segunda-feira, 19 de maio de 2014

Você faz diálise? Conselhos para as consultas dentais

Se você ou qualquer pessoa que você conhece tem uma doença renal, não descuide sua saúde dental. As doenças renais se associam com muitas complicações da saúde dental, inclusive aumento do risco de doença periodontal, perda de dentes e inflamação das glândulas salivais. Portanto, é importante manter uma rotina constante de saúde oral, que inclua consultas regulares ao dentista.
Além disso, as doenças renais podem causar mau hálito crônico, dado que os rins doentes não podem eliminar a uréia do sangue e se degrada para formar amônia, que produz um odor desagradável.
As pessoas com doenças renais devem programar as consultas ao dentista nos dias imediatamente posteriores aos dias de diálise. Além disso, devem seguir os seguintes passos em cada consulta dental:
  • Redigir uma lista de medicamentos.Assegurar-se de que o dentista tenha uma lista dos medicamentos que você toma.
  • Medicar com antecipação.A maioria dos médicos recomenda aos pacientes com doença renal que tomem antibióticos antes de se submeterem a tratamentos dentais, dado que eles apresentam maior risco de infecções devido à presença da derivação usada para a diálise. A derivação é um tubo encostado cirurgicamente em um vaso sangüíneo em um braço ou uma perna de uma pessoa com doença renal, para que ela esteja conectada à máquina de diálise durante o processo de diálise.
  • Colocar adequadamente o aparelho para medir a pressão arterial. Diga ao seu dentista ou a qualquer pessoa que meça a sua pressão, onde a derivação está colocada e assegure-se de que coloque o aparelho para medir a pressão arterial em um braço ou uma perna que não tenha a derivação.

Fonte:Oral B

Nenhum comentário:

Postar um comentário