quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Dormir pouco faz você comer mais


Pesquisadores comprovaram também que não ter uma boa noite de sono compromete a queima de calorias.


A influência da qualidade do sono para o ganho de peso não é mais novidade. Recentemente, o TodaEla divulgou uma pesquisa que comprovou que dormir bem, durante oito horas, ajuda a emagrecer. E essa informação foi confirmada novamente por um estudo feito pelas universidades alemãs de Tübigen e Lübeck, que foi divulgado na última semana no encontro anual da Sociedade para Estudo de Comportamento Digestivo (SSIB), na Suíça.
Após a análise do comportamento de homens saudáveis, os pesquisadores descobriram que uma noite mal dormida faz com que você sinta mais fome no dia seguinte, além de comprometer também o gasto calórico. Isso porque a tendência é que você se movimente menos quando está cansado.
O impacto da falta de sono de qualidade foi avaliado graças à participação de 14 homens saudáveis, com peso normal. Foram duas etapas de avaliação: na primeira, o grupo dormiu por oito horas, enquanto na outra eles ficaram acordados durante todo o dia. Nesses dois casos, os voluntários deveriam informar o que comeram, fazer exames de sangue e se submeter ao uso do acelerômetro, aparelho capaz de medir a intensidade da malhação. Assim, foi possível medir quanto cada indivíduo consumiu e gastou de energia ao longo do dia.
Com essas informações, os pesquisadores descobriram que os participantes sentiram mais fome do que o normal. Isso foi relatado pelos voluntários e confirmado pelos exames de sangue, que revelaram que, nos dias de cansaço, os níveis de grelina (hormônio responsável pela sensação de fome) ficaram mais altos, favorecendo o consumo de um número maior de calorias.
Além de comerem mais, os homens também se movimentaram menos nesses dias, gastando menos energia. Assim, o cansaço gera uma combinação perigosa que favorece o ganho de peso.
Para os especialistas, as descobertas podem se tornar aliadas ao combate da obesidade e da diabetes no futuro. A expectativa é que em vez de recorrer somente a medicamentos, será possível receitar a esses pacientes uma boa noite de sono para auxiliar no tratamento.



Nenhum comentário:

Postar um comentário