quinta-feira, 18 de abril de 2013

Você sabia que escovar os dentes previne o enfarte?


Pesquisa realizada pela dentista Adriana Paiva Camargo Saraiva, professora da Universidade do Estado do Pará, revelou uma estreita ligação entre periodontite e aterosclerose. Isso mesmo: dentes mal tratados podem levar a doenças circulatórias, como AVC e enfarte agudo.
A pesquisadora explica que a periodontite é uma infecção da gengiva e osso que envolvem o dente. Devido à proximidade com a corrente sanguínea, as bactérias e suas toxinas podem cair no sangue, provocando um processo inflamatório em artérias de médio e grande calibre. “O processo inflamatório na parede dos vasos causa uma lesão na camada mais interna das artérias, o endotélio. Essa lesão endotelial atrai células inflamatórias e partículas de LDL (a sigla em inglês para lipoproteínas de baixa densidade), que chamamos de  ´mau colesterol´. Esse depósito pode causar uma obstrução”, explica. Segundo a dentista, quem já tem níveis elevados de colesterol pode correr mais risco de formação de aterosclerose como resultado de periodontite; no entanto, nem mesmo as pessoas com níveis normais de LDL estão isentas do risco.
A prevenção é simples: boa escovação com escova de cerdas bem macias e fio dental -  que garante a limpeza de locais da gengiva não alcançados pela escova. Quem não puder fazer a higienização bucal logo depois de comer pode recorrer às gomas de mascar sem açúcar. A pesquisadora ressaltar que a goma de mascar não substitui a escovação. 

Fonte: R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário