quinta-feira, 20 de agosto de 2015

A importância da saúde bucal

É comprovado que todos os sistemas e órgãos do corpo podem ser afetados apenas pela área oral. Por isso, a manutenção da saúde bucal é essencial para a saúde geral de um organismo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma boca saudável é aquela que apresenta ausência de dor orofacial crônica, cânceres de boca ou garganta, feridas, defeitos congênitos, cáries, perda de dentes e outras doenças ou distúrbios na cavidade oral.
As cáries são um exemplo simples de como a saúde bucal pode afetar o restante do corpo. Uma cárie não tratada pode causar perda de dentes, dificuldade na mastigação, fala e comprometimento estético. Além disso, uma pessoa que não mastiga corretamente não digere e absorve os nutrientes da maneira como deveria. Também podem acontecer problemas graves, como bactérias atingirem a corrente sanguínea, causando sérias infecções.
Para garantir que a boca esteja sempre saudável, é essencial manter uma boa higiene bucal. Isso significa deixar os dentes sempre livres de resíduos alimentares, mau hálito e sangramentos. A prevenção é o melhor método para cuidar da higiene, além de ser a maneira mais econômica e menos dolorida de ficar longe de problemas graves de saúde.
Existem medidas muito simples que todas as pessoas devem tomar para diminuir significativamente o risco de desenvolver doenças bucais. E são exatamente aquelas que todo mundo conhece:
– Escovar bem os dentes e usar fio dental diariamente;
– Ingerir alimentos balanceados;
– Evitar comer muito entre as refeições principais e não esquecer da higienização bucal nesses casos;
– Trocar a escova de dentes regularmente e não compartilhá-la com outras pessoas; e
– Fazer visitas regulares ao dentista, preferencialmente a cada seis meses, caso não haja nenhum problema aparente, de modo a prevenir problemas odontológicos e identificá-los em fase inicial.

fonte: OralB

Nenhum comentário:

Postar um comentário