quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Fotoproteção - Cuidados essenciais para sua pele.

Todas as peles sofrem os efeitos da exposição solar excessiva, por isso a fotoproteção é fundamental e deve começar desde cedo. Com o tempo, esse cuidado acaba se tornando um habito simples, corriqueiro.

A incidência de câncer de pele tem aumentado nas ultimas décadas. Nossa missão como dermatologista é conscientizar, chamar a atenção da população e fazer com que esse cuidado com a pele comece desde a infância. Os danos induzidos pela radiação solar são cumulativos, então o objetivo é a PREVENÇÃO! O cuidado com as crianças deve ser redobrado.  A maior parte de toda a radiação acumulada ocorre na infância. E é importante salientar que as queimaduras solares esporádicas (relacionadas ao lazer, pp nas férias) aumentam  o risco de câncer de pele melanoma . O Melanoma é o tipo mais agressivo e letal dos cânceres de pele e ocorre em pacientes adultos jovens.

Proteger-se é importante para:

- Evitar as queimaduras solares;
- Prevenir câncer de pele;
- Retardar o fotoenvelhecimento (rugas, flacidez, manchas na pele).


Como evitar sol excessivo:

- Evitar exposição solar das 9-16hs (pico incidência da radiação ultravioleta B);
- Uso de medidas de barreira: óculos de sol, chapéus, roupas e sombra;
- Uso de filtros solares.


Os filtros solares devem ter ampla proteção UVA e UVB.  Existem três tipos de radiação ultravioleta: UVA, UVB e UVC (este ultimo não chega ate nós  devido a proteção da camada de ozônio).

O FPS: indica quantas vezes a mais estamos protegidos contra os raios UV (com produto x sem produto). Essa medida é feita pela resposta da pele aos raios UVB, que é o eritema        (vermelhidão). Portanto o FPS mede principalmente a proteção aos raios UVB.

O PPD é a medida usada para os raios UVA. Para uma boa proteção UVA, o PPD deve ser 1/3 do valor do FPS (ex: FPS 30/ PPD 10).

A quantidade de protetor que se aplica também é importante (2mg/cm2, isso corresponde a 40g no corpo todo). Na pratica, a população usa uma quantidade de protetor muito inferior ao utilizado no teste laboratorial de FPS, isso leva a uma redução de 20 a 50% da proteção indicada no rotulo. Por isso a recomendação é usar pelo menos um FPS acima ou igual a 30!

Como escolher um filtro solar ideal:

- Ampla proteção UVA e UVB;
- FPS acima ou igual a 30 e PPD 1/3 do FPS;
- Cosmética adequada para cada tipo de pele (creme, loção, gel creme, gel...).


Para saber mais sobre fotoproteçao e como escolher o filtro solar ideal, procure seu dermatologista!

Nenhum comentário:

Postar um comentário