terça-feira, 23 de abril de 2013

Por que batatas fritas e chocolate são tão viciantes?

Cientistas afirmam que algumas pessoas são mais sensíveis às guloseimas.
Crédito: Thinkstock
Você é daquelas pessoas que, por mais que lute contra, não consegue resistir a uma porção de batatas fritas ou a um chocolatinho? Muito além da vontade, isso pode ter um fator científico, segundo foi revelado em uma recente pesquisa divulgada no Daily Mail.
De acordo com os pesquisadores, muitas pessoas são acometidas por uma incapacidade de parar de comer “junk food” (mesmo sem fome e só pelo prazer), que é um distúrbio chamado pelo termo hiperfagia hedônica. Esse fator pode explicar porque pode ser quase impossível resistir a algumas guloseimas, como o chocolate ou um pacotinho de batatas chips.
O pesquisador alemão da Universidade de Erlangen-Nuremberg, Dr Tobias Hoch, explica: "É recreativo comer em excesso atualmente e isso pode ocorrer com quase todas as pessoas pelo menos em algum momento da vida, sendo que, de forma crônica, isso se torna um fator fundamental para a epidemia de sobrepeso e obesidade”.
Dr. Hoch e sua equipe escanearam os cérebros de ratos que comeram batatas fritas, uma mistura em pó de gordura e carboidratos e uma ração comum. Os resultados mostraram que os ratos ficaram muito mais interessados nas batatas fritas, apesar da mistura de gordura e carboidratos conter o mesmo número de calorias. A ração foi o alimento menos popular.
"O efeito de batatas fritas sobre a atividade do cérebro, bem como o comportamento alimentar, só pode ser parcialmente explicado pelo seu teor de gordura e carboidratos," disse o Dr. Hoch.
Os exames de ressonância magnética mostraram que os centros de recompensa e vício nos cérebros dos ratos eram mais ativos quando comiam batatas fritas. A ingestão de alimentos, o sono, atividade e movimento também foram estimulados de forma diferente por esse alimento em comparação com outros.
“Devia haver algo de especial nas batatas fritas que estava despertando o interesse dos ratos”, disse ele. Uma teoria é de que há algum tipo de “gatilho” em lanches e doces que estimulam os centros de recompensa do cérebro.
Os cientistas acreditam que algumas pessoas podem ter diferentes sensibilidades aos sinais de recompensa, o que pode explicar por que alguns indivíduos são mais suscetíveis à tentações do que os outros. “Eventualmente, a medida que o sistema de recompensa do cérebro é ativada, em indivíduos diferentes, pode variar dependendo das preferências de sabor individuais”, disse Dr. Hoch.
Fonte: TodaEla

Nenhum comentário:

Postar um comentário