quinta-feira, 14 de março de 2013

Beterraba pode ajudar a baixar a pressão arterial


Além desse benefício, o alimento traz muito mais vantagens à saúde como aumentar a imunidade e combater o câncerCrédito: Thinkstock
Você gosta de beterraba? Seja na salada ou em um bom suco, essa raíz de coloração vermelha tem um sabor adocicado e muito agradável ao paladar. Além disso, ela possui diversos nutrientes e fibras que são excelentes para a saúde. Tanto que, em um estudo recente, foi revelado que esse alimento também ajuda no combate ao câncer, no fortalecimento da imunidade e ainda reduz a pressão arterial.
Para aproveitar esses benefícios, os especialistas recomendam que as pessoas consumam a beterraba em forma de suco, sendo suficiente um copo por dia. De acordo com o Daily Mail, a maioria dos benefícios da beterraba deriva dos níveis muito elevados de nitratos que ele contém.
Há algum tempo, os nitratos não eram bem aceitos por causa de seu uso como aditivo alimentar. No entanto, os estudos recentes demonstraram que os nitratos presentes na beterraba ajudam a baixar a pressão sanguínea. Uma ótima notícia para os hipertensos.
Leia também:
Um estudo de 2010 realizado pela Queen Mary University, em Londres, já havia revelado que beber apenas um copo de 250ml de suco de beterraba por dia reduzia drasticamente a pressão arterial por várias horas. Agora, o estudo mais recente realizado pelo Baker Heart and Diabetes Institute em Melbourne, na Austrália, mostrou que um copo de 500 ml de suco conduziu a uma diminuição significativa da pressão arterial ao fim de seis horas.
Crédito: Thinkstock
Isso acontece porque as bactérias na boca e no intestino convertem os nitratos para o gás de óxido nítrico, que relaxa e dilata os vasos sanguíneos, permitindo que o sangue circule mais livremente. Além desse benefício, outra pesquisa realizada pela Universidade de Exeter, na Inglaterra, mostrou que os nitratos também melhoraram a resistência do corpo.
"Os nitratos trabalham em sinergia com outros antioxidantes contidos na beterraba para reduzir o oxigênio necessário por músculos. Isto permite que eles funcionem de forma mais eficiente, retardando a fadiga", diz Stephen Bailey, que trabalhou no estudo.
As pesquisas também revelaram que uma porção (de duas a três beterrabas pequenas) pode conter até 75% da dose diária recomendada de ácido fólico, que é excelente para as gestantes, pois previne as más formações do feto.
Além disso, o alimento possui o pigmento betacianina, que é um poderoso antioxidante que tem demonstrado propriedades anticancerígenas e pode bloquear o crescimento de tumores.


Fonte: TodaEla

Nenhum comentário:

Postar um comentário