quarta-feira, 28 de outubro de 2015

O que é uma boa higiene bucal?


Hálito puro e sorriso saudável são o resultado de uma boa higiene bucal. Isso significa que, com uma higiene bucal adequada:
  • Seus dentes ficam limpos e livres de resíduos alimentares;
  • A gengiva não sangra nem dói durante a escovação e o uso do fio dental;
  • O mau hálito deixa de ser um problema permanente.
Consulte o seu dentista caso sua gengiva doa ou sangre quando você escova os dentes ou usa fio dental, e principalmente se estiver passando por um problema de mau hálito. Essas manifestações podem ser a indicação da existência de um problema mais grave.
Seu dentista pode ensiná-lo a usar técnicas corretas de higiene bucal e indicar as áreas que exigem atenção extra durante a escovação e o uso do fio dental.
Como garantir uma boa higiene bucal?
Uma boa higiene bucal é uma das medidas mais importantes que você pode adotar para manter seus dentes e gengiva em ordem. Dentes saudáveis não só contribuem para que você tenha uma boa aparência, mas são também importantes para que você possa falar bem e mastigar corretamente os alimentos. Manter uma boca saudável é importante para o bem-estar geral das pessoas. Os cuidados diários preventivos, tais como uma boa escovação e o uso correto do fio dental, ajudam a evitar que os problemas dentários se tornem mais graves. Devemos ter em mente que a prevenção é a maneira mais econômica, menos dolorida e menos preocupante de se cuidar da saúde bucal e que ao se fazer prevenção estamos evitando o tratamento de problemas que se tornariam graves. Existem algumas medidas muito simples que cada um de nós pode tomar para diminuir significativamente o risco do desenvolvimento de cárie, gengivite e outros problemas bucais.
  • Escovar bem os dentes e usar o fio dental diariamente.
  • Ingerir alimentos balanceados e evitar comer entre as principais refeições.
  • Usar produtos de higiene bucal, inclusive creme dental, que contenham flúor.
  • Usar enxagüante bucal com flúor, caso seu dentista recomende.
  • Garantir que crianças abaixo de 12 anos tomem água potável fluoretada ou suplementos de flúor, se habitarem regiões onde não haja flúor na água.
Técnicas corretas de escovação:
O que é uma boa higiene bucalO que é uma boa higiene bucalO que é uma boa higiene bucal
Coloque a escova em um ângulo de 45 graus em relação à gengiva. Movimente a escova, afastando-a da gengiva.
Escove delicadamente as partes internas, externas e de mastigação de cada dente com movimentos curtos de trás para frente.
Com cuidado, escove a língua para remover bactérias e purificar o hálito.
Uso correto do fio dental:
Uso correto do fio dentalUso correto do fio dentalUso correto do fio dental
Use aproxima- damente 40 centímetros de fio, deixando um pedaço livre entre os dedos.
Siga, com cuidado, as curvas dos dentes.
Assegure-se de limpar além da linha da gengiva, mas não force demasiado o fio contra a gengiva.


Fonte: http://www.colgate.com.br 

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Hidratar seu corpo nos dias de elevadas temperaturas

