terça-feira, 27 de maio de 2014

Diabete e saúde oral

Tome consciência

Vários tipos de condições patológicas contribuem para a má cicatrização dos tecidos orais. Mas as pessoas com diabete sempre devem tomar consciência de que estão em situação de risco de má cicatrização para qualquer tipo de problema dental.

Análise de diabete

A diabete é um dos transtornos endócrinos mais comuns. As pessoas com diabete apresentam maior risco de infecções e a quase sempre sofrem de boca seca, o qual pode promover as cáries e a gengivite. Dado que as pessoas com diabete também têm tendência a uma má cicatrização dos tecidos orais, pode ser mais difícil tratar uma eventual gengivite. Por esta razão é muito importante seguir uma rotina regular de cuidado oral. Se você tem dentes ou gengivas sensíveis, escolha uma escova de dente com cerdas moles e um fio dental suave, para minimizar as dores.

Informe seu odontologista

Se você tem diabete, assegure-se de informar o seu odontologista, que poderá requerer os resultados de uma análise de sangre para determinar o controle da condição patológica. Com uma concentração de hemoglobina A1C inferior a 7% se considera diabete bem controlada, enquanto que as concentrações de 8% ou superiores indicam um controle inadequado. A maior parte das pessoas com diabete não precisam de nenhum cuidado dental especial, mas é conveniente solicitar uma consulta entre seu médico e seu odontologista, para assegurar que você não precisa de recomendações especiais.

Controle com o seu odontologista

Além disso, se fez ortodontia e tem diabete, assegure-se de controlar com o odontologista de imediato se algum dos arames ou brackets está danificado para que possa ser consertado antes de formar lesões.
Fonte:Oral B

Nenhum comentário:

Postar um comentário