quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Diabetes: o que é, sintomas e causas.

O diabetes se caracteriza pela deficiência de produção e/ou de ação da insulina. O diabetes tipo 1 é resultante da destruição autoimune das células produtoras de insulina. O diagnóstico desse tipo de diabetes acontece, em geral, durante a infância e a adolescência, mas pode também ocorrer em outras faixas etárias.

Já no diabetes tipo 2, o pâncreas produz insulina, mas há uma resistência a sua ação em vários tecidos, dentre eles células musculares e adiposas. Esse tipo de diabetes é mais comum em pessoas com mais de 40 anos, acima do peso, sedentárias, sem hábitos saudáveis de alimentação, mas também pode ocorrer em jovens.

É cada vez mais frequente a ocorrência de diabetes tipo 2 em jovens, condição associada ao aumento expressivo da obesidade nessa faixa etária.

O diagnóstico do diabetes em alguns indivíduos pode ser acompanhado de algum sintomas, tais como: emagrecimento, polidipsia (sede excessiva), poliúria (aumento da quantidade de urina). Entretanto, uma parte da população pode ter diabetes e não manifestar sintomas e quando descobrir a doença já pode ter associação com algumas complicações.
O diabetes está associado com uma série de complicações, dentre as quais: doenças cardiovasculares, colesterol alto, alterações na visão, podendo levar a cegueira, alterações na função renal, perda de sensibilidade em membros.

Se diagnosticado e tratado adequadamente, o indivíduo tem uma vida normal e baixo índice de complicações crônicas.

O tratamento pode ser realizado através de medicações orais ou insulina, a depender de cada caso.

Extremamente importante também é o controle alimentar e prática regular de atividade física.

Se você tem dúvidas a respeito desse assunto, envie sua pergunta ou agende uma consulta com endocrinologista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário