sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Combata a gordura localizada consumindo os alimentos certos

Incorpore frutas, verduras e cereais à sua dieta e combata os pneuzinhos de maneira eficaz

Os dias mais quentes costumam ser uma preocupação para quem deseja estar em dia com a saúde e a boa forma para poder aproveitar melhor o verão.
Nessa luta com a balança e o espelho, existem vários incômodos apontados pelas mulheres. As celulites, as estrias e as gordurinhas localizadas costumam liderar a lista de reclamações do público feminino. Porém, além de recorrer a tratamentos estéticos e exercícios físicos, você também pode incluir uma série de alimentos saudáveis para conquistar uma dieta balanceada e ainda combater os pneuzinhos.
São opções de frutas, verduras, cereais e laticínios que auxiliam no metabolismo do organismo e contribuem grandemente para que tudo funcione de maneira equilibrada.
A causa do problema
Antes de combater o problema, é fundamental conhecer a sua causa, quais são os fatores que desencadeiam e contribuem para o acúmulo de gorduras em determinadas regiões do corpo.
Os excessos na alimentação são uma das principais causas. Ingerir alimentos quando não se tem fome faz com que as pessoas acabem comendo mais do que o necessário e, assim, passem a reter gorduras. Outro motivo é o aumento do consumo de gorduras ruins, como a saturada, trans ou até mesmo a hidrogenada. Por isso, fique de olho na composição dos alimentos que você consome regularmente.
Além da alimentação, existem fatores genéticos que podem favorecer o aparecimento de pneuzinhos. O biotipo de cada pessoa contribui para que as gordurinhas se acumulem em alguns lugares. As mulheres com o chamado corpo “pera” têm tendência a apresentar acúmulos na região do quadril, enquanto as mulheres “maçã” somam medidas na cintura, que também pode ter algumas gordurinhas a mais.
O avanço da idade, as alterações hormonais e um estilo de vida sedentário também estão entre os fatores de risco que contribuírem grandemente para o surgimento das gorduras localizadas.
O segredo está nas fibras
É preciso ter uma alimentação equilibrada para que o organismo funcione de maneira adequada. Entre todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo, elegemos as fibras como as principais aliadas no combate às gordurinhas.
Além de seguir uma dieta rica em vitaminas, minerais, antioxidantes e gorduras boas, fundamental ingerir fibras, as fibras presentes em determinados alimentos ajudam na digestão e melhoram o trânsito intestinal. Então, uma vez que o aparelho digestivo está funcionando perfeitamente, o organismo é capaz de eliminar toxinas e, assim, permitir que o corpo todo trabalhe em equilíbrio.
Contudo, é preciso lembrar que apenas uma alimentação saudável não fará milagres pelo seu corpo. Quem deseja perder peso e eliminar as gordurinhas precisa investir em uma rotina regular de exercícios físicos. Ao combinar uma alimentação balanceada com a prática de exercícios, você estimula todo o seu organismo, potencializa as funções metabólicas e fortalece o sistema cardiovascular, proporcionando saúde para o seu corpo todo.
Os aliados no combate às gordurinhas
Agora que você sabe o que faz com que aquele pneuzinho indesejado apareça e também sabe que uma alimentação correta pode contribuir muito para o seu corpo, basta ter essa listinha em mãos na próxima vez que for ao supermercado.
Abacate
A fruta contém gordura monoinsaturada, que é um tipo de gordura boa para o organismo, pois ajuda a aumentar o HDL, ou seja, o colesterol bom. A especialista indica o consumo diário de uma porção de 60 gramas.
Abacaxi
A fruta é uma ótima fonte de vitamina C e fibras. No entanto, a presença de uma enzima chamada bromelina, que ajuda a fazer a quebra das proteínas e, assim, contribui para uma boa digestão.
Açaí
Alimento riquíssimo em flavonoides, o açaí também apresenta potássio e proteínas. É uma fruta altamente nutritiva, mas também é calórica, recomenda-se o consumo com moderação.
Aveia
Os benefícios da aveia vêm de um composto chamado beta glucana. a substância ajuda no controle da glicemia, age na redução do colesterol total e ainda melhora o funcionamento do intestino, contribuindo para a eliminação das gordurinhas indesejadas.
Azeite de oliva
30% da alimentação humana deve ser composta de gorduras. Desses, 10% devem ser poliinsaturadas, grupo do qual o azeite de oliva faz parte. A versão extravirgem do alimento melhora os níveis de colesterol geral, LDL (ruim) e HDL (bom).
Brócolis
Além de ser rico em ferro e cálcio e ajudar grandemente na prevenção de anemias, o produto por ser uma excelente fonte de fibras e contribuir para o funcionamento intestinal.
Chá verde
Existem estudos que comprovam a eficácia da ingestão do chá verde e sua relação com a melhora dos níveis de colesterol total e colesterol ruim. Ainda, notou-se a ação da bebida na redução da circunferência abdominal.
Chia
As pequenas sementes integrais originárias do México são uma excelente fonte de ômega-3 e ômega-6, substâncias muito eficazes na redução das triglicérides, um dos grandes responsáveis pelo acúmulo de gorduras. Também possuem magnésio, potássio, ferro e fibras, as sementinhas aumentam de volume no estômago e provocam a sensação de saciedade, o que contribui para que você não coma mais do que o necessário.
Chocolate
A guloseima possui propriedades antioxidantes graças aos flavonoides provenientes do cacau, contribuindo para a prevenção de doenças cardiovasculares. O doce ainda aumenta a taxa de serotonina, trazendo uma sensação de bem estar. No entanto, para aproveitar todos esses benefícios, é preciso consumir versões amargas ou meio amargas que contenham de 70% a 85% de cacau. Já as versões brancas e ao leite apresentam altas quantidades de gorduras saturadas, que aumentam o colesterol e também pesam mais na balança.
Frutas vermelhas
Além de serem fonte de vitaminas, framboesas, morangos, amoras e cerejas são frutas ricas em antioxidantes, que aumentam a imunidade e resistência do organismo e também agem na eliminação dos radicais livres.
Iogurte
O benefício dos alimentos probióticos, como o iogurte, está em proporcionar o equilíbrio da flora intestinal. O alimento tem o poder de aumentar a quantidade de bactérias benéficas presentes no organismo e, ao mesmo tempo, eliminar as bactérias nocivas. Assim, eles agem na prevenção do câncer e fortalecem o sistema imunológico. Contudo, é preciso ficar atenta à dica: o consumo dos alimentos probióticos deve estar associado a uma alimentação balanceada para surtir efeito. Com a flora intestinal equilibrada, o seu organismo trabalha melhor e tudo passa a funcionar de maneira equilibrada.
Linhaça
O cereal integral é rico em fibras, proteínas, vitaminas do complexo B, além de ômega-3 e ômega-6. Assim como a chia, ajuda no controle do colesterol e contribui consideravelmente para redução das triglicérides, combatendo o acúmulo de gorduras indesejadas.
Pimenta
Existem estudos científicos que comprovam os benefícios da pimenta para a circulação sanguínea, o que é fundamental para a queima de gorduras. O alimento também é fonte de vitamina A e C, além de conter antioxidantes.
Quando a pimenta entra em contato com a língua, seu gosto forte e picante contribui para o aumento da produção de endorfina, que resulta em uma sensação de bem estar. Para melhores resultados, recomenda-se o consumo de pimenta fresca.
Quinua
Semelhante à aveia e à linhaça, a quinua é rica em gorduras saudáveis e é recomendada principalmente por apresentar uma alta concentração de fibras. A dica é consumir o grão junto com saladas e risotos.
Fonte: http://todaela.uol.com.br/nutricao/combata-a-gordura-localizada-consumindo-os-alimentos-certos


Nenhum comentário:

Postar um comentário