terça-feira, 13 de novembro de 2012

Cárie Dental



Já ouviu falar de cáries no consultório do dentista e provavelmente também já teve uma ou duas cáries ao longo da sua vida. Mas sabe realmente do que se trata?

Desenvolvimento das cáries: a placa dentária e as cáries
A cárie é uma lesão cavitada que se forma no interior de um dente. A placa é uma película aderente e transparente, constituída por bactérias que se forma constantemente sobre os dentes. É uma das principais causas das cáries dentárias. É por querermos eliminar a placa dentária que escovamos os dentes e utilizamos o fio dentário todos os dias. Porque as bactérias contidas na placa reagem em presença dos açúcares dos alimentos que consumimos, produzindo os ácidos que atacam e desmineralizam o esmalte dentário, o revestimento protetor duro dos nossos dentes. A erosão do esmalte deixa os dentes vulneráveis, permitindo que as cáries se desenvolvam mais facilmente.

Existem três locais diferentes na boca onde os dentes podem sofrer de lesões cavitadas ou de cáries:

1.     Nas superfícies oclusais dos dentes. Esta situação ocorre quando a placa se incrusta nas fissuras e sulcos dos dentes. Trata-se de um problema muito comum nas crianças, já que as crianças escovam muitas vezes mal os dentes nestas superfícies.
2.     Entre os dentes. Esta situação ocorre quando a placa se acumula sobre as superfícies de difícil acesso. Estas áreas não podem ser limpas unicamente com uma escova de dentes e podem ficar vulneráveis à cárie dentária se não utilizar um fio dentário entre os dentes com regularidade.
3.     Nas superfícies radiculares dos dentes. Trata-se de uma situação que ocorre frequentemente se sofrer de uma retração gengival ou de perda de osso, infecções muitas vezes associadas à gengivite ou à periodontite. As cáries desenvolvem-se, com frequência, nesses locais à medida que envelhecendo e as gengivas sofrem retrações. Se se deixar a placa acumular livremente sobre as raízes expostas dos dentes, pode desenvolver-se rapidamente uma cárie, porque as raízes não estão protegidas pelo esmalte duro que reveste os dentes.

Como pode impedir o desenvolvimento de uma cárie?
Felizmente, existem muitos meios ao seu dispor para prevenir a formação de uma cárie. Experimente esta rotina de higiene oral recomendada pelos dentistas:
  • Escove os dentes duas vezes por dia
  • Utilize uma pasta de dentes ou colutório que contenha flúor, um agente que fortalece os dentes e contribui para a prevenção das cáries
  • Limpe os espaços interdentários todos os dias com um fio dentário para eliminar a placa nas zonas onde a sua escova de dentes não consegue chegar
  • Siga um regime alimentar saudável e evite os alimentos e bebidas açucaradas
  • Marque consultas regulares no dentista, aproximadamente de seis em seis meses, para uma limpeza e um exame de rotina
  • Não se esqueça de substituir a sua escova de dentes de três em três meses ou quando ela estiver gasta, porque quanto mais novos forem os filamentos, mais placa dentária poderá ser eliminada
Com que frequência deve examinar os dentes para saber se tem cáries?
Deverá marcar consulta no dentista duas vezes por ano para fazer exames de rotina. Embora as consultas de rotina possam variar, o seu dentista irá certamente examinar os seus dentes e gengivas a fim de detectar eventuais problemas visíveis, incluindo o desenvolvimento de alguma cárie. O seu dentista poderá igualmente tirar radiografias aos seus dentes, para se assegurar que não existe ainda nenhum problema visível a olho nu. O dentista poderá efetuar uma destartarização aos seus dentes para eliminar a placa endurecida, por cima e por baixo da linha das gengivas e ainda para polir os dentes, de forma a eliminar a placa e as manchas superficiais dos dentes. E não se esqueça que o seu dentista também lhe pode dar instruções especializadas sobre a escovagem e a utilização do fio dentário.
 Fonte: Oral B

Nenhum comentário:

Postar um comentário