir o aparecimento de hemorroidas e inflamações do intestino, por exemplo.

Alimentos ricos em fibras insolúveis

As fibras insolúveis são as que não se dissolvem na água, ajudando a melhorar o trânsito intestinal e aumentando o volume das fezes, melhorando a prisão de ventre. Os alimentos ricos em fibras insolúveis são, principalmente, cereais all bran, amêndoas com casca, amendoins, favas e vagem, por exemplo.

Alimentos ricos em fibras solúveis

Os alimentos ricos em fibras solúveis são, especialmente, pêssego, banana, pera, morango, tangerina e brócolis, por exemplo. Estas fibras se dissolvem na água formando um gel quando chegam ao estômago e, por isso, diminuem o apetite.