quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Os cuidados com a pele para evitar manchas durante o verão


Hidratação e muita proteção solar estão entre os cuidados básicos para ter uma pele impecável

Quando chega o verão, todo cuidado com a pele é pouco. A estação mais quente do ano é tradicionalmente marcada pelos períodos de férias, viagens e passeios que contam, obrigatoriamente, com alguma atividade na companhia do sol.
E é nessa época do ano que, na hora de vestir roupas mais leves e curtas, nos lembramos das pequenas manchinhas que desagradam e causam incômodos. Esses sinais que surgem no rosto e no corpo com o passar dos anos denunciam a idade e podem até mesmo afetar a autoestima feminina. Como o sol é um dos principais fatores responsáveis pelo surgimento de manchas na pele, o verão exige cuidados redobrados.
Se você não se preveniu adequadamente nas estações anteriores, ainda dá tempo de tratar e recuperar a pele para aproveitar o verão 2012. Mas quem está com a pele em dia pode conferir algumas dicas para curtir o verão com segurança e sem preocupações. E, para ambos os casos, existe uma série de cuidados básicos que podem fazer parte da rotina diária para que sua pele esteja sempre pronta, não importa em qual estação.
Como surgem as manchas na pele
A alimentação, a ação do tempo e as variações climáticas são fatores fundamentais para o envelhecimento da pele e, consequentemente, o aparecimento de manchas. Entre esses fatores, a exposição solar inadequada já se mostrou como a maior inimiga da pele saudável. E o mais agravante é que o efeito dos raios solares sobre a pele é cumulativo, ou seja, nossa pele soma os efeitos causados por todas as horas de sol que já tomamos até hoje e esse processo não para.
O surgimento das manchas ocorre a partir do excesso de exposição solar, pois os raios têm o poder de estimular a produção de melanina. O problema é que esse estímulo ocorre de maneira irregular e é isso que faz com que as manchas apareçam na pele.

As pessoas mais afetadas costumam ter a pele clara, e as áreas mais visíveis são aquelas que apresentam maior sensibilidade, como o rosto, os ombros, o colo, os braços e as mãos. As marcas podem ter colorações diferentes, como o branco, marrom ou vermelho, variando de acordo com a produção de melanina de cada organismo.
A partir do momento em que as manchas se instalam, a remoção é trabalhosa, cansativa e muitas vezes acaba pesando bastante no bolso. Os especialistas apontam que essa dificuldade acontece porque conforme se dá o envelhecimento natural da pele, o organismo perde a capacidade de recuperar as células danificadas e, assim, diminui o seu poder de defesa contra os agressores, como o sol.
Aposte no combate às manchas
Já que o surgimento das manchas é um processo longo e difícil de ser revertido, a melhor maneira de manter sua pele linda e saudável é apostar na prevenção. Então, confira três dicas básicas para aproveitar o sol sem peso na consciência:

