terça-feira, 28 de outubro de 2014

Babosa: conheça seus inúmeros benefícios à saúde e à beleza da mulher

Ela está presente em fórmulas de xampus, condicionadores, loções, hidratantes corporais e pode ser usada ainda em receitas caseiras.
Provavelmente você já ouviu falar, algum dia, sobre babosa (também conhecida como Aloe vera). Ela está presente em fórmulas de xampus, condicionadores, loções pós-sol, hidratantes etc. Porém, a verdade é que a maioria das pessoas não sabe a forma correta de usar a babosa e nem quais benefícios ela, de fato, oferece. Abaixo você tira todas as suas dúvidas sobre o assunto:

O que é babosa e quais são seus benefícios?
A babosa é uma planta medicinal, também conhecida como Aloe vera, que cresce espontaneamente na região nordeste do Brasil e pode chegar a 1 metro de altura. “Ela é cultivada para fins medicinais, cosméticos e ornamentais”, destaca a profissional.
A hairstylist Ana Paula Nesi, do Studio de Beleza Sonia Nesi, comenta que a babosa é conhecida como “a planta da beleza”, pois é muito completa: “possui dezoito aminoácidos essenciais à formação da proteína. Além disso, é rica em vitamina A, C, E, B1, B2, B3, B6, B12 e B13. Possui propriedades hidratantes, com ação regeneradora, desintoxicante e revigorante”, diz.
As propriedades cicatrizantes e antimicrobianas da babosa. “Ela é muito conhecida por seus benefícios estéticos. O gel encontrado na parte interna das folhas tem poder acelerador e regenerativo das células da pele. Por isso, a planta é muito utilizada em cremes, loções e pomadas, já que seus ativos potencializam a hidratação e a cicatrização, atuando contra o envelhecimento precoce da pele”, explica.
Os nutrientes presentes no gel da babosa têm grande valor nutricional e, em sua composição, apresentam: manganês, magnésio, cálcio, ferro, zinco, selênio, vitaminas (complexo B, C e E) – com propriedades antioxidantes.




Abaixo você conhece ainda usos surpreendentes da Aloe vera e mais bons motivos para adorá-la:
1. Tratamento de queimaduras leves e queimaduras solares: como o gel tem efeito refrescante, hidratante e cicatrizante, você só precisa abrir uma folha e esfregar o interior sobre sua pele para encontrar alívio imediato. É realmente uma ótima loção pós-sol!
2. Alívio nas picadas de insetos: os efeitos anti-inflamatórios e refrescantes da babosa ajudam e muito a aliviar a coceira de picadas de insetos.
3. Massagem relaxante: presenteie-se com uma massagem corporal relaxante. Basta passar a parte interna da folha de babosa sobre o corpo antes do banho.
4. Esfoliação para os pés: misture meia xícara de farinha de aveia, meia xícara de farinha de milho, quatro colheres de sopa de gel de Aloe vera e meia xícara de loção corporal sem cheiro. Massageie seus pés com a mistura e depois enxague.
5. Alívio para bolhas: passe um pouco do gel de babosa sobre bolhas que se formam, por exemplo, nos pés, para um alívio e uma cicatrização mais rápidos.
6. Hidratação da pele: o gel da babosa pode ser uma excelente opção de hidratante natural para quem tem a pele seca.
7. Prevenção de cicatrizes e estrias: basta utilizar o gel de babosa em áreas do corpo mais propensas a isso, como pernas, barriga, glúteos.
8. Tratamento de verrugas: em alguns casos, aplicar gel de babosa pode ajudar a diminuir uma verruga.
9. Ajuda no crescimento dos cabelos: basta massagear o gel de babosa no couro cabeludo, deixando-o agir por 30 minutos e, depois, enxaguar.
10. Remoção de maquiagem: aplique um pouco do gel no rosto, tomando cuidado com os olhos e depois enxague.
11. Alívio nos sintomas da asma: ferva um pouco de água com o gel da babosa em uma panela e respire o vapor para aliviar os sintomas da asma.
Gostou das dicas? Agora você já conhece os inúmeros benefícios que a babosa pode oferecer. Mas lembre-se: se optar por consumi-la, o suco de Aloe vera deve ser adquirido em lojas especializadas e fabricantes confiáveis. Receitas caseiras neste sentido são totalmente contraindicadas já que a casca externa da babosa contém substâncias tóxicas.

Por:http://www.dicasdemulher.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário