terça-feira, 24 de junho de 2014

Causas da língua preta

A língua preta pilosa é uma condição patológica temporária e inócua que frequentemente é causada por um crescimento excessivo de bactérias na boca.
Certos tipos de bactérias se acumulam nas papilas (as pequenas projeções que cobrem a língua) e criam pigmentos dos glóbulos vermelhos do sangue, que conferem cor preta à língua. Se a descamação normal da capa externa das células da língua for inibida, as papilas aparecem mais largas e a língua pode aparecer "pilosa".
Desconhecem-se as causas da língua preta pilosa. Mas algumas investigações sugerem que pode ser causada por uma mudança das bactérias normais na boca, devido ao uso de antibióticos por uma condição patológica, ou pelo uso de produtos que contêm bismuto.
Outras causas possíveis de língua preta pilosa incluem o tabagismo ou o uso de outros produtos de tabaco, o hábito de beber quantidades excessivas de café ou chá, e não seguir uma rotina diária regular de higiene oral.
Ironicamente, o mau hálito não foi associado à língua preta pilosa, mas o uso de certos enxagues bucais pode incrementar o risco. Os enxágues bucais que contêm adstringentes (tais como mentol ou hamamelis), ou agentes oxidantes fortes tais como peróxido, podem incrementar o risco de desenvolver língua preta pilosa, quando usados em excesso. Por sorte, em geral o problema da língua preta pilosa se resolve se você adotar os seguintes passos simples:
  • Escovação. Escove com suavidade a língua com uma escova de dente três vezes por dia como parte de sua rotina diária de cuidado dental. Uma vez resolvido o problema, é uma boa idéia continuar a escovação da língua; você pode prevenir a recorrência da língua preta.
  • Duplo enxágue. Use uma solução diluída de uma parte de peróxido de hidrogênio em cinco partes de água, para enxaguar a boca, logo enxágue outra vez com água somente.
Se a descoloração persistir, consulte com o seu dentista.
Fonte: Oral B

Nenhum comentário:

Postar um comentário