Todos nós já ouvimos falar o quão importante a água é para o nosso corpo. Mas, muitas vezes, temos dúvidas sobre o quanto de água devemos ingerir e qual seria a melhor fonte de líquido para nos hidratarmos. Há também quem desconheça as funções da água em nosso organismo.
Além de fornecer oxigênio e nutrientes essenciais para todas as células por meio do sangue, a água ajuda o corpo a se livrar de subprodutos tóxicos do metabolismo; regula a temperatura corporal; lubrificar os músculos e articulações; mantém o nível de energia e reduz o cansaço; e protege o organismo contra o envelhecimento.
Não precisamos sentir sede para ficarmos desidratados. No verão, quando nos expomos a altas temperaturas, a hidratação é fundamental para a saúde. Infelizmente, alguns hábitos alimentares e tipos de bebidas que consumimos aumentam o risco de desidratação. Beber muito refrigerante (devido ao teor de fósforo) ou consumir sucos e alimentos açucarados faz o corpo perder fluídos e pode levar à desidratação mais rapidamente.
Em tempo quente e seco, o consumo de água deve aumentar. Devemos beber um mínimo de oito a dez copos de líquidos por dia nessa época de muito calor. No entanto, as pessoas que praticam atividades físicas e, principalmente, as que fazem esportes ao ar livre, precisam consumir mais líquidos. A melhor diretriz é em torno de uma xícara por hora, enquanto estamos acordados. Lembre-se: uma forma de monitorar a hidratação adequada é verificar a cor de sua urina. Uma pessoa que está bem hidratada apresenta a urina da cor amarelo-claro. A cor escura indica que a urina está com pouco liquido devido à desidratação.
Seguem algumas dicas para nos mantermos bem hidratados:
.  Manter uma jarra de água gelada e copos à mão. Levar sempre uma garrafa de água quando estiver fora de casa.
. Aumentar a ingestão de líquido, especialmente quando fizer exercícios físicos. Beber um copo antes dos exercícios e um copo a cada 15 a 20 minutos ao longo dos exercícios físicos.
. Dar preferência, durante o verão, a certos alimentos com um alto conteúdo de água, que podem ser uma grande fonte de hidratação, como, por exemplo, acelga, alface, agrião, bertalha, brócolis, chicória, couve, couve-flor, espinafre, jiló, maxixe, pepino, pimentão, repolho, rúcula, tomate, aspargos, laranjas, melancia, suco sem açúcar, água de coco, uva, maçã, morango, kiwi, limão, abacaxi, entre outros.
. Evitar refrigerantes e alimentos açucarados. Os sucos devem ser diluídos em  água a razão de 50%  ou deve-se preparar águas aromatizadas, para ajudar a fornecer mais água e menos calorias do açúcar.

Fonte: Dra. Noadia Lobão

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Frutas que Emagrecem

Uma boa estratégia para emagrecer e perder barriga é comer diariamente frutas que emagrecem, como morango, pêra e melancia porque estas frutas contém menos calorias que o corpo precisa gastar na sua digestão e também contém fibras e outras propriedades que ajudam o corpo a emagrecer.
Confira uma lista com várias frutas capazes de ajudar a emagrecer mais rápido:

1. Morango (45 calorias em 100 g)

O morango ajuda a emagrecer pois contém calorias negativas e além disso, é rica em ferro e em vitamina C, sendo um bom anti-inflamatório natural.

2. Banana (entre 87 e 120 calorias)

Rica em triptofano, tira o desejo de comer doces, sacia a fome. O numero de calorias depende do tipo e do tamanho da banana. A banana, quando consumida antes de malhar, diminui ainda o risco de cãibras, por ser rica em potássio. Ela também é ótima para o café da manhã, pois diminui a fome ao longo do dia. A banana assada no forno ou no micro-ondas com alguns cravos da índia constitui uma ótima sobremesa. 

3. Pera (em média 85 calorias por unidade)

A pera ajuda a emagrecer porque é rica em fibras, que ajudam a melhorar o trânsito intestinal e tirar a fome. Ela ainda ajuda a regular os níveis de colesterol no sangue. Peras assadas com canela também são uma ótima sobremesa que, além de deliciosa, ajuda a emagrecer.

4. Melancia (24 calorias em 100 g)

Contém calorias negativas e é diurética, auxiliando no combate ao inchaço. Também ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue. Ela abaixa a pressão e é considerada um alimento afrodisíaco.

5. Kiwi (46 calorias em 100 g)

Dentre os benefícios do Kiwi, estão o combate à prisão de ventre e a capacidade de saciar o apetite, ele também é rico em vitamina C, e é diurético.

6. Maçã (81 calorias em 170 g)

A maçã ajuda a emagrecer pois é rica em antioxidantes, regula os níveis de colesterol e de triglicerídeos e ajuda na digestão. A maçã assada com canela ou cravo da índia contém poucas calorias, é deliciosa e é uma sobremesa muito nutritiva.

7. Mamão (85 calorias em 100 g)

Diurético e rico em fibras, facilita a eliminação das fezes e combate a barriga inchada. O mamão é bom para ajudar no controle da diabetes e aliviar os sintomas da gastrite. Uma fatia de mamão picado com 1 potinho de iogurte natural é uma ótima opção para o lanche da manhã.

8. Limão (22 calorias por unidade)

É diurético, rico em vitamina C e um potente antioxidante, que elimina as toxinas e deixa a pele mais viçosa. Tomar uma xícara de chá da casca de limão diariamente é uma ótima forma de consumir o limão sem açúcar e aproveitar todos os seus benefícios.

9. Abacaxi (52 calorias em 100 g)

O abacaxi ajuda a emagrecer pois é rico em água e em vitamina C. O abacaxi combate a retenção de líquidos e deixa a cintura mais fina. Quem não gosta do sabor ácido do abacaxi pode experimentar o abacaxi assado no forno com canela em pau.
Recomenda-se comer 1 frutas à cada refeição, ou no mínimo 2 frutas diferentes por dia, além de seguir uma dieta hipocalórica e associar a prática regular de exercícios físicos à rotina, para conseguir emagrecer mais rápido.
Uma ótima estratégia é fazer caminhadas, pelo menos 3 vezes por semana, porque assim há um aumento do metabolismo, o corpo gasta a energia acumulada em forma de gordura.


Fonte: http://www.tuasaude.com

terça-feira, 13 de outubro de 2015

Táticas para eliminar a Gordura


essa altura da vida, você já aprendeu que não existe nenhum creme milagroso capaz de sumir com o pneuzinho que pula do jeans. O pior: conforme os anos passam, a perda de consistência e de tônus corporais torna a gordura localizada mais visível. Por isso, é importante saber que “os tratamentos de beleza são bons coadjuvantes, mas precisam ser aliados a uma boa alimentação (e hidratação) e a uma rotina de exercícios.

Esfoliante

Durante o banho, massageie o esfoliante em todo o corpo, principalmente nas áreas em que a gordurinha localizada está incomodando mais. Só o esfrega-esfrega não derrete as saliências, mas remove as células mortas e torna a pele mais receptiva aos ativos dos produtos.

Anticelulite

Celulite e gordura localizada andam praticamente juntas. Para amenizar os furinhos, procure fórmulas com cafeína, retinoides, centelha asiática, castanha-da-índia, L-carnitina, extrato de chá-verde, alfa-hidroxiácidos e xantinas, compostos que promovem a quebra da gordura e estimulam a microcirculação e a produção de colágeno.

Firmador

Como a falta de firmeza da pele evidencia os pontos com gordura acumulada, é preciso garantir a melhora da aparência dela com produtos que trabalhem em três frentes importantes: a hidratação, a elasticidade e o tônus.

Nutracêuticos

Aliados a uma alimentação saudável, dão aquela ajudinha para afinar a cintura. Como as opções no mercado usam ativos patenteados, melhor investir em produtos feitos por marcas de grandes laboratórios



fonte: http://mdemulher.abril.com.br

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Diga NÃO a Celulite

A celulite não é um problema superficial, por isso não devemos confiar em cremes que tanto prometem eliminar a pele de laranja, na maioria dos casos, ineficazes e ridiculamente caros.
A celulite é um problema de gordura profunda, portanto, dificilmente os cremes e loções podem penetrar tanto. O que estes produtos fazem é melhorar a pele da área afetada, mas nada mais. Alguns exercícios podem ajudar a reduzir a celulite, melhorar a aparência da pele e liberar o excesso de gordura acumulada dentro das células.











