terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Importância da Água no Organismo

 A água é considerada o segundo nutriente mais importante para o organismo, só perdendo para o oxigênio.
O corpo de uma pessoa saudável contém em média 60% de água distribuída no interior das células, entre os tecidos e circulando pelas veias e artérias ajudando na formação do sangue, além de participar da formação de parte de todas as secreções glandulares do corpo.
A água participa de várias funções no organismo:

  • As vitaminas, proteínas, carboidratos e sais minerais são levados através do organismo graças à água.
  • Resíduos como a uréia que é filtrada pelos rins e eliminada pela urina também é transportada pela água.
  • A regulação da temperatura, eliminando o excesso de calor através da transpiração e a perda de água insensível presente no organismo também são efetuados pela água.

O organismo apresenta uma quantidade constante de água, mantendo um equilíbrio entre a quantidade excretada por meio da urina, fezes, suor, vapor da respiração, perdas insensíveis e a água adquirida pela ingestão dos alimentos e o consumo no decorrer do dia.
É recomendada a ingestão diária de no mínimo 8 a 10 copos de água pura, sem contar o consumo de sucos, refrigerantes, chás e café para manter o equilíbrio do organismo. É bom lembrar que a água não possui nenhum valor calórico, portanto pode ser ingerida em grande quantidade, pois, não causará aumento de peso.
Assim como no caso da fome que possui o mecanismo que gera a saciedade, existe o centro regulador do consumo de água, conhecido como centro da sede. Esse sensor irá atuar quando houver diminuído a quantidade de água circulante no organismo e aí sente-se sede.
Um corpo sempre bem hidratado terá uma aparência mais jovem, uma pele e cabelos mais saudáveis, será menos suscetível a doenças e problemas no aparelho digestivo e urinário. Mantenha sempre ao seu lado uma garrafa de água para aumentar seu consumo diário e manter sua hidratação adequada.

fonte: Brasilescola.com