§  Evitar a exposição solar entre 10 e 16 horas – é, aquela velha recomendação que ouvimos por todos os lados quando chega o verão deve ser seguida e é fundamental no cuidado com a pele. O motivo é que a exposição nesse período é mais prejudicial devido à grande incidência de raios do tipo ultravioleta B, um dos principais responsáveis pelo câncer de pele;
§  Usar protetor solar regularmente – essa é mais uma das indicações mais conhecidas e isso não é por acaso. O segredo do protetor solar é a aplicação a cada duas horas em caso de exposição solar direta e por longos períodos. Invista em um produto de qualidade que tenha o fator de proteção adequado. Consulte um especialista para saber qual é o FPS mais recomendado para sua pele, pois, muitas vezes, o preço dos produtos com proteção mais alta não é proporcional à segurança. A eficácia é maior quando o produto com FPS correto é aplicado várias vezes, em intervalos regulares. Ao aplicar, proteja todas as áreas expostas, mesmo aquelas que não apresentam sensibilidade ao sol.
§  Abuse de chapéus, bonés, cangas e lenços – aproveite os acessórios de verão para ficar mais bonita e ainda se proteger do sol. O rosto é uma das partes mais sensíveis aos raios solares, apresentado vermelhidão ou até mesmo queimaduras com muita rapidez. Por isso, use bonés ou chapéus de abas largas que bloqueiem a incidência de luz diretamente sobre a pele. Os lenços e cangas podem ser usados para cobrir outras partes sensíveis, como os ombros e os braços, além de deixarem o look de praia ainda mais charmoso.
Mantendo o bronzeado impecável
Depois de curtir um tempo no sol, é preciso manter os cuidados com a pele para que ela continue saudável. Seguindo alguns passos simples você evita que surjam manchas e, de quebra, também faz com que o seu bronzeado seja muito mais duradouro.
Primeiramente, você deve prestar atenção aos sinais da sua pele: caso ela comece a descascar é preciso investir nos cuidados. Quando a pele descama, isso indica que ela foi muito agredida e sofreu algum tipo de queimadura. Assim que você começar a descascar, evite ficar novamente ao sol. Isso porque a descamação expõe as camadas inferiores da pele e as deixa mais suscetíveis a infecções ou novas queimaduras ainda mais profundas. Prefira repousar e deixe sua pele se recuperar completamente antes de voltar para o sol.
O aparecimento de bolhas é outro indício de que a pele sofreu agressões sérias que precisam de atenção especial. Elas costumam aparecer quando a exposição solar foi intensa ou a proteção não foi suficiente. Uma vez que as bolhas se formarem, procure não estourá-las – deixe que isso aconteça naturalmente. Caso ocorram complicações, consulte um dermatologista imediatamente.
Nesse período de recuperação da pele e estabilização do bronzeado, também é importante resistir a duas tentações: coçar a pele e puxar as partes que descamam. A coceira pode acabar causando algum tipo de ferimento em uma pele que já se encontra sensibilizada. Para amenizar a vontade de coçar, aplique hidratante sobre todo o corpo duas vezes ao dia. Se isso não resolver e a coceira continuar intensa, procure um médico para que ele receite alguma loção ou creme específico para essa finalidade. Quanto às pelezinhas que se soltam, a melhor maneira é deixar que elas saiam naturalmente com o passar dos dias. É importante não interferir nesse processo, pois o fato da pele estar aderida é porque as camadas inferiores ainda não se recuperaram completamente. Se for muito difícil resistir, é possível acelerar o processo com a aplicação de hidratantes ou óleos vegetais sobre a pele.
Seguindo esses cuidados depois de se expor ao sol ou se bronzear, você garante que sua pele fique com uma coloração uniforme e livre das incômodas manchas.
Tratamentos para uma pele linda
Para quem sofre com sinais e manchas há mais tempo, uma boa saída é investir em produtos e tratamentos estéticos específicos para amenizar ou eliminar o problema.
Existem alguns nutricosméticos que podem ser tomados um mês antes da exposição solar para ir preparando a pele para receber os raios solares, fortalecendo o organismo e estimulando a produção regular de melanina – que garante um bronzeado bonito e sem manchas.
Além das cápsulas, é possível encontrar em farmácias e lojas de cosméticos uma série de cremes que previnem o envelhecimento e suavizam a aparência das manchas em até 20%. Existem versões desses cremes enriquecidas com compostos especiais que trazem resultados ainda melhores, porém eles são considerados medicamentos e seu uso deve ser ministrado e acompanhado por um médico.

Entre os tratamentos estéticos, os mais procurados são o peeling químico, a luz pulsada e o laser. A grande vantagem é que os avanços da tecnologia já nos permitem fazer esses procedimentos no verão, assim não é mais necessário esperar até a próxima estação para poder cuidar da pele. Trata-se de uma nova geração de lasers e despigmentantes que possibilitam o clareamento de manchas e a renovação celular nos períodos mais quentes do ano.
É importante lembrar que qualquer tratamento dermatológico profundo precisa da recomendação e acompanhamento de um dermatologista. O diagnóstico médico é imprescindível antes do início do uso de qualquer uma dessas técnicas de clareamento de manchas para que seja escolhido o melhor tratamento para cada tipo de lesão e pele. Procedimentos estéticos, como o peeling e a luz pulsada, só devem ser feitos em clínicas certificadas e com profissionais especializados. E é fundamental evitar receitas caseiras que prometem clarear as manchas da pele. Os resultados podem variar de pessoa para pessoa e, inclusive, acabar gerando outras manchas indesejadas. Mais uma vez, converse com um especialista e se certifique de que está fazendo uso de produtos confiáveis produzidos por grandes laboratórios.


Nenhum comentário:

Postar um comentário