Exercícios para celulite

– Agachamentos e estiramentos profundos: Estes exercícios simples são eficientes contra a celulite. Mantenha os pés afastados e os joelhos em linha com os dedos, o peito deve estar sempre para cima e você pode usar os braços para manter o equilíbrio.
Se você incorporar peso ao exercício com halteres, mantenha os braços ao seu lado. Faça de 40 a 50 repetições.
– Chutes: A adição de chutes para as pernas aumenta a frequência cardíaca e queima gordura mais rapidamente.
À medida que você se abaixa na posição de agachamento, empurre o quadril para trás e ao subir, erga a sua perna como se estivesse chutando alguém na face. Certifique-se de realizar o exercício mantendo o eixo do corpo.
Repita até que você sinta a fadiga nas pernas. Faça de 10 a 15 repetições em 3-4 séries.
– Levantar as pernas: Você tem que se esforçar um pouco para realmente obter resultados, inclusive se você estiver muito cansada após os seus exercícios para a celulite, tente novamente. Consiga uma esteira, sente e levante as pernas trazendo o calcanhar esquerdo até a ponta do pé direito. Faça 25 repetições em cada perna, troque de lado e alterne esses exercícios com os anteriores em meio à rotina.

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Pele Hidratada em toda Temperatura!!!

Quando os dias estão frios

Para quem costuma tomar aquele banho quente para relaxar, a notícia não é a mais motivadora: a água em temperatura elevada tira a oleosidade natural da pele e pode deixá-la ressecada, vermelha e até com coceira. No inverno os banhos têm quer ser menos demorados e, de preferência, mornos, em torno de 37ºC. Evite se ensaboar demais e usar buchas. Outro cuidado é usar sabonete neutro e com substâncias hidratantes. O óleo de banho também é útil. Ele forma uma barreira de proteção que diminui a evaporação da água e pode ser passado no chuveiro, quando o ambiente ainda está quentinho.

Quando os dias estão secos

Se a umidade do ar está baixa, o melhor amigo da mulher é o hidratante. Para potencializar a ação do produto, passe-o logo após o banho. A pele ainda úmida favorece a penetração do creme. E não economize na quantidade: geralmente, a pele seca exige a aplicação de uma camada mais grossa, e as peles normal ou oleosa, uma película fina - de qualquer modo, existe um limite de absorção do produto. O ideal é formar um filme delicado sobre a pele, sem ficar pegajoso nem seco demais. A hidratação também tem que vir de dentro para fora: os 2 litros de água indicados no verão também valem para o inverno.

Quando os dias estão poluídos

O acúmulo de partículas poluentes sobre a pele pode comprometer o aporte de nutrientes e oxigênio, além de aumentar a liberação dos radicais livres. Eles destroem as células produtoras de colágeno e elastina, levando à flacidez, perda do brilho e opacidade. Nos dias mais secos, higienize a pele com cosméticos menos abrasivos e agressivos. Eles são mais suaves e limpam sem ressecar. Já a água deve ser fria ou morna para evitar um ressecamento ainda maior. E, para neutralizar os radicais livres, aposte em ativos antioxidantes. O filtro solar também é indispensável em qualquer estação do ano. 

Quando os dias estão estressantes

Já foi comprovado que a resistência da pele aos agressores diminui sob a ação do estresse. O stress crônico causa a manifestação de doenças dermatológicas, como dermatite atópica, psoríase, herpes e até a acne. Mas o stress ocasional também pode afetar a beleza. Por isso, em períodos tensos, vale a pena apostar em cosméticos mais suaves, com ingredientes menos propensos a agredir. Escolha produtos sem perfume e óleos que tenham apenas extratos vegetais como base, mais suaves do que os minerais. Cremes com ureia, apesar de serem excelentes hidratantes, não são indicados quando já há algum tipo de irritação.