sexta-feira, 20 de junho de 2014

Fortaleça sua rotina durante a gravidez



Mantenha a saúde oral em primeiro lugar em seus pensamentos
Como você já sabe, seu estilo de vida e seus hábitos durante a gravidez podem afetar sua saúde, além da saúde de seu bebê ainda não nascido. Devido a todas as coisas para as que você deve se preparar, a saúde oral pode não ser exatamente primordial em seus pensamentos. Mas a manutenção da saúde dos dentes e das gengivas é necessária, para evitar o risco de desenvolver gengivite na gravidez e estabelecer uma boa saúde oral no longo prazo.
Pospor o cuidado dental durante o primeiro trimestre
O primeiro trimestre da gravidez (as primeiras 13 semanas) é o momento de desenvolvimento da maior parte dos principais órgãos do bebê. Se você consulta com o seu dentista durante o primeiro trimestre, informe que está grávida e receba somente um controle e uma limpeza de rotina. Se for possível, posponha qualquer trabalho dental importante até depois do primeiro trimestre. No entanto, se você tiver uma emergência dental, não espere! As infecções da boca podem ser nocivas para você e o bebê. Consulte o seu dentista imediatamente, e assegure-se de que todos os profissionais dentistas que a examinem saibam que você está grávida.
Conheça o maior risco de gengivite
Durante a gravidez, 50 a 70 por cento de todas as mulheres experimentam uma condição denominada gengivite da gravidez. Por isso, é vital prestar mais atenção à rotina de escovação diária e uso de fio dental, para manter a placa sob controle. Aqui se indica como:
  • Use uma escova de dente elétrica recarrregável. Muitas eliminam mais placa que a escova de dente manual, e ao investir em uma delas, você pode começar a dar os passos para reduzir a quantidade de placa na boca e ajudar a prevenir e reverter a gengivite.
  •  Escove os dentes com um creme dental anti-gengivite. Assegure-se de ler cuidadosamente o rótulo, para assegurar que o creme dental contenha ingredientes que combatam a gengivite.
  •  Use fio dental com regularidade. Inclusive se a gengivite faz que suas gengivas se inchem e sangrem, você deve continuar o uso de fio dental. Com o uso diário de fio dental, você pode eliminar mais placa que com a escovação somente e ajudar a reduzir o risco de desenvolver gengivite da gravidez.
  • Enxágue com enxágue bucal anti-gengivite. O enxágue com um enxágue bucal antigengivite sem álcool é o passo final para eliminar os germes e melhorar a higiene oral durante a gravidez.
Ingira 1200 mg diários de cálcio
Os dentes contêm minerais similares ao osso, e o cálcio que você ingere ajuda o desenvolvimento dos ossos do bebê. A quantidade correta de cálcio ajudará a manter os ossos fortes e o desenvolvimento de dentes e ossos fortes no bebê.
Conheça os medicamentos que toma
Alguns antibióticos e medicamentos analgésicos podem ser tomados durante a gravidez e inclusive podem ser necessários. No entanto, um grupo de antibióticos, as tetraciclinas e antibióticos relacionados, podem causar hipoplasia (desenvolvimento insuficiente) do esmalte dental, e/ou descoloração dos dentes permanentes nas crianças. Assegure-se de informar ao seu médico que você está grávida, se ele lhe indicar este medicamento.
Esteja preparada para o mal-estar matinal
O mal-estar matinal consiste em náuseas e vômitos que costumam ocorrer durante a gravidez. Pode ocorrer em qualquer momento do dia. Se você sofre de mal-estar matinal, é conveniente que tenha sua própria bolsa de viagem de emergência. Em uma bolsa pequena e resistente, guarde o seguinte:
  • Sacolas de plástico opacas, sem buracos (as sacolas de plástico de armazém são uma boa opção)
  • Toalhas úmidas, lenços ou papel tissue para limpar a cara e a boca
  • Uma garrafa pequena de água para enxaguar os dentes e a boca
  • Um enxágue bucal, um creme dental e uma escova de dente de tamanho viagem, para eliminar por escovação os ácidos estomacais
  • Aerossol para o hálito ou hortelãs
Saiba manejar as mudanças na boca
Durante a gravidez, você pode experimentar sintomas de disgeusia (mudança nas papilas gustativas ou sabor desagradável na boca) ou ptialismo (muita saliva).
Para ajudar a superar o sabor desagradável na boca:
  • Escove os dentes com freqüência, e faça bochechos com uma mistura de bicarbonato de sódio e água (1/4 de colherinha de bicarbonato de sódio em uma xícara de água) para ajudar a neutralizar os níveis de pH
  • Acrescente limão à água, beba limonada ou chupe gotas cítricas
  • Use talheres e utensílios de plástico, para reduzir o sabor metálico
Para superar o incremento de saliva, beba abundante líquido, a fim de incrementar a deglutição. Chupar guloseimas também pode oferecer alívio.
Pergunte a um profissional antes de usar fluoreto
Embora muitas vitaminas pré-natais contenham fluoreto, ainda é incerto o valor do fluoreto, e sua recomendação em mulheres grávidas, e nem todos estão de acordo a esse respeito. Assegure-se de consultar com o seu médico se esse tema desperta sua curiosidade.

Fonte: Oral B


Nenhum comentário:

Postar um comentário